Entenda por que você deve investir na otimização do seu site

O investimento em SEO deve estar inserido na estratégia de marketing digital para seu site ser encontrado por meio de pesquisas. Maior parte do tráfego vem pelo Google e outros buscadores, por isso é preciso preparar as páginas para aparecerem nos resultados.

Você deve ter percebido que há muitas formas de atrair tráfego para seu site, mas só as pesquisas em buscadores levam um grande número de visitas. As técnicas de SEO permitem que seu conteúdo esteja entre os primeiros resultados de pesquisas, porque elas preparam suas páginas para isso.

SEO significa Search Engine Optimization. Trata-se de um conjunto de estratégias para você fazer seu site aparecer nas buscas relacionadas ao seu negócio. 

Veja, abaixo, 10 vantagens de investir na otimização do seu site para SEO.


1. Crescimento do público

Sabemos que as pessoas estão procurando conteúdos sobre seu ramo de atuação, utilizando palavras-chave sobre seu negócio. Elas querem informações. Então por que não dar a elas? Se você não fornecer esse conteúdos, outros irão. 

Se um dos objetivos da empresa é ter mais visitas nos sites ou blog, o SEO é a principal ferramenta para atrair os pesquisadores do Google. É praticamente impossível aumentar o público sem investir na otimização do seu site.


2. Maior fonte de leads

A estratégia de marketing digital busca a obtenção de leads, que são os possíveis clientes para seu negócio. E a maior fonte de leads é o Google, pois a maioria dos usuários de internet utiliza este buscador para encontrar soluções para problemas específicos.

Ou seja, você pode atrair aquele público que busca as soluções que sua empresa oferece. Você pode até atrair tráfego por meio das redes sociais, mas normalmente o volume é pequeno. Se você deseja chegar a um grande público que precisa do seu negócio, os buscadores são o melhor caminho.


3. Tráfego qualificado

O SEO permite que você esteja posicionado em pesquisas direcionadas à conversão. Ou seja, você consegue obter tráfego qualificado, pois atrai o público apto a converter. Como seu site estará otimizado para os potenciais clientes, você acaba atraindo pessoas prontas a fechar uma compra.

Por essa razão, o tráfego que vem do Google é mais qualificado. Você consegue se posicionar para quem realmente quer gastar dinheiro com seu negócio.


4. Economia no investimento

SEO é bastante econômico em comparação com outras estratégias de marketing digital. O sucesso do trabalho depende mais do tempo e da consistência, e menos do dinheiro. Você começa a ter resultados em alguns meses de trabalho contínuo, sem precisar de investimentos constantes.

Por isso, o Retorno Sobre Investimento (ROI) costuma aumentar quando um dos focos da sua estratégia é o SEO. O trabalho de longo prazo fortalece cada ação do marketing digital, de modo que você, pouco a pouco, constrói autoridade gastando pouco.


5. Autoridade da marca

Se estiver bem posicionado para as palavras-chave relacionadas à sua marca, você ganha autoridade no setor. Basicamente, o público entende que seu site é uma fonte de conhecimento sobre o assunto e uma relação de confiança é criada.

Quando precisar de uma solução, o cliente irá se lembrar da sua marca. Além disso, um bom posicionamento fortalece o posicionamento no mercado. O próprio Google entende que seu site é uma fonte confiável sobre o assunto, já que a autoridade é um dos fatores de posicionamento.


6. Melhora da experiência do usuário

Hoje, a experiência é um dos fatores mais importantes para a criação de fidelidade à marca. Os consumidores preferem empresas que trazem outros valores além do bom preço. Querem se envolver na compra. Além disso, na internet, o usuário quer o melhor resultado de pesquisa o mais rápido possível. 

O SEO permite que você prepare a página para esse usuário. Você adapta o site para o que ele deseja e se posiciona para ser encontrado rapidamente. Ou seja, quando o assunto é um produto que comercializa, você oferece solução rápida e excelente experiência.


7. Competitividade

A principal razão para não negligenciar SEO é o fato de que seu concorrente utiliza. O nicho de atuação do seu negócio está sendo explorado na internet, então você tem um concorrente digital. Entende a importância? Se você não se posicionar na rede, outra empresa irá atrair o potencial público.

E cada vez mais o SEO é local, ou seja, as pessoas buscam estabelecimentos e empresas próximo de onde moram. O concorrente do seu bairro estará lá, nos primeiros resultados do Google, se você não se posicionar. O SEO é um dos fundamentos para manter a competitividade no ambiente online.


8. Estratégia de longo prazo

O SEO é uma estratégia de longo prazo. E por mais que sua estratégia invista em PPC e anúncios imediatos, você precisa ter um plano para manter o negócio envolvido com o potencial cliente. Como os buscadores continuarão sendo utilizados, investir na otimização do seu site para o Google se torna imprescindível.

Na hora de estruturar uma estratégia de marketing de longo prazo, é impossível não colocar o SEO como uma das etapas. Ao melhorar o site, preparar cada página e divulgar o conteúdo, você permite que sua marca esteja nas pesquisas ao longo do tempo.


9. Adaptação ao usuário

A ligação do usuário com os resultados do Google é grande. Eles confiam no buscador e, por isso, o resultado normalmente reflete o que o usuário deseja. Há uma ligação entre a satisfação do seu cliente com os resultados do Google.

Portanto, o SEO acaba sendo uma ferramenta para medir a satisfação do seu cliente. Quando sua página está entre as primeiras, significa que, ao menos em conteúdo, você está fornecendo o que seu cliente deseja.


10. Melhora do seu e-mail marketing

A estratégia de marketing de conteúdo depende do SEO para atrair os públicos que desejam descobrir e conhecer novos assuntos. São esses “curiosos” que você levará através da jornada de compra. No entanto, a atração do público apto a entrar no seu funil de vendas depende dos mecanismos de busca.

Por isso, toda estratégia de e-mail marketing depende de SEO para um excelente resultado. Quanto mais público você atrair, maior o número de leads quentes, ou seja, aqueles que estão mais dispostos a adquirir seu produto ou serviço. O Google se torna um pilar da estratégia de obtenção de público qualificado.

Dito isso, é fundamental entender que SEO é uma das estratégias elementares para o marketing digital. Sem investir na otimização do seu site, dificilmente você obtém excelentes resultados. Acesse o site da RedaWeb ou ligue 0800 750 5564 para assinar um plano de produção de conteúdo e obter todos os benefícios listados acima!