Entenda o marketing digital

Muito se fala sobre Marketing Digital e as estratégias que podem ser aplicadas dentro desse conceito. Mas, afinal, qual a diferença deste termo para o marketing comum que conhecemos? 

Sabemos que o consumo no ambiente digital está aumentando cada vez mais. Pelo menos é o que diz a Global Consumer Insights 2018, pesquisa realizada pela PwC, que apresentou um aumento gradual de 7% em quatro anos no número de consumidores que fazem compras online regularmente. Em 2014, o porcentual era de 58%. Já na pesquisa realizada em 2018, o número pulou para 65%. 

Ainda de acordo com a pesquisa, 46% das pessoas encaram as redes sociais como uma influente inspiração na decisão de consumo – e é aí que entram as ações do Marketing Digital. 


A importância do Marketing Digital 

A ação de divulgar qualquer coisa hoje em dia é praticamente impossível sem utilizar a internet. Seja para convidar os amigos a um evento, fazer um comunicado importante ou qualquer outra coisa que venha à sua mente, a internet é o meio mais fácil de atingir o maior número de pessoas. Então, por que seria diferente para divulgar uma marca? 

O Marketing Digital, portanto, se resume a qualquer ação de marketing realizada por meios digitais. Isso mesmo, é simplesmente o bom e velho marketing que conhecemos, só que online. 

Na verdade, a diferença entre o marketing tradicional e o digital se dá apenas no contexto e desenvolvimento social. Tudo se trata de acompanhar as necessidades e vontades do consumidor. Com o surgimento da internet e a migração das pessoas para o ambiente online, percebeu-se a necessidade de ações também para este novo meio – surgindo assim o Marketing Digital. 

Deu para perceber então que o Marketing Digital não é nada novo no mercado, certo? Acontece que agora ele é mais do que necessário. Quando a internet ainda estava surgindo, as empresas que adquiriam as estratégias digitais eram consideradas “diferenciadas”. Mas agora, adquirir ações do Marketing Digital é praticamente uma obrigação para acompanhar a competitividade do mercado. 

Agora que você já pegou o significado do termo, vamos ver algumas ações e estratégias para que você entenda o Marketing Digital de uma vez por todas: 


O conceito de Inbound Marketing 

Um dos melhores tipos de cliente é aquele que chega até você de forma voluntária. E esse é o papel do inbound marketing: atrair consumidores por meio de conteúdos que o interessem. Aqui a estratégia é fazer com que o consumidor se identifique e sinta-se atraído pelo que você tem a oferecer. Veja alguns exemplos de conteúdos de inbound marketing:

  • Publicações em blogs; 
  • E-books; 
  • Infográficos; 
  • E-mail marketing; 
  • Redes sociais; 
  • Vídeos. 


E sobre Outbound Marketing? 

As estratégias de outbound se caracterizam por ir atrás de clientes, ou seja, oferecer seus serviços ou produtos de forma direta mesmo, – ao contrário do inbound marketing, que trabalha com a atração. Algumas estratégias de outbound marketing são: 

  • E-mail marketing focado em ofertas de produtos (mala direta);
  • Telemarketing;
  • Anúncios pagos em mídias sociais;
  • Links patrocinados;
  • Folhetos e panfletagem;
  • Divulgação em TV, rádio, revistas e jornais. 


Funil de Vendas

Conhecido também como Jornada do Consumidor, o Funil de Vendas possui três fases e tem como objetivo acompanhar o potencial cliente em seu processo de compra. É um método muito útil para um melhor aproveitamento das oportunidades de vendas, e serve como um guia para que possamos produzir o conteúdo certo para ajudar o cliente em cada estágio: 

  • Topo: primeiro contato da pessoa com a empresa. Aqui estão visitantes que buscam possíveis soluções para seus problemas – mas ainda não têm interesse em compra;
  • Meio: aqui entram os potenciais clientes – pessoas que já conhecem a empresa e estão mais propensas a adquirir seu serviço;
  • Fundo: nesta etapa, o consumidor está pronto para a compra, e já pode ser encaminhado para o time de vendas. 


Lead

Os potenciais clientes são chamados também de leads. São contatos de consumidores que demonstram interesse em seus produtos, mas ainda não estão prontos para a conversão. Outro ponto muito importante aqui é a nutrição de leads. São importantes estratégias para mantê-los informados e atualizados, preparando-os para que cheguem ao fundo do funil. Confira algumas formas efetivas de captação de leads: 

  • E-books;
  • PDF de artigos do blog;
  • Webinar;
  • Newsletter;
  • Orçamento grátis. 


SEO

Ficar entre os primeiros resultados de pesquisa nos mecanismos de busca é o sonho de qualquer empresa presente no mundo digital. O SEO – Search Engine Optimization – é um conjunto de ações e estratégias para garantir que sua empresa apareça na primeira página do Google, por exemplo, de forma orgânica. Existem vários fatores que podem influenciar no ranqueamento da página, mas aqui vão algumas das principais dicas para ficar no topo: 

  • Uso de palavras-chave;
  • Conteúdo de qualidade;
  • URL amigável;
  • Hierarquia de conteúdos (h1, h2, h3…);
  • Otimização de imagens. 


Hora de colocar a mão na massa 

Bom, você já sabe a diferença entre o marketing tradicional e o digital, entendeu os principais pilares e estratégias que envolvem esse planejamento e se sente preparado para implantá-lo em sua empresa. Então, aqui vai uma dica valiosa para esse grande passo: tenha uma agência especializada para te auxiliar nesse processo. 

Mas, será mesmo que vale a pena? Com certeza! Por mais que o Marketing Digital não seja um bicho de sete cabeças e até uma estratégia empolgante de ser feita, todas as ações que o envolvem são muito mais complexas do que parecem. Por isso, veja apenas alguns dos muitos benefícios de contratar uma agência de Marketing Digital: 


Ações certeiras

Já parou para pensar que talvez você possa até conhecer as principais estratégias de Marketing Digital, mas não possua o conhecimento necessário para fazer um diagnóstico dos erros e problemas de sua empresa? O olhar externo de uma agência pode fazer toda a diferença para encontrar as ações mais corretas que alcançarão os melhores resultados e trarão mais lucros. 


Produtividade

Com certeza o tempo que você gastaria pensando em ações e estratégias de Marketing Digital seriam poupados e poderiam ser utilizados para qualquer outra coisa se escolhesse contratar uma agência para fazer essa função. Apenas pense nos projetos que estão dentro da gaveta e coloque-os no papel enquanto deixa o Marketing Digital com uma empresa terceirizada! 


Economia 

Talvez você tenha pensado: “mas e se eu montar uma equipe de marketing?”. Isso até pode dar certo, mas já pensou em quantos profissionais você deveria contratar para montar um time completo que dê conta do recado? Ao terceirizar uma empresa de Marketing Digital, você automaticamente conta com vários especialistas que te atenderão de acordo com suas necessidades. 

Agora, se você está realmente disposto a colocar a mão na massa e fazer com que sua empresa seja reconhecida no ambiente online e tenha boas estratégias de Marketing Digital, nós estamos prontos para te ajudar! Acesse o site da RedaWeb ou ligue no 0800 750 5564 caso queira assinar um plano de produção de conteúdo ou tenha qualquer outra dúvida.