Estratégia de marketing de conteúdo: conheça os principais métodos de planejamento

Planejamento de marketing de conteúdo é essencial para a sua estratégia decolar. Não tem jeito!

Não adianta ter uma boa história para contar se não é aquilo que o seu público está buscando, tampouco entregar o conteúdo que ele quer, mas de uma maneira incorreta.

Planejar significa pensar antecipadamente e tomar decisões que irão beneficiar a sua campanha, além de atrair e qualificar leads.

Conheça os principais métodos de planejamento para implementar na sua marca ainda hoje. Confira!

1 - Entenda o que o seu público quer

O passo inicial para estruturar uma campanha de marketing de conteúdo é compreender o que o seu público está procurando!

Essa pesquisa de mercado irá fornecer insights valiosos e responder algumas perguntas essenciais que muitos profissionais acabam deixando de lado, comprometendo seus esforços, como por exemplo:

  • O meu público costuma ver vídeos?
  • Ele consumiria um e-book de 10 mil palavras?
  • Um artigo curto é mais convincente para a minha buyer persona?
  • As redes sociais são uma ferramenta de comunicação para a minha empresa?

Todas essas características irão guiar a sua estratégia, informando qual linguagem deve ser utilizada, qual é o tamanho ideal dos seus artigos e até mesmo quais as melhores plataformas para disponibilizá-lo. 

A importância de criar conteúdo

Para o seu público a sua empresa não é apenas um lugar para comprar produtos. Hoje em dia, as marcas precisam investir em conceito, geração de valor e cultura.

As empresas precisam transparecer os seus valores para conquistar um público fiel, caso contrário serão apenas outras peças no mercado saturado de concorrentes. 

O conteúdo é a maneira mais eficiente de demonstrar o seu conhecimento sobre a área de atuação. Portanto, entregar o que o público busca é o melhor dos métodos de planejamento para estratégia de marketing de conteúdo. 

Como investigar o público

Essa é a etapa mais manual do marketing digital. Você precisa efetivamente ir atrás do público e estudar tendências.

Aqui vão algumas dicas básicas para compreender o comportamento do seu lead em potencial:

  • Visite redes sociais dos concorrentes diretos;
  • Converse abertamente com os consumidores sobre os seus desejos de consumo;
  • Procure pessoas reais similares a sua persona;
  • Acompanhe tendências de mercado;
  • Esteja atento aos serviços que o seu negócio mais realiza e produtos mais vendidos.

É um trabalho de autoconhecimento e, principalmente, pesquisa de mercado. Quanto antes você prestar atenção no público, mais cedo irá entregar exatamente o conteúdo que ele precisa.

2 - Metodologia do Funil de Vendas

Os consumidores que entram em contato com o seu negócio, seja através da internet ou até mesmo visitando o estabelecimento, não estão todos prontos para comprar, essa é uma verdade!

Dessa maneira, o marketing criou um sistema chamado funil de vendas que serve para classificar os consumidores de acordo com o estágio em que se encontram. Basicamente, acontece dessa maneira:

  • Topo do funil são as pessoas que estão identificando que tem um problema;
  • Meio de funil é formado por quem busca alguma solução;
  • Fundo de funil é composto por aqueles que encontraram uma solução e ela está na sua marca.

É preciso analisar cada etapa de maneira independente para compreender como o seu conteúdo deve ser estruturado. Por exemplo: imagine que o seu site não está gerando leads. A solução seria uma agência de marketing digital! Mas, por quê?

O porquê é respondido pela estratégia de marketing de conteúdo da agência.

Um artigo de topo de funil seria mais longo, explicando a sua situação e contando quais as possíveis razões pelas quais os leads não convertem. 

Assim que você avançasse para a etapa seguinte, reconhecendo o problema, iria para um conteúdo informando quais são as melhores maneiras de atrair clientes e fidelizá-los. No fim, seria levado ao site de uma agência que atende todos os critérios que você percebeu nessa jornada. Isso se chama gerar valor. 

O método de planejamento do funil de vendas é aquele que estrutura conteúdos capazes de responder às dúvidas dos usuários e educá-los, além de apresentar as soluções que o seu negócio oferece.

Essa metodologia é tão eficaz que se estende para outras áreas do marketing digital. Trata-se, na verdade, de acompanhar todo o processo de negociação, desde a ideia inicial até a conclusão.

Dessa maneira, o lead é naturalmente guiado para o carrinho de compras, aumentando as chances de voltar a fechar negócios.

 3 - Análise de plataformas

O terceiro método que deve ser levado em conta é a análise de plataformas ou a escolha dos canais que irão veicular o seu conteúdo. Isso é essencial.

Pense no YouTube. É uma rede social de vídeos, então esse deve ser o seu conteúdo. Não um artigo longo, apenas uma descrição sucinta e de valor. Por outro lado, vídeos são extremamente pesados para um site, então o seu blog se dará melhor com um conteúdo muito bem escrito. 

Ainda, as redes sociais são lugares que os usuários não estão acostumados a ler, então nelas você irá disponibilizar chamadas para o seu site, e assim por diante. Conhecer a plataforma é tão essencial quanto criar o conteúdo!

Além do mais, é essencial investigar as métricas que indicam os resultados, que são diferentes para cada situação apresentada. Esses indicadores geram dados e informam o quanto a sua estratégia de marketing de conteúdo está gerando leads e se eles são consistentes.

A periodicidade importa

Outro dado importante a ser analisado, e que varia de acordo com a sua estratégia, é a periodicidade de publicação.

Marketing de conteúdo não se trata de publicar um conteúdo e ponto final. Na verdade, é preciso ser constante e atualizar a sua página em intervalos fixos e determinados. E-mail marketing, por exemplo, exige uma periodicidade maior que vídeos, mas menor que contato em redes sociais. Tudo irá depender dos seus objetivos e estratégias utilizadas.

O conteúdo é por nossa conta

Buscamos apresentar os três principais métodos de planejamento de estratégia de marketing digital, de modo que você possa começar hoje mesmo.

Essa é uma campanha que requer cuidado e atenção, mas pode trazer grandes lucros ao seu negócio. No entanto, você pode deixar tudo por nossa conta!

Nós da RedaWeb somos um time de mais de 400 redatores e jornalistas profissionais e queremos ajudar o seu negócio a crescer e se posicionar como uma referência no mercado através de conteúdos ricos e de valor.

Nossos clientes já experimentaram um crescimento de 250x no número de visitas mensais em suas páginas. Venha fazer parte desse sucesso! Entre em contato hoje mesmo através do 0800 750 5564, ou acesse a nossa página para conhecer os planos que oferecemos.