Evite os principais erros de e-mail de marketing

O e-mail marketing é uma das principais ferramentas para o sucesso de uma estratégia de marketing. Sendo muito utilizado, também, como parte do Inbound Marketing, que pode elevar os resultados de sua campanha de maneira muito satisfatória.

Esta importância do e-mail marketing se deve a uma série de fatores, como a facilidade de se enviar e receber um e-mail, a possibilidade de envio para um grupo bastante numeroso de pessoas, um alcance muito grande, entre outros pontos que tornam esta opção bastante viável para todas as empresas.

No entanto, embora seja muito fácil enviar e-mail para seus clientes e leads, existem alguns erros comuns que podem fazer com que o seu e-mail marketing perca força, de maneira que deixe de levar estas pessoas a consumirem seu conteúdo, dificultando, por consequência, a venda de seus produtos ou serviços.

Assim, é importante saber quais erros evitar ao elaborar uma estratégia de e-mail marketing, o que pode fazer com que sua campanha seja muito mais efetiva. Conseguindo, assim, levar um maior número de clientes para a sua empresa, aumentando seus números de venda e elevando os seus lucros.

 

Os erros que você deve evitar em seu e-mail marketing

Como estes erros podem comprometer toda a sua estratégia e impactar de forma direta e negativa nos resultados de sua empresa, é essencial saber o que deve ser evitado de qualquer maneira na elaboração de seu e-mail marketing.

Assim, confira a seguir quais são os principais erros que não se deve cometer em uma campanha de e-mail marketing:


1. Deixar o assunto do e-mail muito longo

O assunto do seu e-mail é a primeira mensagem que seu cliente irá receber, sendo muito importante para que este se decida por visualizar ou não a sua mensagem.

Desta maneira, um assunto que seja muito extenso pode fazer com que o leitor não se interesse pela mensagem e opte por ignorá-la. Isto levará a um menor número de visualizações e um consequente consumo reduzido de seu conteúdo, diminuindo a quantidade de conversões.

Por isso, é fundamental escolher um assunto que gere o maior interesse possível em seu cliente. Sendo curto, de fácil compreensão e atrativo, para levá-lo a abrir a sua mensagem.

 

2. Utilizar um endereço de e-mail “no reply”

O principal foco da utilização de uma estratégia de e-mail marketing é fazer com que o cliente se sinta mais próximo de sua empresa e privilegiado, recebendo em primeira mão informações e conteúdos interessantes.

Ao utilizar um endereço de e-mail que termine com “no reply”, indicando ao cliente que este e-mail não deve ser respondido, esta impressão de proximidade irá se encerrar completamente. Isso faz com que o cliente tenha a sensação de estar conversando apenas com um robô, ou seja, de que ele não tem importância para a sua empresa.

A melhor opção, neste caso, é utilizar o e-mail normal da sua empresa, permitindo que os clientes respondam em caso de dúvidas ou quando quiserem mais informações a respeito dos temas abordados em seu e-mail. Assim, será possível criar uma proximidade com seu público e gerar uma maior atratividade para os seus conteúdos.

 

3. Falar muito de seus produtos e pouco de seu cliente

Obviamente, um dos maiores objetivos do e-mail marketing é expor os seus produtos e serviços para o público-alvo, elevando assim o seu número de clientes. Porém, focar suas mensagens apenas nos produtos é um dos piores erros que se pode cometer neste tipo de estratégia.

A melhor maneira de fazer com que o seu e-mail marketing seja melhor recebido pelo público é focar seu conteúdo no cliente e em suas necessidades. Desta forma, se concentre não apenas em expor o seu produto, mas sim em mostrar ao seu público como seus produtos e serviços podem ajudá-los em diversas situações.

Desta maneira, é possível fazer com que o cliente sinta que sua empresa não quer apenas vender, mas ajudar a resolver quaisquer problemas e situações nas quais seus produtos e serviços lhe sejam úteis.

 

4. Excesso de CTAs

O CTA (Call To Action) é essencial para o sucesso de seu e-mail marketing, pois é o que permite levar o leitor a realizar as ações desejadas no momento em que sua estratégia é elaborada. De uma maneira geral, o CTA é inserido no final de sua mensagem, fazendo com que o cliente leia todo o seu conteúdo e somente depois disso realize a ação desejada.

Porém, um erro comum é utilizar CTAs em excesso ao longo de sua mensagem, fazendo com que não se tenha um ritmo de leitura, ou levando o cliente a não realizar as ações esperadas devido a este excesso. Isso prejudica o objetivo de sua campanha e obtém resultados contrários ao desejado.

 

5. Falta de frequência no envio de mensagens

Um ponto importante em uma campanha de e-mail marketing é a frequência com que as mensagens são enviadas, pois isso cria um processo de rotina em seu público, que passa a saber quando suas mensagens serão enviadas, ampliando assim as chances de que seu conteúdo seja bem recebido e consumido de uma forma mais completa.

É importante ressaltar que esta frequência deve ser mantida, pois tanto um intervalo muito longo entre as mensagens quanto um envio excessivo de e-mails podem ser prejudiciais para sua estratégia.

Ao ficar muito tempo sem enviar mensagens, seu público passa a ter maior dificuldade em fixar a importância de sua marca, bem como o seu conteúdo pode ser facilmente esquecido. Em contrapartida, um envio excessivo de mensagens faz com que a caixa de mensagens de seus clientes seja abarrotada com seus e-mails, aumentando as chances de que elas sejam ignoradas, pois se tornam chatas e repetitivas ao público.

 

6. Erros de português em suas mensagens

A credibilidade é o maior trunfo de suas mensagens enviadas durante a estratégia de e-mail marketing. No entanto, essa credibilidade pode ser completamente perdida no caso de erros de português em sua mensagem.

Assim, é fundamental que todas as mensagens que serão enviadas por e-mail marketing sejam revisadas cuidadosamente antes de serem encaminhadas para a sua lista de clientes. Isto fará com que sua empresa transmita muito mais credibilidade para os clientes, elevando a atenção em suas mensagens.

 

Além disso, o conteúdo de suas mensagens também é muito importante, pois é o que leva os clientes a realizarem as ações desejadas. Para contar sempre com o melhor conteúdo em suas postagens e mensagens de e-mail marketing, entre em contato com a RedaWeb pelo site www.redaweb.com.br, ou pelo telefone 0800 750 5564, e conheça os planos de produção de conteúdo disponíveis que melhor atendem às suas necessidades!