Blog Entenda como os arquitetos podem trabalhar com o marketing digital

Entenda como os arquitetos podem trabalhar com o marketing digital

Entenda como os arquitetos podem trabalhar com o marketing digital

Você é arquiteto e quer se aventurar no mundo do Marketing Digital para obter mais resultados para o seu negócio? Nós estamos aqui para lhe ajudar! 

Neste conteúdo, vamos lhe dar algumas dicas de quais estratégias você pode utilizar dependendo do objetivo. Vamos lá?

Identidade visual

Comecemos pelo início e de forma correta. É indispensável que você se preocupe em ter uma identidade visual que respeitará em qualquer comunicação e perfil que você criará para a sua empresa.Identidade visual vai além da logomarca. Ela inclui estilo de postagens e cores que serão utilizadas na criação visual da comunicação.

Depois, é hora de criar a verdadeira presença digital. Você já ouviu falar da frase: “Se você não está no Google você não existe”? Ela faz cada vez mais sentido, principalmente na visão dos usuários. 

Presença digital 

A sua área, Arquitetura, exige bom gosto, profissionalismo e aposta muito no visual. Por isso, a criação de um site profissional é praticamente uma regra. Busque um profissional qualificado para realizar este trabalho com qualidade. Além disso, utilize inspirações de sites que você acha que se encaixam com o seu perfil (ou não, para evitar um resultado final indesejado).

Além disso, a nossa dica de ouro é: crie um blog. Eles são ferramentas eficientes para educar sua persona e gerar mais tráfego para o seu site. Quanto mais interessante o seu site for, melhores posições nas buscas do Google ele consegue.

É essa a hora de você se sentar com o profissional e planejar o desenvolvimento de um site que seja realmente a sua cara e traduza a essência do seu trabalho.

Com isso feito, vamos ao próximo passo: perfil profissional nas redes sociais. Caso você não entenda nada sobre o assunto, você tem duas opções:

  1. Começar a estudar sobre o assunto para colocar em prática, de forma profissional;
  2. Contratar um parceiro especializado no assunto, que faça a parte gerencial, oferecendo informações relevantes sobre o seu negócio e suporte na produção de conteúdo.

Saiba com quem você está falando 

Esse é o princípio base para o planejamento de qualquer tipo de conteúdo. E, para entender a sua importância, vamos lhe dar um exemplo: a forma como você conduz uma conversa com uma criança é a mesma de quando você conversa com um adulto? É bem provável que não. 

Mesmo o seu público sendo exclusivamente de adultos, há diferentes particularidades das pessoas com quem você tem o interesse de falar. Crie, primeiramente, o público-alvo que você gostaria de atingir e depois afunile, definindo as personas.

Vamos a um exemplo para diferenciar público-alvo de personas.

Público-alvo

Mulheres, com faixa etária entre 25 e 55 anos, moradoras do Sudeste, com Ensino Superior completo, renda entre R$ 4.000 a R$10.000 e que são apaixonadas por decoração.

Persona

Pâmela, 35 anos, casada e atua como advogada. Tem um perfil bastante analítico e é focada em resultados. Ela gosta de ter conhecimento de tudo que está acontecendo com os seus projetos, fala inglês e viaja para o exterior pelo menos 1 vez no mês. 

Ela tem um gosto requintado, não tem filhos e gosta de investir em conforto, beleza e experiências. Pâmela adora cozinhar e ama convidar os amigos para a sua casa, por isso, valoriza muito um ambiente amplo, moderno, bonito e versátil. Pâmela usa as redes sociais para se inspirar para planejar a reforma em diferentes ambientes da sua casa.

Os obstáculos de Pâmela é que ela não tem tempo e não gosta de acompanhar obras. Ela quer ter alguém de sua confiança para gerenciar o processo e resolver o menor número de problemas possível. Ela gosta de resultados, de ver as coisas prontas conforme foi planejado.

Então, você consegue perceber a diferença entre público-alvo e personas?

Criação de conteúdo

Agora vamos para um ponto chave que será decisivo para o seu sucesso nas estratégias de Marketing. 

Depois que você faz uma pesquisa e conhece a fundo as personas que são consideradas seus clientes ideais, você tem muito mais conhecimento para oferecer conteúdo que agregue valor a eles.

Por exemplo: conhecendo a Pâmela, se você tem uma gama alta de clientes com o mesmo perfil, pode criar um plano de acompanhamento às obras ou qualquer outro tipo de serviço adicional que retire a responsabilidade do seu cliente de resolver problemas pequenos do dia a dia de obra. Essa é apenas uma sugestão, cada negócio pode inovar em forma ou necessidade.

Além disso, você pode criar um conteúdo que enalteça seus projetos que sejam amplos, modernos, bonitos e versáteis, mostrando a enorme facilidade de trazer amigos e utilizar a cozinha, enquanto todos estão lá interagindo uns com os outros.

Sabemos também que a Pâmela gosta de cozinhar. Então, podemos investir em conteúdo que fale sobre as facilidades e as novas inovações da Arquitetura voltada para a cozinha das residências. Quais são as últimas novidades e tendências, cores que estarão em alta etc.?

A Pâmela ama ver imagens de antes e depois para se inspirar. Então, você pode ter no seu calendário editorial um dia da semana em que aborde esse tipo de postagem.

Não tem receita mágica

Se você entrou aqui tentando encontrar uma receita de bolo, infelizmente, não existe. O Marketing Digital tem suas regras, porém nem todas funcionam da mesma maneira para diferentes negócios.

Isso porque cada empresa é uma empresa e tem seus próprios clientes. E isso inclusive vale para empresas do mesmo ramo. Outros arquitetos, que atuam na mesma área que você, podem não ter a Pâmela como persona, podem ter o Pedro, o João, a Maria.

Porém, tem uma coisa que é comum a todos no Marketing Digital: dá trabalho! Mesmo que você tenha orçamento para investir em anúncios, os elementos do sucesso do Marketing Digital são: 

  • Conteúdo; 
  • Constância; 
  • Frequência; 
  • Planejamento; 
  • Propósito. 

E tudo isso dá trabalho, exige tempo, criatividade e muita força de vontade.

Por isso, ter uma equipe parceira para dar todo o apoio é fundamental, principalmente se você não tem uma área de Marketing específica dentro da sua empresa. Contar com a ajuda de um profissional é essencial para a sua marca não ficar para sempre no tenta e acerta e tenta e erra.

O conteúdo é como se fosse a farinha de uma receita, ambos atuam na incorporação tanto do bolo, quanto do Marketing.

Nós lhe convidamos a conhecer o trabalho da RedaWeb. Oferecemos conteúdo relevante para diversos ramos de atuação e somos parceiros de mais de 7 mil clientes, que contam com a ajuda da nossa equipe na produção diária de conteúdo para blogs, redes sociais, e-mail marketing, landing pages, entre outros. 

Ligue de forma gratuita para 0800 750 5564 para atendimento imediato ou acesse nosso site.

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