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Entenda o papel do briefing de marketing

empresário e colaboradores reunidos para discutir estratégias de marketing

O papel do briefing de marketing é extremamente importante dentro de uma estratégia que busca melhores resultados para a sua empresa. Informações relevantes, como objetivo, prazo, e quem é a persona do seu negócio, devem constar no documento.


Sem o briefing, a produção de conteúdo fica comprometida, pois, o redator fica sem caminho para seguir durante a confecção do artigo. Por isso, é essencial fornecer o máximo de dados que são relevantes para conseguir alcançar os objetivos desejados.


Para entender melhor o que é briefing, e o seu papel dentro de uma estratégia de marketing, confira o artigo a seguir!


O que é briefing e qual o seu papel no marketing?


Basicamente, o briefing é um documento onde o cliente expõe as ideias que pretende colocar em prática durante um projeto. Dentro de uma estratégia de marketing, é indispensável para alinhar as vontades do cliente com os serviços do prestador.


O documento funciona como uma espécie de manual de instruções, que deve ser seguido para que os resultados desejados sejam alcançados. As informações mais importantes do projeto devem estar presentes no briefing de maneira clara, para fácil entendimento.


Para o marketing, o briefing é essencial para direcionar os profissionais da área a realizarem o trabalho de forma correta. Podemos notar isso ao se fazer a contratação de um pacote de produção de textos em uma agência de publicidade, por exemplo.


O redator, nesses casos, precisa conhecer a persona do cliente, além das suas necessidades, a linguagem que deverá ser abordada, entre outros dados importantes. Somente dessa forma, é possível suprir todas as vontades do contratante.


Escrever um texto, sem essas informações, aumenta, consideravelmente, as chances dos artigos não serem satisfatórios para o cliente. Sem o direcionamento presente no briefing, dificilmente o cliente e o prestador de serviços conseguem se entender.


Documento diminui o tempo de produção


Ao contar com um briefing claro, onde é possível identificar as ideias principais de forma simples, o tempo de produção é diminuído significativamente. Por meio das informações presentes no documento, é possível direcionar a produção para o que realmente importa.


Dessa maneira, é possível agradar os dois lados envolvidos no projeto. O cliente, que com certeza estará preocupado com os prazos, se satisfaz ao ter o seu serviço entregue o quanto antes possível, e o prestador de serviços também tem alguns benefícios.


Terminar o serviço de forma rápida, e aumentar a sua credibilidade no mercado, são reflexos de um briefing bem elaborado. O documento pode acabar ajudando os dois lados durante a confecção de um projeto.


Resultados são alinhados com o que o cliente espera


Uma das partes mais difíceis ao contratar um profissional de informações é conseguir alinhar o que você deseja com os serviços dele. A falta de comunicação durante a execução do projeto pode acabar gerando muita dor de cabeça e desgastando a relação.


Porém, com um briefing bem elaborado, é possível que o contratado saiba exatamente o que o cliente espera dele. Dessa forma, o documento, como já dissemos, funciona como um manual de instruções, guiando as ações do contratado durante o projeto.


Para evitar que tais problemas aconteçam, é extremamente importante contar com informações postadas de forma objetiva no briefing. Os resultados desejados só são conquistados quando as ideias desejadas são absorvidas de maneira completa.


Benefícios do briefing para o marketing


Contar com um briefing bem elaborado traz uma série de benefícios para uma estratégia de marketing. Abaixo, será possível conferir as maiores vantagens de se contar com um documento do tipo completo para o seu projeto. Confira!


Projeto mais organizado


O briefing tem como objetivo reunir todas as informações relevantes em relação a um projeto de forma mais clara possível. No geral, esses dados são disponibilizados em blocos, o que torna a visualização mais agradável e prática.


Isso ajuda na organização do prestador de serviços, que consegue visualizar tudo o que é mais importante de forma simples. As informações claras ajudam na confecção dos seus artigos contendo tudo o que não pode ficar de fora de um texto.


Inspiração na trajetória do cliente


No briefing, ao adicionar as informações da sua empresa, o redator pode entender melhor o seu empreendimento. Ao conferir a sua história, propósito, entre outros dados relevantes, é possível elaborar o conteúdo contendo a sua carga emocional, se for o desejado.


Dessa forma, a história do cliente serve como inspiração para o produtor de conteúdo, sendo esta, uma poderosa ferramenta de alinhar ainda mais o interesse de todos. Às vezes, contar a sua trajetória pode trazer resultados extremamente positivos.


Os prazos são cumpridos com mais facilidade


Já falamos sobre a questão do prazo, porém, não custa reiterar. Ao contar com o briefing, é possível melhorar a produtividade, afinal, o redator já sabe qual caminho deve seguir, o que facilita (muito) a produção do material desejado.


Essa facilidade em produzir acaba também sendo refletida no tempo de entrega dos serviços, que diminui consideravelmente. Sabendo exatamente o que fazer, não existe razão para que a demora da entrega exista por parte do redator.


O que deve constar em um briefing?


Agora que já entendemos o papel do briefing de marketing, vamos falar mais sobre as informações que não podem faltar nesse tipo de documento. Contudo, antes de nos aprofundarmos, é preciso fazer uma pequena observação sobre o tema.


A seguir, apresentaremos algumas informações relevantes, porém, não servem para todo caso. No seu projeto, por exemplo, pode ser que outras informações relevantes também precisem ser expostas, enquanto outras possam ficar de fora.


Por isso, é preciso atenção e conhecimento sobre o empreendimento, para elaborar o projeto alinhado aos objetivos desejados. No mais, confira, abaixo, alguns dos dados mais importantes de se encontrar em um briefing:

  • título do projeto;
  • quantidade de palavras que deve constar no artigo;
  • explicação sobre o que deseja abordar nos textos, com os intertítulos, se possível;
  • quais palavras-chave devem ser exploradas
  • quem é a persona da sua empresa;
  • em qual estágio do funil o texto se encontra;
  • o que o seu leitor deve aprender ao terminar o texto;
  • qual linguagem deve ser utilizada no texto, se ela deve ser formal ou não, entre outros aspectos;
  • se é necessário adicionar as fontes das informações, além de outras mídias;
  • qual será o CTA utilizado no fim da pauta.

Essas informações servem para nortear o redator durante a produção do conteúdo, e são essenciais para evitar retrabalhos desnecessários. Com um briefing completo, as estratégias de marketing da sua empresa podem ser muito mais efetivas.


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