Blog Entenda como inbound marketing pode ajudar o seu negócio

Entenda como inbound marketing pode ajudar o seu negócio

Na imagem está escrito Inbound Marketing

O inbound marketing representa um conjunto de estratégias baseado na criação de conteúdo para um público específico. O seu objetivo central é estabelecer uma comunicação direta com os clientes de uma determinada empresa, de modo que um relacionamento duradouro seja criado. 


Logo, é possível afirmar que os consumidores vêm até a empresa porque se atraem pelas mensagens compartilhadas nos seus conteúdos. Então, uma vez que isso acontece, se torna mais fácil fazer com que eles prestem atenção nos produtos e serviços vendidos, se tornando clientes e até mesmo promovendo a marca. 


Desse modo, o inbound marketing também se tornou conhecido como marketing de atração. A prática acontece há bastante tempo, ainda que de forma inconsciente, visto que estabelecer conexão com o público por meio de conteúdos relevantes é algo recorrente nas estratégias de empresas. 


Portanto, trata-se de algo que possui o potencial de ajudar os negócios, independente do mercado, a aumentar as suas receitas. Veja mais sobre isso a seguir.


Os benefícios do inbound marketing para as empresas


Independente do porte do negócio, o inbound marketing apresenta vantagens em relação às formas tradicionais. Isso acontece especialmente por causa da conexão gerada com o público alvo, fator que contribui para mais compartilhamentos e engajamento nas redes sociais. 


A consequência disso é maior visibilidade para a empresa, visto que os clientes fidelizados também se tornam porta-vozes da marca, atestando a qualidade do serviço para outras pessoas que talvez ainda não tenham usado.


Graças ao alcance de um público mais amplo, as estratégias contribuem para que o consumidor realmente esteja em contato com a mensagem que a marca deseja transmitir. 


Logo em vez de somente atrair tráfego para páginas de vendas e redes sociais, o inbound marketing contribui para captar a atenção, aumentando as possibilidades de compras. 


Para que estes objetivos sejam efetivados, é preciso produzir um conteúdo que seja segmentado. Ou seja, a empresa precisa ter conhecimento do público que deseja para conseguir se comunicar com ele de forma eficiente. Quando isso acontece, a quantidade de leads aumenta consideravelmente. 


Diante disso, vale mencionar que o nome marketing de atração não foi escolhido ao acaso. Como o conteúdo oferecido é direcionado para pessoas específicas, é mais fácil estabelecer uma relação de confiança e fazer os potenciais clientes ficarem dispostos a escutar as dicas da empresa. 


Assim, é válido mencionar que as estratégias do inbound marketing são focadas nas necessidades das pessoas. A ideia de colocar o cliente no centro é algo que está bastante em alta no mercado atual e isso começa antes mesmo que as vendas sejam concluídas. 


Atualmente, quando os consumidores desejam se informar sobre um produto eles não questionam os vendedores. Em geral, usam os mecanismos de busca para obter respostas para os seus questionamentos e dão atenção especial ao feedback de pessoas que já tiveram experiências de compra com a marca. 


Logo, isso serve para justificar a importância dada à experiência do consumidor e para demonstrar com ainda mais clareza a importância do inbound marketing neste processo.


Portanto, é possível pontuar que esse tipo de estratégia aumenta o poder de persuasão das empresas. Isso acontece porque os argumentos usados para convencer o público se baseiam em informações sólidas e explicadas com clareza no conteúdo. 


Além disso, o fato de que o relacionamento se constrói de forma gradual também contribui para essa questão. Afinal, a persona sabe exatamente aquilo que precisa e o inbound marketing garante aos negócios tempo suficiente para que eles se mostrem capazes de solucionar esta necessidade. 


Diante disso, o ciclo de vendas se torna mais curto. Este processo pode ser definido como o tempo gasto entre o primeiro contato entre empresa e cliente e a conclusão da venda. Quanto mais tempo se gasta para converter os leads em consumidores, maior o ciclo e o custo de aquisição. 


Portanto, o inbound marketing representa uma diminuição nos gastos da empresa. Além do custo de aquisição, ele é mais barato do que algumas soluções previstas pelas estratégias de marketing tradicionais, como o uso de anúncios. 


E essa redução não vem acompanhada de perda de qualidade, visto que se trata apenas de um investimento mais eficiente e direcionado. Assim, o orçamento que seria dedicado à divulgação da marca pode ser aplicado em táticas que funcionam e para escalar as estratégias de inbound marketing.


Vale pontuar que independente da versão utilizada, o marketing é algo que se orienta pelos resultados obtidos. Por isso, monitora-los em tempo real é algo essencial, mas que pode se tornar difícil nas estratégias mais tradicionais. Logo, o inbound marketing surgiu também para solucionar essa questão. 


O resultado é um ticket médio maior. Isso acontece porque os leads serão mais bem informados e, assim, se sentem confiantes para comprar. Logo, ao passar pelo processo de educação proposto pelo inbound marketing, eles podem ser convertidos com mais facilidade. 


A importância do SEO para uma boa estratégia de inbound marketing 


O SEO faz parte do inbound marketing e pode ser considerado complementar a ele. Assim, o trabalho das equipes responsáveis por esta parte da estratégia da empresa deve ser feita de forma conjunta com os designers e os gestores de mídias sociais. 


Isso garante que todas as técnicas serão otimizadas e realizadas da forma ideal. Afinal, os dados e as tendências de palavras-chaves serão analisados em paralelo com a produção de conteúdo, o que garante a relevância e a possibilidade de estabelecer conexão. 


Além disso, combinando as duas estratégias é possível observar as métricas do marketing digital de forma mais analítica, levando em conta aspectos como a taxa de conversão e a experiência dos usuários. 


Logo, quando o SEO é combinado ao inbound marketing ele se torna uma fonte de dados estratégicos para a produção de conteúdo. Isso aumenta a abrangência do marketing, visto que permite insights mais assertivos sobre o comportamento dos consumidores.


Portanto, combinar as duas técnicas tem como consequência o aumento do engajamento, dos compartilhamentos e uma série de outros benefícios que levam a melhores resultados em termos de Retorno Sobre Investimento (ROI). 


A métrica em questão é usada pelas empresas para determinar os seus ganhos em relação os investimentos feitos nas estratégias de marketing. A fórmula usada é bastante simples e leva em consideração uma subtração dos custos em relação à receita gerada. Posteriormente, o resultado é dividido pelo valor dos custos. 


Assim, é possível determinar com precisão o quanto a empresa ganhou ou perdeu com os seus canais e quais estratégias precisam ser modificadas para evitar prejuízos. Este indicador aponta para os resultados finais das campanhas e mensura os custos relativos às ferramentas e os treinamentos necessários para tal. 


Diante disso, é possível afirmar que ROI é fundamental para a avaliação de metas e resultados, possibilitando que a empresa pense a respeito dos seus próximos passos com base em dados concretos.


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