5 erros que você pode estar cometendo ao produzir conteúdo

É cada vez maior o número de empresas que investem em uma boa presença digital para reforçar sua marca e conseguir melhorar seus resultados através de um bom alcance na internet. Porém, imaginar que apenas estar presente na rede e compartilhar propagandas de sua empresa será o suficiente é um dos maiores erros que podem ser cometidos por qualquer empresa.

Mais do que mostrar sua marca para o público, é preciso investir em estratégias de marketing digital, que permitem atrair a atenção das pessoas para os seus produtos e serviços. Dentre as diferentes estratégias de marketing digital, uma das mais eficientes é o marketing de conteúdo, que funciona através do compartilhamento de conteúdo que ofereça informações relevantes às pessoas sobre o seu segmento comercial.

Desta forma, o marketing de conteúdo vai muito além de uma simples propaganda ou exposição de sua marca, pois permite que sua empresa se torne mais importante ao público por transmitir estas informações. Isto faz com que as pessoas vejam mais em sua empresa do que a simples busca por dinheiro, o que também resulta em uma maior aproximação do público com a sua marca e gera melhores resultados de vendas e lucros.

No entanto, embora seja uma estratégia muito eficiente, o marketing de conteúdo pode apresentar alguns problemas que comprometem os seus resultados e fazem com que menos pessoas se interessem pela sua empresa, seus produtos e serviços. O principal problema que este tipo de ação pode enfrentar são os erros durante a produção de conteúdo, que levam seu material a uma qualidade final muito inferior ao desejado.

Assim, é preciso saber não apenas corrigir seus erros, mas também identificá-los a tempo de serem corrigidos, antes que sua estratégia de marketing seja baseada em conteúdos fracos e que não possuem nenhum efeito sobre seu público-alvo.


Os principais erros cometidos ao se produzir conteúdo

Confira, a seguir, quais são os principais erros que você pode estar cometendo na sua produção de conteúdo e que atrapalham completamente a sua estratégia de marketing de conteúdo:

1 – Não conhecer o seu público-alvo

Um dos piores erros que se pode cometer ao produzir conteúdo é não conhecer o público-alvo, pois isto leva a produções muito genéricas e que não agradam a ninguém de forma efetiva. Assim, seu conteúdo não apresenta os resultados esperados e limita de forma muito forte o seu alcance, uma vez que poucas pessoas irão se interessar em consumir o que você produzir.

Uma das melhores maneiras de evitar este tipo de erro é a criação de personas que representem o seu público-alvo. Isto torna seu trabalho muito mais eficaz, pois é produzido especificamente para o público a quem você deseja atingir, de acordo com os interesses e necessidades destas pessoas que poderão se interessar nos produtos e serviços oferecidos por sua empresa.

2 – Produzir textos muito longos

Entre os erros que podem ser cometidos na produção de conteúdo, um dos mais comuns é a produção de textos muito grandes. Embora algumas pessoas ainda associem textos longos a uma maior qualidade, isto possui um efeito completamente oposto, pois faz com que os leitores percam o interesse e não consumam seu conteúdo de forma completa.

Assim, um texto mais enxuto, mas que contenha informações relevantes para o seu público, poderá apresentar resultados muito melhores do que textos excessivamente longos e cansativos.

Outra forma de evitar este tipo de erro é utilizar algumas imagens ao longo de seu conteúdo, pois além de ilustrar seu texto, podem ser utilizadas para transmitir informações importantes e ajudar a reduzir textos muito longos.

3 – Não possuir originalidade em seus conteúdos

A produção de conteúdos requer sempre originalidade em seu trabalho, pois é isso que irá diferenciar o seu conteúdo dos demais, especialmente de sua concorrência, de modo que a sua originalidade fará com que o público escolha pela sua empresa no momento de suas compras.

Para manter uma boa originalidade, é importante saber diferenciar a busca por fontes de informações de plagiar conteúdos já existentes. O plágio é uma prática ilegal e completamente abominável, que pode fazer com que se perca completamente a credibilidade de sua empresa, o que significa que é preciso sempre buscar fontes confiáveis, mas jamais copiar o seu trabalho, e sim inspirar-se para produzir o seu próprio conteúdo, com originalidade.

4 – Não ter um objetivo ao produzir seu conteúdo

A produção de conteúdo deve ser feita sempre com um objetivo bem definido, para que assim você saiba o que deve produzir de fato. Ou seja, não basta escrever apenas para ter algo para compartilhar em suas páginas, redes sociais e sites, por exemplo. É preciso escrever para informar pessoas a respeito de algo, destacar importância de produtos, entre outros possíveis objetivos.

Desta maneira, além de conhecer seu público, reunir boas fontes e informações que permitam produzir seu próprio conteúdo, é preciso saber o que você quer conseguir com seu conteúdo, de forma a produzir um material de qualidade e voltado a cumprir seu objetivo, não apenas para preencher espaço em páginas na internet.

5 – Focar seu conteúdo apenas na busca por uma boa colocação nos resultados do Google

O Google é o maior site de buscas da internet, utilizado por mais de 95% dos internautas, e um bom posicionamento em seus resultados de busca pode representar um maior número de acessos em seu conteúdo. Porém, é importante produzir seu conteúdo de forma agradável para o público, e não apenas voltado para o site de buscas.

O uso de palavras-chave, por exemplo, deve ser incorporado ao seu conteúdo de maneira natural, para que não o torne chato, cansativo ou repetitivo para os leitores. Desta forma, é melhor obter aceitação do público, que levará sua página a um maior destaque no Google em algum tempo, do que conseguir destaque muito rapidamente, mas com uma baixa aceitação de seu conteúdo, o que pode ser prejudicial para sua empresa.

Para garantir o sucesso de seu marketing de conteúdo, além de evitar estes erros, é importante também que se consiga unir relevância, atratividade e qualidade em seus conteúdos, para que sejam muito melhores para o público e possam render bons resultados para sua empresa. Entre em contato com a RedaWeb pelo site www.redaweb.com.br, ou pelo telefone 0800 750 5564, e assine um dos planos de produção disponíveis, para ter certeza de que seu público receberá sempre o melhor conteúdo possível!