Entenda como o seu anúncio pode aparecer no Google

Anunciar seu serviço ou produto na internet é uma das formas mais acertadas de investir em marketing. E saber como funciona esse marketing digital é essencial. Por isso, entenda como o seu anúncio pode aparecer no Google e crie sua estratégia.

O Google é a ferramenta de pesquisa mais utilizada entre os consumidores. Assim, anunciar nessa plataforma pode fazer seus resultados serem cada vez melhores.

Como anunciar no Google?

Há formas variadas com que seu anúncio pode aparecer no Google. Algumas formas necessitam de pagamento, outras são gratuitas. Com isso, você pode conhecer as melhores formas para você e escolher a que mais se adapta nas suas necessidades.

Mas antes de aprofundar no assunto, é importante saber que um dos pontos cruciais quando o assunto marketing digital é que o seu anúncio precisa estar bem posicionado. Não adianta somente ter um anúncio sendo exibido, se esse anúncio não está aparecendo nas primeiras buscas feitas pelo seu público.

E o motivo é simples. O consumidor que está buscando determinado serviço ou produto vai parar de procurar assim que encontrar um que responda as suas expectativas. E isso geralmente se dá logo nas primeiras posições do Google.

Dessa forma, você precisa sempre aparecer nos primeiros resultados de pesquisa para que seja encontrado antes que seu potencial público para de procurar porque já encontrou o produto ideal.

Bom, dito isso, agora vem a parte de como fazer para que seu anúncio apareça nessa plataforma de pesquisa e bem posicionado.

Algumas das principais opções para anunciar no Google são por meio dos seguintes mecanismos:

Google Ads

O Google Ads é uma das plataformas mais interessantes para quem está querendo anunciar no Google. Por meio dessa plataforma, sua empresa, seja ela de que porte for, consegue publicar anúncios no Google acerca dos produtos ou serviços que comercializa.

Com certeza você já viu anúncios feitos com essa ferramenta, pois são aqueles que ficam no lado direito, esquerdo ou até no final da página, quando você faz alguma pesquisa no Google. Ou são os links patrocinados que aparecem no topo da página quando você pesquisa algo.

Mas não confunda os links patrocinados, que possuem a palavra “anúncio” ao lado, com os resultados orgânicos das pesquisas, que são os links que aparecem com o resultado direto daquilo que você pesquisou. Esse tipo de link dos resultados orgânicos da busca também é importante, mas vamos falar sobre ele mais adiante.

O Google Ads funciona da seguinte forma: primeiro você cria uma conta na plataforma e, a partir disso, começa a definir seu anúncio. Para definir seu anúncio, você consegue fazer uma pesquisa dentro da plataforma para entender quais palavras-chave precisam estar no seu anúncio para que ele seja exibido ao público certo.

Com isso, você vai poder definir quando o anúncio vai aparecer e direcionar para que seja visualizado de forma correta.

Se o seu produto é um eletrodoméstico, por exemplo, você vai definir palavras nesse sentido. Com isso, quando seu público pesquisar por eletrodoméstico, o seu anúncio será exibido. Esse tipo de anúncio é pago e normalmente o pagamento é feito por cliques no anúncio.

Além do que o Ads oferece, que foi mencionado acima, também existe o tipo de anúncio que é por meio da rede de display.  A rede de display possibilita que anúncios sejam mostrados em sites parceiros do Google. Esses anúncios aparecem por meio de pesquisas anteriores que o público fez.

Você já deve ter se deparado com o anúncio de um produto em um site como o YouTube, por exemplo, de algo que você pesquisou em algum momento anterior. Isso ocorre porque o YouTube é parceiro do Google e a rede de display possibilita que anúncios sejam veiculados dessa forma.

Marketing de conteúdo e técnicas de SEO

Lembra que anteriormente foi falado em links orgânicos de resposta ao pesquisado no Google? Bem, você já sabe que esse tipo de link não é o mesmo do link de anúncio. Esse link orgânico aparece independentemente de você estar anunciando o seu produto, desde que você tenha um blog ou site da empresa em que poste conteúdo. Ou seja, se você tem um blog ou um site que fala sobre o seu produto, é possível que quando alguém pesquisar algo relacionado, o seu site ou blog apareça nos resultados da busca.

Apesar de não ser um anúncio pago, esse mecanismo é muito essencial para sua empresa, pois provavelmente seus concorrentes possuem blogs e sites com detalhes sobre produtos comercializados. Portanto, você também precisa ter. Mas como falado lá no início, é indispensável que o seu resultado apareça primeiro. 

Para isso ocorrer, é preciso investir em marketing de conteúdo e técnicas SEO. Quando você publica um artigo no seu blog falando sobre seu produto, é preciso utilizar mecanismos que façam com que esse artigo seja relevante para que apareça na busca feita no Google pelos seus potenciais clientes. Saber quais palavras-chave que seu público pesquisa relacionadas ao seu produto ou serviço, é essencial.

Depois de definir isso, você precisa utilizar essas palavras no meio de seu artigo no site ou blog, para que haja ligação entre a pesquisa e o seu conteúdo. A ordem que as buscas são apresentadas no Google é definida por um algoritmo. Pode parecer difícil entender, mas não é. 

Você não precisa saber detalhes desse algoritmo, basta saber como fazer para que ele entenda que o seu produto precisa aparecer entre as principais pesquisas. E para ser relevante para o algoritmo, você precisa ter conteúdos que sejam pertinentes para seu público. Ou seja, precisa ter o conteúdo que o seu público está procurando.

E isso também é essencial para que seus links patrocinados e anúncios da rede de display sejam mais eficientes.

Se você tiver um blog bem estruturado e cheio de conteúdo atrativo e estratégico, a conversão dos anúncios e os resultados orgânicos das buscas no Google serão mais otimizados e proveitosos. Dessa forma, investir em anúncios no Google é sempre ideal para avançar sua empresa e fazer com que esteja sempre no topo de todas as pesquisas relacionadas com o que você comercializa.

E é bom mencionar que existem profissionais que atuam com especialidade para fazer seus produtos serem anunciados da melhor forma e para levar seu site ou blog para o topo do Google.

Desse modo, se você gostou de saber as principais formas de anunciar no Google, entre em contato conosco por meio de nosso site ou do telefone 0800 750 5564 e veja alguns planos de produção de conteúdo que vão oferecer tudo que você precisa para estar no topo!