ambiente digital

A cada ano, o ambiente digital influencia mais nossas vidas. Estamos mais conectados, utilizando uma gama cada vez maior de serviços e aprendendo novas linguagens.

Essa realidade também influencia a forma de fazer negócios, o modo como consumimos e, consequentemente, o Marketing precisa acompanhar essas tendências para assegurar que as empresas continuem crescendo.

Se você deseja saber quais estratégias adotar para sua empresa ter prestígio no ambiente digital, não pode deixar de ler o conteúdo que separamos para você.

Primeiro de tudo: o meio digital é sua nova vitrine

Faça um exercício mental: imagine o meio digital como uma vitrine. Mas, no lugar de expor apenas seus produtos, você também expõe a imagem da sua empresa, sua marca, sua conduta quanto ao público.

Vamos mais longe: o meio digital é uma vitrine interativa. Então, não se trata de jogar informações sobre o consumidor. Nessa nova realidade, ele pode interagir com você.

Esse exercício é uma simplificação para compreender melhor o que considerar sobre o ambiente digital.

Com a internet e as mídias sociais, esse espaço vem se consolidando como canal de vendas e de marketing. Por isso, estar presente no meio digital não é mais opção, e sim uma obrigação da empresa que deseja se manter competitiva e crescendo.

É preciso ter um site atrativo, cuidar do posicionamento nos mecanismos de busca, ter perfis nas redes sociais e abrir quantos caminhos forem necessários para se comunicar com o seu público.

O marketing na Era Digital

No ambiente digital, como já dissemos, não se trata mais de uma via de mão única. O consumidor também interage e produz conteúdo sobre os seus produtos e serviços, sobre a sua empresa.

Além dos perfis pessoais, há uma série de canais que podem ser utilizados pelos consumidores para deixar opiniões e relatar experiências com sua organização, o que influencia — e muito — outros compradores a buscarem ou não o que seu negócio tem a oferecer.

Em compensação, boas impressões são recompensadas: quando um cliente está satisfeito com a sua empresa, participa ativamente da sua divulgação, fornece informações valiosas para a criação de novos produtos e serviços e contribui para o seu sucesso.

Essa realidade traz novos desafios para o Marketing. Algumas das estratégias mais tradicionais, como a análise SWOT e o composto de Marketing continuam sendo extremamente relevantes e amplamente utilizadas, mas em um cenário muito mais complexo.

Estamos diante de um novo tipo de consumidor, que é mais exigente, mais imediatista e fluente nas ferramentas que utiliza para navegar nesse meio.

Aprender como aplicar estratégias de marketing no ambiente digital é essencial para agradar seu público e conquistar prestígio.

E, já que estamos falando de prestígio, o primeiro passo para consegui-lo é se fazendo presente. Isso porque a presença digital tem uma relação direta com a decisão de compra. Veja mais a seguir.

Presença digital e decisão de compra

Se fazer visível é um passo importante para atrair novos clientes e, mais do que isso, um grande passo para iniciar uma relação com eles.

Estar presente através do seu site ou de perfis em redes sociais é uma forma de permitir que seu público conheça sua marca, seus produtos e serviços. 

Como já apontamos, estratégias tradicionais do marketing ainda funcionam de maneira eficaz em meio digital. A análise SWOT, por exemplo, ainda é uma boa forma de organizar seu negócio.

Também chamada de análise FOFA, a análise SWOT trata de identificar as forças e fraquezas da sua empresa e também as oportunidades e ameaças que ela encontra.

O desafio no cenário digital é compreender como não perder clientes quando eles são a todo momento bombardeados de informação; e o que é relevante para motivar suas decisões.

Seguem valendo estratégias que sempre existiram no marketing, mas num mercado muito mais complexo. Não dá para esperar seu cliente vir até você, é preciso ir até ele.

Se antes as empresas satisfaziam seus clientes através de meios tradicionais como a televisão, rádio, jornais, revistas e outros, com a internet o comportamento do consumidor mudou e o marketing acompanhou esse processo.

Um indivíduo acorda de manhã e já executa suas tarefas rotineiras espiando as redes sociais. Estratégias de Marketing Digital inserem sua marca nesse cotidiano e, assim, surgem novas métricas.

Novas métricas geradas pelo meio digital

Com a nova realidade trazida pelo ambiente digital, surgem novas formas de calcular a influência exercida pela sua empresa no mercado e o seu prestígio vai estar diretamente ligado a essas métricas.

No meio digital é possível calcular com precisão quantos visitantes um determinado site possui, de onde vieram, para onde foram e características como de onde são, quantas páginas visitaram, dentre outras informações.

Então se você faz, por exemplo, uma publicação no Instagram, pode medir suas curtidas, comentários e compartilhamentos. E, se sua publicação tiver um link específico direcionando a um produto, é possível verificar quantas pessoas foram levadas a ele por esse link.

Medir esses valores também permite identificar forças e fraquezas, permitindo adaptar sua estratégia de marketing conforme as necessidades do seu negócio.

Marketing de Conteúdo

Se sua empresa está buscando uma forma de adquirir prestígio digital, uma solução inteligente é o Marketing de Conteúdo.

Não basta investir em um site e abrir perfis em redes sociais. Sua empresa precisa produzir conteúdo relevante e interessante para capturar a atenção do seu público.

Por isso, se você deseja obter prestígio no mercado, precisa compreender seus clientes, descobrir o que lhes interessa, o que os motiva e publicar conteúdo sobre isso.

Utilizando palavras-chave, é possível melhorar sua posição nos mecanismos de busca e tornar sua marca mais relevante. Além disso, publicar conteúdo agrega valor aos seus produtos e serviços.

Quando uma empresa publica sobre inovação, por exemplo, está comunicando a seus clientes que se preocupa em inovar. Quando produz conteúdo sobre o seu produto, demonstra conhecê-lo e transmite segurança.

Ao publicar conteúdo, uma empresa se mantém à vista, em evidência. Quanto mais publica, mais sólida a visão de seus clientes sobre seu conhecimento do setor. Essa estratégia afeta positivamente como seu público enxerga a sua marca.

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