Entenda como o marketing de conteúdo pode oferecer o resultado ideal para o cliente

O marketing de conteúdo se apresenta hoje como uma solução fundamental para a empresa que deseja obter melhores resultados em operações como: aumento do número de clientes e de vendas; alcance de maior visibilidade em relação à marca, produtos e serviços; aumento da autoridade do negócio no âmbito digital; melhor ranqueamento nos sistemas de buscas (Google, Bing, etc.).

Para entender melhor como o marketing de conteúdo pode oferecer o resultado ideal para as empresas, continue a leitura. Aqui, abordamos não apenas o conceito de tal solução, mas também estatísticas que comprovam que é uma estratégia que pode oferecer excelentes resultados. Confira! 

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo pode ser visto como uma estratégia do marketing digital que se vale da produção e promoção de conteúdos que tenham relação com os interesses da marca, bem como o alcance dos seus objetivos. 

O marketing de conteúdo se vale de diversas técnicas para fornecer um conteúdo que seja capaz de atrair potenciais clientes e fidelizar os que já estão em relacionamento com a marca. Uma delas, por exemplo, é a utilização de palavras-chave no decorrer do conteúdo, que pode assumir formatos diversos, como texto, sendo este o mais comum, imagem e vídeo. 

No âmbito do marketing de conteúdo, a palavra-chave é uma técnica de SEO (otimizadores de buscas), que, entre outras coisas, facilita o processo de encontrabilidade de um site, texto ou conteúdo. 

Ilustrativamente, atualmente, quando uma pessoa deseja procurar um produto ou serviço que deseja comprar, primeiro, ela realiza uma pesquisa no Google ou em outros mecanismos de pesquisas. Para isso faz uso, geralmente, de uma palavra-chave que corresponda ao produto/serviço ou a qualquer outra coisa que deseja encontrar na web. 

Exemplo: se o cliente deseja comprar plantas na região de São Paulo, poderá colocar no Google “onde vende girassol em São Paulo”. A partir dessa pesquisa, encontrará sites, textos, entre outros resultados, que tenham relação com essa palavra-chave.

O marketing de conteúdo, nesse sentido, contribui para que a sua marca apareça entre os primeiros resultados fornecidos por mecanismos de pesquisas como o Google. Com isso, poderá aumentar o número de visitas em seu site ou blog e, assim, aproveitar tal oportunidade para fazer mais vendas. 

Elementos do marketing de conteúdo

Assim como em qualquer estratégia corporativa, é preciso considerar uma série de elementos na hora de elaborar o marketing de conteúdo. Isso é decisivo para que alcance resultados cada vez mais satisfatórios. 

De maneira resumida, podemos elencar os principais elementos que são abordados numa estratégia de marketing de conteúdo de sucesso: 

Perfil do cliente/potencial cliente

No marketing de conteúdo, tudo ou quase tudo gira em torno do perfil do cliente ou potencial cliente. Por isso, deve-se dar atenção especial na hora de elaborar tal perfil. 

O perfil ideal de um cliente deve conter as seguintes informações: faixa etária, ocupação profissional, nível de escolaridade, ambições profissionais, entre outras coisas que possam ajudar a criar um conteúdo mais assertivo, capaz de criar uma conexão com o público a que ele se destina. 

Com base nesse quadro de dados, é possível selecionar a linguagem ideal para o conteúdo, bem como o seu nível de aprofundamento. Por exemplo, não seria nada interessante abordar certas gírias em um conteúdo que é destinado a um público mais seletivo, formado por executivos que estão interessados em informações que possam ajudá-los a fazer os seus negócios crescerem. 

O conteúdo deve ser feito sob medida, para que assim seja capaz de desenvolver uma conexão ideal com o público a que ele se destina. 

Palavra-chave

Outro ponto a se observar diz respeito à palavra-chave, como já abordamos. No marketing de conteúdo deve-se considerar como fator essencial a escolha de palavras-chave que sejam de intimidade ou de uso cotidiano do seu público de interesse. 

Afinal, não faria sentido algum abordar uma palavra-chave que seja desconhecida pela maioria das pessoas com quem deseja obter ou fortalecer o seu relacionamento. 

Funções do marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo pode desempenhar diversas funções comunicativas. Saber qual função ou objetivo deseja alcançar com tal estratégia é também fundamental para que alcance sucesso.

O conteúdo pode: 

  • Educar o cliente; 
  • Orientá-lo no sentido de comprar a melhor solução conforme os seus interesses; 
  • Valorizar a história da marca; 
  • Criar sensibilidade no cliente, fazendo com que ele tome uma decisão de caráter social. 

Hoje, é fato que muitos dos clientes, antes de comprar um produto ou serviço, pesquisam o que pode sobre a solução, bem como sobre a marca, de modo a fazer com que tome uma decisão segura, não tendo problemas no futuro. E, nesse sentido, o marketing de conteúdo é uma estratégia essencial. 

Estatísticas sobre o marketing de conteúdo

Desde que bem elaborado, ou seja, com qualidade, consistência e baseado num perfil de cliente feito com excelência, o marketing de conteúdo pode oferecer resultados incríveis, como: 

  • Quando comparado, o marketing de conteúdo é uma estratégia que custa 62% menos que o marketing tradicional, o que, na prática, pode fazer com uma empresa reduza custos. Com outras palavras, com mais dinheiro no caixa, ela pode investir na melhoria de mais processos; 
  • Ainda tomando como base a comparação entre marketing de conteúdo e marketing tradicional, os especialistas apontam que aquela gera em torno de 3 vezes mais leads que esta. Por exemplo, enquanto o marketing tradicional gera 10 leads, o marketing de conteúdo gera 30, aumentando assim as chances de sua empresa de fazer mais vendas;
  • Hoje, de acordo com recentes estudos, 93% dos profissionais de marketing que atuam no modelo de negócio B2B (empresa para empresas), fazem uso do marketing de conteúdo, como estratégia que é capaz de fazer a diferença nos negócios e agregar valor;
  • Um recente estudo também apontou que a taxa de conversão é 6X maior quando se utiliza o marketing de conteúdo, em comparação com as empresas que não são adeptas dessa solução. 

Como se pode observar, o marketing de conteúdo, desde que, é claro, seja elaborado com eficiência, observando os elementos que destacamos e outros, pode fazer com que uma empresa alcance excelentes resultados. Com isso, ela pode conquistar com mais agilidade seus objetivos.

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