Blog Entenda o básico de inbound marketing

Entenda o básico de inbound marketing

Entenda o básico de inbound marketing

O marketing é definido como a ação de entender e resolver os problemas de um determinado público, e ele evoluiu junto com a tecnologia. Hoje o marketing também é digital, e precisou passar por várias reformas até chegar ao resultado que tem hoje. Diversos tópicos precisam ser discutidos para entender o uso dessas estratégias. Neste post você irá entender o básico de inbound marketing.


Esse é o marketing de atração, que visa capturar e converter os clientes de maneira voluntária. Esse objetivo é atingido por meio do compartilhamento de informações que geram valor ao cliente (marketing de conteúdo), otimização das páginas na web (SEO), e contato direto com o público-alvo (através de estratégias em redes sociais).


Com a revolução provocada pela internet ficou mais evidente o comportamento de compras das pessoas. Elas procuram uma experiência completa, que agregue algum valor ou conhecimento para a sua vida, e esse é o coração do inbound marketing.


No modelo tradicional e no outbound, o grande foco está na venda pura de produtos e serviços, enquanto o inbound cumpre o papel de engajar o público com as ações da empresa, através da criação de um conteúdo informativo, instrutivo e educacional.


Essa tornou-se uma área importante, que merece atenção e investimentos constantes, pois é através dela que a empresa irá analisar o comportamento dos seus consumidores através de métricas intrínsecas ao método, como o tempo de permanência na página, taxa de retenção e conversão de leads em clientes.


Entenda o Inbound Marketing como aquele que convence o indivíduo a procurar a sua empresa. Essa conquista, na prática, significa que o cliente, após a conversão, te deu autorização e está interessado em manter contato com a sua empresa, além de ter cada vez mais chances de adquirir um determinado produto ou serviço.


O inbound é focado no primeiro e segundo estágio do funil de vendas, pois são os momentos em que o seu lead está percebendo que tem um problema e decide procurar uma solução. Você aproveita essa atitude ativa do cliente para mostrar, através do conteúdo, que a sua empresa entende os anseios e busca as melhores soluções para cada caso. Esse estágio é o melhor para torná-lo um lead qualificado, através da captura de e-mail ou outras estratégias para engajá-lo nas suas propostas.


Isso não significa que essa área está restrita ao topo do funil, pois no último estágio, da venda efetiva, o conteúdo acerca do produto ou da própria empresa é essencial para que o consumidor perceba que está tomando a decisão certa, e que não deve recorrer à concorrência, pois a resposta está naquilo que você está oferecendo.


Entenda as bases do inbound marketing


Ao elaborar uma boa estratégia, é preciso conhecer o básico do inbound marketing, pois ele irá garantir que o seu cliente crie laços de relacionamento com a sua empresa. Essa forma de engajamento é a que mais apresenta resultados dentre todas as técnicas, pois o indivíduo sabe que está fechando negócio com uma autoridade em determinado mercado.


Atração de consumidores


O pilar fundamental do marketing em geral é atrair consumidores e convencê-los a tomar uma decisão, e não há inbound sem associar a palavra atração. É simples: sem consumidores não há conversão, e sem conversão não há como realizar uma venda.


O inbound marketing se dá em diversos meios que chamam a atenção do usuário sem interromper o que ele está fazendo, ao contrário das estratégias tradicionais. O indivíduo acessa um blog porque está efetivamente procurando pelo assunto, e esse é o lugar que você irá armazenar a maior parte do conteúdo criado, através de textos informativos, infográficos, vídeos e imagens que passam uma mensagem significativa ao leitor.


As redes sociais são um meio eficiente de transmitir uma mensagem rápida. O consumidor tem a opção de apenas ignorar, mas provavelmente não irá fazer, uma vez que está te seguindo em determinada mídia, representando que já está interessado no que você tem a dizer. Não desperdice essa oportunidade.


Nessa etapa do inbound, o SEO (Search Engine Optimization) é peça fundamental para o sucesso da campanha. Milhões de empresas fornecem serviços e produtos parecidos com os seus, e a maioria já conhece a importância de engajar a audiência. Quando o visitante pesquisa na ferramenta de busca, todos esses resultados estarão competindo com você, mas com uma boa estratégia SEO, o seu site pode estar no topo orgânico, acima da concorrência.


Conversão


Agora que você já atraiu, precisa tomar medidas concretas para tornar o indivíduo em um lead, ou aquele que está ativamente procurando os seus serviços, e não mais os de toda a indústria.


Apenas atrair o público para o seu site não significa nada se você não consegue torná-los clientes ativos da sua empresa. Esse processo deve ser feito de maneira sutil, sem que o usuário se sinta pressionado a fornecer dados e fechar uma compra no mesmo instante, isso pode até mesmo afastá-lo.


Há muitas técnicas para pescar leads e incorporá-los à sua lista de clientes. Uma delas é oferecer soluções indiretas para o visitante, sem realmente ofertar o produto, como a disponibilização de um e-book. 


Por exemplo, se o seu cliente procura por sistemas de gestão, você pode oferecer um conteúdo exclusivo como “O guia passo a passo de sistemas de gestão”. Claro que para isso há um custo, não monetário, mas de compartilhamento de informações. Você pode pedir que o seu visitante deixe o endereço de e-mail para baixar esse guia, e assim o trará para a sua rede de contatos, podendo aplicar outras estratégias mais pesadas, como os newsletters.


Vendas


Todo esse caminho que percorremos até agora foi justamente para chegar nessa etapa, o final do funil de vendas, no qual o lead já é qualificado, e o último passo é efetivar a compra ou contratação. Aqui, é necessário entender o inbound marketing um pouco mais, pois ele continuará sendo útil.


Apesar de ser mais eficiente nas duas etapas anteriores, é necessário que se tenha disponível um conteúdo explicando como o produto funciona e os motivos que o fazem ser indispensável para a vida do indivíduo. Essa fase é a mais sensível de todo o processo, pois você pode conquistar um cliente para a vida toda, ou perdê-lo no mesmo instante.


Todo esse esforço para engajar o público é justamente para fortalecer as relações entre a empresa e o cliente, uma vez que o conteúdo criado foi útil e agregou valor real ao indivíduo. Dessa maneira, as chances de ele voltar a fazer negócio são maiores, e esse engajamento é a motivação para o inbound marketing.


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