Especialização em SEO? Confira a grade de estudos da área

O marketing digital é, hoje, uma das áreas mais promissoras do mercado de trabalho. Isso ocorre por diversos motivos: a internet ganha cada vez mais importância como ferramenta de promoção; as ações requerem menos investimentos quando comparadas às do marketing tradicional; suas ferramentas podem servir como diferenciais competitivos para as empresas se destacarem da concorrência; dentre outras.

No entanto, trata-se de uma área muito abrangente, na qual atualizações ocorrem constantemente. Para ficar atualizado, a melhor escolha é investir em cursos de especialização, e um dos mais importantes é, sem nenhuma dúvida, a em SEO (otimização para mecanismos de buscas).

Mesmo que haja ótimas empresas especializadas na produção de conteúdo, coração de qualquer estratégia de SEO, a exemplo da RedaWeb, que oferece pacotes profissionais de criação de conteúdos com o melhor custo/benefício do mercado, é fundamental que os profissionais de marketing digital conheçam os conceitos basilares de SEO para que as estratégias possam retornar os melhores resultados possíveis.

Para ter maior embasamento no momento de escolher o curso que melhor se adapta às suas necessidades, preparamos uma listagem com as principais disciplinas que compõem os cursos de especialização em otimização para mecanismos de busca. Dessa maneira, você saberá não só quais conteúdos estudar, como também as competências e habilidades que irá adquirir ao final do curso. Mas, antes, é necessário conhecer o perfil predominante dos cursos.


Perfil e mercado de trabalho do curso de especialização em SEO

Como a ferramenta está diretamente relacionada ao marketing digital, o principal objetivo do curso é preparar o aluno para planejar, executar e monitorar todas as atividades envolvidas em um plano de SEO, tendo como principal objetivo melhorar o posicionamento dos sites nos mecanismos de busca, levando a maior tráfego e permitindo que os visitantes entrem no funil de vendas. 

Justamente por esse objetivo, o curso possui um caráter prático, ou seja, todos os conteúdos vistos serão aplicados em situações da vida real, fazendo com que os alunos tenham uma visão completa e estratégica sobre o processo SEO e suas dimensões basilares (técnica, conteúdo e autoridade), tendo sempre em vista os objetivos almejados pelos clientes.

Dessa maneira, o curso não tem como foco apenas a produção de conteúdo - apesar do conteúdo ser um dos componentes principais do SEO. Na prática, sua produção é terceirizada para empresas especializadas. O que realmente é necessário é que os profissionais de SEO compreendam todo o processo e implementem ações de maneira estratégica. Assim, cabe muito mais ao profissional um papel de estrategista do que de executor.

O mercado de trabalho para os especialistas em SEO é extremamente promissor, pois o marketing digital se tornou requisito obrigatório para todas as empresas que desejam ser bem-sucedidas no mercado digital, independente do porte e ramo de atuação.

O profissional formado no curso pode atuar tanto como colaborador de uma única empresa, contratado em regime CLT, quanto como freelancer, prestando serviços para diversas empresas.


Grade curricular padrão

Existem diversas instituições de ensino que oferecem cursos de capacitação em SEO em diversas modalidades e com duração variada. Essas instituições podem ser formais, ou seja, faculdades e universidades reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação), ou informais, como empresas especializadas em marketing digital que também oferecem capacitação profissional aos interessados. No escopo deste artigo, estamos tratando do primeiro tipo de instituição.

De maneira geral, a grade conta com as disciplinas listadas abaixo.

Bloco 1: fundamentos e planejamento do SEO

Como o próprio nome indica, trata-se de um bloco introdutório que visa apresentar aos alunos os conceitos basilares de SEO, para que possam ter uma visão holística sobre o processo. 

Como o SEO está diretamente relacionado com o comportamento do usuário online, esse bloco também pode incluir algumas disciplinas de caráter psicológico, relacionadas ao comportamento do consumidor, e de caráter econômico, relacionadas ao funcionamento e dinâmicas do mercado.

Dessa maneira, as disciplinas desse bloco são:

  • Conceito de SEO;
  • Conceito de motores de busca;
  • Comportamento online do consumidor;
  • Conceito de otimização de sites e blogs;
  • Conteúdo e palavras-chave;
  • Principais métricas utilizadas em SEO.

Bloco 2: introdução a programação

Como todas as atividades que envolvem SEO se dão na web, é fundamental que os profissionais tenham conhecimentos básicos em programação, em especial programação front-end (interface do usuário).

Isso ocorre porque diversas métricas estão diretamente relacionadas com a usabilidade dos sites. Tempo de carregamento da página, que deve ser inferior a 2 segundos, qualidade das imagens utilizadas, arquitetura do site, que deve proporcionar uma navegação intuitiva e facilidade na localização de informações são apenas alguns exemplos.

As disciplinas mais frequentes neste bloco são:

  • HTML;
  • CSS;
  • Javascript e/ou jquery.

Bloco 3: aplicação de SEO na otimização de sites

Trata-se do bloco mais prático do curso, no qual os conhecimentos adquiridos nos blocos anteriores são postos em prática.

É nesta fase que se costuma realizar a elaboração de um plano de SEO propriamente dito, considerado como o documento mais importante na prática profissional, pois estabelece os objetivos que se deseja alcançar, as estratégias que serão utilizadas para alcançá-los e as métricas que serão empregadas na mensuração dos resultados.

Além disso, é realizada a utilização das principais ferramentas disponíveis para SEO, como aquelas utilizadas para elencar palavras-chaves, a exemplo do Google Trends; e daquelas responsáveis pelo monitoramento e mensuração dos resultados dos sites, como o Google Analytics.

Dentre as disciplinas se incluem:

  • Dimensões de um plano de SEO;
  • Elaboração de um plano de SEO;
  • Trabalho com as tags do site;
  • Trabalho com o conteúdo do site;
  • Trabalho com links internos e externos;
  • Utilização de ferramentas analíticas. 

Bloco 4: pesquisa

Todos os cursos de especialização em instituições de ensino superior reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação) preveem que o bloco final do curso consista em uma pesquisa realizada pelos alunos e embasada nos conhecimentos adquiridos no decorrer do curso.

Assim, quando o curso de especialização em SEO é realizado em Universidades e faculdades tradicionais, esse último bloco inclui disciplinas como:

  • Metodologia do trabalho científico;
  • Projeto de pesquisa I;
  • Projeto de pesquisa II.

É necessário destacar que os blocos e disciplinas apresentados acima são usuais para cursos de especialização em SEO, mas a configuração do curso pode variar muito conforme a instituição de ensino e corpo docente.

Assim como os demais cursos de especialização, este costuma ter duração aproximada de dois anos e pode ser cursado na modalidade presencial, semipresencial ou EaD (educação a distância). Mais uma vez, a oferta de cada uma dessas modalidades varia conforme a instituição de ensino.

Caso queira saber mais sobre SEO e possibilidades de formação na área ou deseja contratar um plano de criação profissional de conteúdos, contate a RedaWeb pelo site ou pelo telefone 0800 750 5564.