Entenda o que são os cliques inválidos do Google Ads (antigo AdWords)

O Google Ads é a principal plataforma de publicidade do Google e também uma versão posterior e melhorada do antigo Google AdWords, a mais utilizada para a inserção de propagandas em sites e blogs. Essa publicidade gera a visualização de propagandas referentes às buscas e preferências dos internautas.

Dessa maneira, os anúncios do Google Ads possuem uma probabilidade muito maior de receber cliques dos visitantes dessas páginas, pois estão adequados às suas necessidades e interesses de acordo com seu histórico de visitas e pesquisas feitas na plataforma do Google.

Esses anúncios são exibidos nos blogs e sites de parceiros do Google, que permitem a disposição de espaços para a presença dessas propagandas em meio a seu conteúdo. Isso faz com que os anúncios sejam adequados ao tipo de conteúdo publicado nestas páginas, o que os torna ainda mais relevantes ao público desses sites.

Ao disponibilizar esse espaço para a exibição de anúncios, os quais podem ser banners, imagens ou vídeos, o proprietário do site condiciona o seu pagamento ao número de cliques que os anúncios em suas páginas receberem. Ou seja, quanto maior for o número de cliques que os anúncios de um site recebam, maior será o valor recebido por seu dono, em troca da exibição dessa publicidade.

Assim, o Google Ads é uma ferramenta que beneficia tanto os anunciantes quanto os donos de sites e páginas na internet, pois aumenta a exposição das marcas e produtos vendidos, enquanto remunera os produtores de conteúdo que permitem os anúncios em seu espaço.

Porém, essa possibilidade de aumentar os seus ganhos com um maior número de cliques fez com que surgissem algumas maneiras de tentar ludibriar as regras da plataforma para que se conseguisse receber um valor maior por esses anúncios. Esses são os conhecidos cliques inválidos que, ao serem detectados pelo Google, não geram pagamento e podem acabar banindo esses sites da plataforma.


O que são, na prática, os cliques inválidos do Google Ads?

Como já se sabe, os cliques inválidos são todos aqueles que têm como objetivo ludibriar a plataforma do Google Ads para que tenha um pagamento maior ao final de um determinado período. Porém, essa definição pode incluir ainda alguns outros tipos de cliques, que não possuem relevância para a plataforma ou o anunciante.

Confira, a seguir, quais são os tipos de cliques que podem ser caracterizados como cliques inválidos e garanta que não comprometam o resultado do Google Ads em seu site!


Cliques manuais com único intuito de aumentar os ganhos dos proprietários das páginas

Esse tipo de clique é o mais conhecido como clique inválido e pode ser caracterizado como o primeiro tipo de tentativa de burlar as normas do Google Ads.

Os cliques manuais são, muitas das vezes, feitos pelos próprios donos dos sites em que os anúncios são exibidos, com um grande número de cliques, repetidas vezes, apenas para aumentar o número final de cliques recebidos e tenha um maior valor a receber.

Para evitar que essa prática tenha sucesso, o Google Ads pode rastrear a origem desses cliques. Ao se perceber um grande número de cliques originados de um mesmo número de IP (a “identidade” de um computador), há um sinal de que esses são cliques inválidos, o que leva a plataforma a zerar o valor que esta página receberá.


Cliques originados de softwares ou robôs

Da mesma forma que os cliques manuais, também existem softwares e robôs que possuem como principal objetivo aumentar os números de cliques nos anúncios de uma determinada página para que seu dono tenha um maior lucro pela sua exibição.

Assim como acontece com os cliques manuais, os provindos de ferramentas ilegais são rastreados pela plataforma e qualificados como inválidos, também com o prejuízo de zerar o valor a receber de seu responsável.

Em muitos casos, o uso desse tipo de software pode resultar em penas ainda piores, com casos até de páginas tiradas do ar devido ao uso dessas ferramentas ilegais, com um prejuízo ainda maior para o autor.


Cliques irrelevantes

Além das tentativas de se burlar as normas da plataforma, existem ainda alguns outros cliques que não são contabilizados para o pagamento ao site onde o anúncio é exibido. 

O principal tipo de clique considerado inválido é o segundo clique de um clique duplo de uma mesma pessoa no banner ou imagem de propaganda. Dessa maneira, esse clique é irrelevante, pois a pessoa não visualiza a página de destino do anúncio por duas vezes, o que torna inválido o seu pagamento, que é contabilizado apenas para o primeiro dos dois cliques.

Da mesma maneira, os cliques acidentais, de visitantes que não chegam a ser direcionados para as páginas de anúncios, também não entram na contagem de cliques válidos, sendo considerado irrelevante. Isso tem como objetivo manter a realidade e o pagamento justo aos donos de páginas com relação aos resultados dos anúncios exibidos, sem prejuízo para os anunciantes.


Cliques que visem derrubar uma determinada página

Devido ao fato de o Google Ads ser uma plataforma bastante rígida em suas regras, muitas páginas foram excluídas por tentativas de aumentar os seus cliques e gerar maior lucro ao responsável pelo site.

Isso, no entanto, fez com que algumas páginas tentassem utilizar dessa rigidez para buscar derrubar páginas de sua concorrência, com um maior número de cliques em seus anúncios para que seu conteúdo fosse retirado do ar pela própria ferramenta do Google.

Dessa maneira, qualquer pessoa que suspeite que seu blog ou site está passando por uma tentativa de ataque desse tipo, deve imediatamente entrar em contato com o suporte do Google Ads para tomar as medidas necessárias nesse caso, sem correr  o risco de prejuízos financeiros e mesmo da exclusão de sua página da internet.

Agora que você sabe o que são os cliques inválidos do Google Ads e quais são as formas de cliques que são considerados pela plataforma como inválidos, melhore suas estratégias e fuja desse tipo de ação. Isso irá impedir que seus ganhos sejam afetados, além de garantir a qualidade e segurança do seu site para o Google, até mesmo com um aumento de sua relevância na plataforma.

Para garantir um maior número de visitantes e, consequentemente, mais atenção para os anúncios da sua página, um conteúdo de qualidade é extremamente importante. Entre em contato com a RedaWeb agora mesmo pelo site, ou pelo telefone 0800 750 5564, e assine um dos diversos planos de produção de conteúdo disponíveis. Escolha aquele que melhor atenda às suas necessidades e o público-alvo.