Blog Entenda como o Inbound marketing pode otimizar a venda social

Entenda como o Inbound marketing pode otimizar a venda social

Entenda como o Inbound marketing pode otimizar a venda social

Pode-se considerar o inbound marketing uma revolução para alcançar sucesso empresarial, mesmo que ainda existam muitos gestores que desconhecem sua dimensão em gerar clientes e vendas. A estratégia de produzir conteúdos de alta qualidade, capazes de atrair o público-alvo e fazer com que ele se torne um possível cliente tem obtido resultados tão positivos, que a cada ano mais empresas expandem seus investimentos em marketing. 

O volume de negócios pode ficar ainda maior quando o inbound marketing se une ao social selling, para obter mais informações sobre as personas, qualificar seus contatos e utilizar com mais vigor as redes sociais. O ambiente mais popular das redes sociais pode ser o que faltava para chegar mais próximo ao seu público, reduzindo ainda mais os esforços das vendas. 


O inbound marketing e a venda social

Gastar uma fortuna em publicidade e ter resultados insatisfatórios é algo que nenhuma empresa deseja, mas é muito comum de acontecer. O principal motivo é a falta de planejamento em estratégias de marketing, que possam trazer leads até a marca e fazer com que eles se tornem clientes satisfeitos e ajudem a divulgar o produto. 

O marketing tem como base dois tipos de direcionamento, o inbound e o outbound. O outbound marketing é mais conhecido por ser utilizado amplamente pelo marketing tradicional. Há uma grande variedade de estratégias e mídias a serem utilizadas, que levam a informação do produto diretamente ao seu público-alvo. Em geral, é visto como uma invasão, já que muitas vezes os comerciais são impostos e rompem a programação para chamar atenção do espectador, mesmo que ele não esteja interessado. 

O outbound marketing possui uma segmentação mais ampla e técnicas de mensuração pouco precisas. Em geral, o investimento é muito alto, já que as mídias costumam atender uma grande quantidade de pessoas, sem com isso ter um retorno qualitativamente tão amplo. 

Já o inbound marketing tem um foco estratégico oposto. Ele cria um ambiente interessante e  favorável, para que o público tenha a iniciativa de chegar até ele e possa aumentar sua  participação de acordo com o grau de satisfação com o que vem recebendo. A técnica produz conteúdos, criados após pesquisa sobre o público-alvo, a criação de persona e a identificação de suas características, hobbies, interesses e necessidades, para que se sintam interessados com o tema abordado. 

Os procedimentos parecem simples, mas requerem um trabalho minucioso de planejamento e produção, capazes de gerar conteúdos que realmente sejam de qualidade. Isso significa criar artigos ou outros produtos de conteúdo que possam oferecer informação ao usuário e ajudá-lo a encontrar soluções para suas questões. Não podem ser criados plágios, só material original, com fontes seguras e que garantam a veracidade do que está sendo oferecido. Só assim o usuário poderá confiar na marca e ela poderá se tornar referência no mercado, sendo indicada para quem deseja aquele tipo de informação. 

Os conteúdos de inbound marketing não se restringem apenas em artigos, embora eles sejam a sua maioria. Mas, para atingir etapas diferentes dos leads gerados, é preciso ser criativo e buscar soluções inovadoras que acelerem a conversão de leads e façam com que eles se tornem clientes. Uma dessas soluções que vem trazendo excelentes resultados é a otimização de vendas sociais, chamadas de social selling. 


As estratégias da venda social

A venda social é uma técnica que foca na qualificação do contato, através da coleta de informações e na interação nas redes sociais. A ação visa ampliar o volume de novos negócios e oferece à abordagem comercial um material muito mais direcionado e eficaz. Essa estratégia já é um grande desafio na geração de leads e conversão de vendas, mas vem se apresentado como uma ótima solução de negócio. 

Mas, que tal unir duas forças geradoras de leads e potencializar os resultados? É o que acontece quando o inbound marketing utiliza suas técnicas para otimizar as vendas sociais. Alguns profissionais de marketing não gostam de usar redes sociais como canal de venda, mas na prática ela é muito eficaz quando são feitas as técnicas corretas. 

É um erro ignorar um espaço tão propício quanto as redes sociais, local utilizado por 96% das pessoas que utilizam a internet. Os canais de comunicação gerados pelas redes sociais englobam todos os tipos de perfis possíveis e ainda oferecem uma segmentação bastante detalhada para chegar ao máximo no público-alvo adequado. 

As próprias redes sociais apresentam diferenciais que atraem um determinado tipo de público, assim como adequação da empresa para realizar o conteúdo certo. Não estar presente em pelo menos uma delas é se distanciar muito dos objetivos de aumentar o número de vendas. 

A ideia do social selling, ou vendas sociais, é a de aproximar o cliente da marca, tornando-o mais interessado em entrar em uma negociação comercial com ela. E nada é tão direto e abrangente quanto os conteúdos relevantes. Ela pode ser usada em todas as fases do lead em um funil de vendas, mas tem efeitos bombásticos se chegar à fase em que ele irá tomar sua decisão. 

O social selling é muito procurado quando há uma exigência por volume de negociações. Em geral, é requisitado pelo setor de vendas para o marketing, com estratégias já muito próximas do inbound marketing. Além da pesquisa do perfil e dos seus detalhes, os conteúdos relevantes exercem a tarefa de atrair esse público. 

Os conteúdos podem ser criados com vários tipos de material e não se fixar somente em textos. Em geral, publicações com vídeos, infográficos e interações criam mais engajamentos e atraem mais seguidores, além de serem mais propensos a viralizar. Mas nada impede que textos objetivos e bem produzidos atraiam um número elevado de pessoas. A proposta é estimular o lado emocional e racional do usuário, através de uma informação relevante e que seja mesmo útil a sua vida cotidiana. 

Produtivo em todas as fases da jornada de vendas da persona definida, o conteúdo certo é capaz de nutrir os leads gerados, até que sejam qualificados para a conversão. O resultado pode ser tão positivo que, após a compra, o cliente pode se tornar um divulgador voluntário e manter sua conexão com a rede social, para acompanhar as novidades, publicar elogios e indicar para quem tem curiosidade sobre o assunto.  

O inbound marketing é uma estratégia de marketing digital com resultados excelentes e ações surpreendentes através da publicação de conteúdos relevantes. Com uma grande capacidade de gerar leads que podem se tornar clientes, o inbound marketing vê seu potencial de conversão de vendas ainda mais elevado quando otimiza as vendas sociais. 

E você, precisa de ajuda para produzir conteúdo relevantes e de qualidade? Entre em contato com uma agência de marketing de conteúdo especializada nisso! Acesse nosso site ou ligue para 0800 750 5564 para conhecer os planos da RedaWeb!

Artigos relacionados.

Ver mais artigos
saiba-como-restaurar-os-rankings-perdidos-no-google tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-marketing-de-conteudo saiba-quais-sao-as-vantagens-do-marketing-em-videos
Whatsapp
Ligue grátis 0800 750 5564
Ligue grátis 0800 750 5564