Entenda como o Inbound marketing pode otimizar a venda social
Pode-se considerar o inbound marketing uma revolução para alcançar sucesso empresarial, mesmo que ainda existam muitos gestores que desconhecem sua dimensão em gerar clientes e vendas. A estratégia de produzir conteúdos de alta qualidade, capazes de atrair o público-alvo e fazer com que ele se torne um possível cliente tem obtido resultados tão positivos, que a cada ano mais empresas expandem seus investimentos em marketing.
O volume de negócios pode ficar ainda maior quando o inbound marketing se une ao social selling, para obter mais informações sobre as personas, qualificar seus contatos e utilizar com mais vigor as redes sociais. O ambiente mais popular das redes sociais pode ser o que faltava para chegar mais próximo ao seu público, reduzindo ainda mais os esforços das vendas.
O inbound marketing e a venda social
Gastar uma fortuna em publicidade e ter resultados insatisfatórios é algo que nenhuma empresa deseja, mas é muito comum de acontecer. O principal motivo é a falta de planejamento em estratégias de marketing, que possam trazer leads até a marca e fazer com que eles se tornem clientes satisfeitos e ajudem a divulgar o produto.
O marketing tem como base dois tipos de direcionamento, o inbound e o outbound. O outbound marketing é mais conhecido por ser utilizado amplamente pelo marketing tradicional. Há uma grande variedade de estratégias e mídias a serem utilizadas, que levam a informação do produto diretamente ao seu público-alvo. Em geral, é visto como uma invasão, já que muitas vezes os comerciais são impostos e rompem a programação para chamar atenção do espectador, mesmo que ele não esteja interessado.
O outbound marketing possui uma segmentação mais ampla e técnicas de mensuração pouco precisas. Em geral, o investimento é muito alto, já que as mídias costumam atender uma grande quantidade de pessoas, sem com isso ter um retorno qualitativamente tão amplo.
Já o inbound marketing tem um foco estratégico oposto. Ele cria um ambiente interessante e favorável, para que o público tenha a iniciativa de chegar até ele e possa aumentar sua participação de acordo com o grau de satisfação com o que vem recebendo. A técnica produz conteúdos, criados após pesquisa sobre o público-alvo, a criação de persona e a identificação de suas características, hobbies, interesses e necessidades, para que se sintam interessados com o tema abordado.
Os procedimentos parecem simples, mas requerem um trabalho minucioso de planejamento e produção, capazes de gerar conteúdos que realmente sejam de qualidade. Isso significa criar artigos ou outros produtos de conteúdo que possam oferecer informação ao usuário e ajudá-lo a encontrar soluções para suas questões. Não podem ser criados plágios, só material original, com fontes seguras e que garantam a veracidade do que está sendo oferecido. Só assim o usuário poderá confiar na marca e ela poderá se tornar referência no mercado, sendo indicada para quem deseja aquele tipo de informação.
Os conteúdos de inbound marketing não se restringem apenas em artigos, embora eles sejam a sua maioria. Mas, para atingir etapas diferentes dos leads gerados, é preciso ser criativo e buscar soluções inovadoras que acelerem a conversão de leads e façam com que eles se tornem clientes. Uma dessas soluções que vem trazendo excelentes resultados é a otimização de vendas sociais, chamadas de social selling.
As estratégias da venda social
A venda social é uma técnica que foca na qualificação do contato, através da coleta de informações e na interação nas redes sociais. A ação visa ampliar o volume de novos negócios e oferece à abordagem comercial um material muito mais direcionado e eficaz. Essa estratégia já é um grande desafio na geração de leads e conversão de vendas, mas vem se apresentado como uma ótima solução de negócio.
Mas, que tal unir duas forças geradoras de leads e potencializar os resultados? É o que acontece quando o inbound marketing utiliza suas técnicas para otimizar as vendas sociais. Alguns profissionais de marketing não gostam de usar redes sociais como canal de venda, mas na prática ela é muito eficaz quando são feitas as técnicas corretas.
É um erro ignorar um espaço tão propício quanto as redes sociais, local utilizado por 96% das pessoas que utilizam a internet. Os canais de comunicação gerados pelas redes sociais englobam todos os tipos de perfis possíveis e ainda oferecem uma segmentação bastante detalhada para chegar ao máximo no público-alvo adequado.
As próprias redes sociais apresentam diferenciais que atraem um determinado tipo de público, assim como adequação da empresa para realizar o conteúdo certo. Não estar presente em pelo menos uma delas é se distanciar muito dos objetivos de aumentar o número de vendas.
A ideia do social selling, ou vendas sociais, é a de aproximar o cliente da marca, tornando-o mais interessado em entrar em uma negociação comercial com ela. E nada é tão direto e abrangente quanto os conteúdos relevantes. Ela pode ser usada em todas as fases do lead em um funil de vendas, mas tem efeitos bombásticos se chegar à fase em que ele irá tomar sua decisão.
O social selling é muito procurado quando há uma exigência por volume de negociações. Em geral, é requisitado pelo setor de vendas para o marketing, com estratégias já muito próximas do inbound marketing. Além da pesquisa do perfil e dos seus detalhes, os conteúdos relevantes exercem a tarefa de atrair esse público.
Os conteúdos podem ser criados com vários tipos de material e não se fixar somente em textos. Em geral, publicações com vídeos, infográficos e interações criam mais engajamentos e atraem mais seguidores, além de serem mais propensos a viralizar. Mas nada impede que textos objetivos e bem produzidos atraiam um número elevado de pessoas. A proposta é estimular o lado emocional e racional do usuário, através de uma informação relevante e que seja mesmo útil a sua vida cotidiana.
Produtivo em todas as fases da jornada de vendas da persona definida, o conteúdo certo é capaz de nutrir os leads gerados, até que sejam qualificados para a conversão. O resultado pode ser tão positivo que, após a compra, o cliente pode se tornar um divulgador voluntário e manter sua conexão com a rede social, para acompanhar as novidades, publicar elogios e indicar para quem tem curiosidade sobre o assunto.
O inbound marketing é uma estratégia de marketing digital com resultados excelentes e ações surpreendentes através da publicação de conteúdos relevantes. Com uma grande capacidade de gerar leads que podem se tornar clientes, o inbound marketing vê seu potencial de conversão de vendas ainda mais elevado quando otimiza as vendas sociais.
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