Entenda como o feedback positivo e negativo pode ajudar o seu negócio
O feedback é considerado a principal ferramenta de medição de desempenho dentro e até fora da empresa. Basicamente, sua principal função é orientar os funcionários e fornecer informações valiosas sobre seu trabalho.
Embora essa seja uma prática comum na empresa, muitos funcionários a vê como o famoso puxão de orelha. No entanto, vale ressaltar que representa uma crítica que pode ser positiva ou negativa, mas sempre construtiva.
Para entender melhor o que é feedback, conhecer seus tipos e como essa ferramenta pode ajudar seu negócio, leia este artigo.
O que é feedback?
Feedback é uma palavra de origem inglesa que significa em tradução livre "retorno sobre um comportamento". Assim, podemos entender o feedback como uma ferramenta de comunicação e gestão que proporciona aos colaboradores um feedback positivo ou negativo sobre o seu desempenho profissional com base na avaliação feita pelos gestores.
Também podemos entendê-lo como uma ferramenta de gestão, pois os dados coletados e as avaliações dos funcionários feitas podem subsidiar a tomada de decisão dos gestores. Afinal, com o feedback positivo ou negativo, é possível determinar o que está dando certo, o que não está e o que deve ser mudado para que a empresa alcance rapidamente os resultados desejados.
Tipos de feedback
Os principais tipos de feedbacks são: positivo e negativo. Entenda melhor cada um a seguir:
Feedback positivo
Esse tipo de feedback é o que a maioria dos funcionários esperam, pois comunica a eles aspectos positivos e importantes sobre seu desempenho profissional, como bom relacionamento interpessoal, capacidade de resolução de situações, proatividade e pensamento rápido.
Ao avaliar bem, ou seja, promover um feedback positivo, o gestor mostra aos colaboradores que observa sua jornada de trabalho e que se preocupa com seu desenvolvimento e, principalmente, que reconhece quando eles estão indo bem. Isso faz com que eles sejam motivados a melhorar seu desempenho cada vez mais.
Feedback negativo
Apesar dos pontos negativos, o feedback ainda é necessário porque mostra aos funcionários onde eles precisam melhorar para aumentar a eficiência e a produtividade de suas atividades e, o mais importante, contribui para alinhá-los com o perfil de profissional desejado pela empresa.
Quando executado corretamente, o feedback negativo pode ensinar um funcionário a ver o que precisa de sua atenção para se tornar um grande profissional.
Por exemplo, muitas vezes não percebemos que o trabalho em equipe é fundamental para atingir os objetivos da empresa rapidamente. No entanto, muitos funcionários preferem trabalhar sozinhos porque sentem que podem ter um bom desempenho.
Em suma, o feedback negativo é importante porque ajuda a garantir um maior alinhamento entre a empresa e seus funcionários, mantendo-os no caminho que precisam para fazer bem o seu trabalho.
Como essa ferramenta pode ajudar seu negócio?
A mentalidade e atitudes dos funcionários que se alinham com os valores e a cultura organizacional podem ser a chave para o sucesso de uma organização. Ao aplicar feedback negativo ou positivo, empresas e funcionários podem desfrutar de vários benefícios.
Veja abaixo os principais benefícios do uso de feedback positivo e negativo.
3>Proporciona clareza para o profissional conduzir seu trabalho
Mesmo que uma empresa tenha um plano de cargos com a descrição clara de cada função, nem sempre os funcionários têm uma boa compreensão de sua atribuição na organização, o que pode afetar seu comportamento e, consequentemente, seu desempenho.
Diante de uma situação como essa, o feedback negativo ou positivo pode fornecer informações mais claras sobre qual caminho o colaborador deve seguir para se tornar um grande profissional.
No entanto, é importante verificar se as motivações de seus funcionários estão alinhadas com seus objetivos de negócios. Caso contrário, cabe ao gestor promover o alinhamento necessário para que os colaboradores sigam o caminho desejado pela empresa.
Promove a melhoria do desempenho da organização
Normalmente, colaboradores quando recebem feedback positivo, tendem a continuar tendo um bom desempenho e até mesmo trabalhando para melhorar ainda mais sua performance profissional.
Já os funcionários que fazem parte do grupo de feedback negativo recebem informações que podem ajudá-los a ver com mais clareza quais pontos necessitam de sua atenção para que melhorem seu desempenho.
Assim, podemos dizer que tanto o feedback positivo quanto negativo ajudam a empresa a promover a melhoria do seu desempenho.
Nesse sentido, é importante ter ciência que pode uma organização contratar um funcionário modelo, mas que este pode apresentar desvio em sua conta profissional e quando isso ocorrer, cabe a ela contornar esse problema e sugerir melhorias através de feedbacks claros.
Aumenta a motivação dos funcionários
Feedbacks negativos ou positivos claros e bem executados também podem ajudar a motivar os funcionários, ajudando sua organização a crescer mais rapidamente.
Porém, como já foi dito, é preciso saber dar feedback para que o colaborador se sinta confiante e seguro sabendo que está sendo bem avaliado. Pode ser útil adotar os seguintes comportamentos ao fornecer feedback:
- Escrever um roteiro do que deve ser dito na hora de fornecer o retorno sobre o desempenho do profissional;
- Quebrar o gelo, se possível, com uma brincadeira saudável para que o profissional se sinta à vontade;
- Ser totalmente sincero e adotar uma comunicação respeitosa e saudável, de maneira a não constranger o colaborador;
- Iniciar o feedback elogiando o colaborador, focando depois nos pontos que devem ser melhorados.
Eleva a produtividade da empresa
Ao compreender sua atuação profissional, os colaboradores podem investir em sua melhoria para garantir o aumento de sua eficiência e produtividade. Como resultado, as empresas podem aumentar sua performance e, assim, atingir seus objetivos rapidamente.
Ao aumentar a produtividade, uma empresa pode investir em sua expansão no mercado, já que é capaz de atender a mais demanda. Isso fará com que ela aumente também seus lucros.
Melhora o clima organizacional
O feedback positivo ou negativo também pode ajudar a melhorar o clima organizacional. Afinal, com essa ferramenta, os colaboradores têm plena consciência do que devem fazer para garantir maior eficiência e produtividade, o que ajuda a construir boas relações no ambiente de trabalho.
Por exemplo, os membros de uma equipe desenvolvem bons relacionamentos, pois todos se esforçam para manter o mesmo nível de eficiência profissional.
Como vimos, o feedback, tanto positivo quanto negativo, é fundamental para o desenvolvimento dos funcionários e da empresa. Contudo, para que ele seja bem conduzido, é preciso levar em conta os comportamentos que destacamos, como ser sincero e adotar uma comunicação respeitosa e construtiva.
Você sabia que a RedaWeb é especialista em Marketing de Conteúdo? Produzimos conteúdos que podem ajudar sua marca não apenas a vender seus produtos ou serviços, mas também a se comunicar de forma eficiente e respeitosa com seus funcionários. Entre em contato conosco para conhecer melhor nosso serviço. Que tal?