Existe um tamanho certo para os posts no blog da empresa?
Com a importância cada vez maior da presença digital, e mais especificamente do marketing de conteúdo, muitas empresas investiram na produção de um blog ou site que pudesse representar sua marca no ambiente virtual. Desta forma, as empresas podem estar em contato direto com seu público e oferecer uma grande variedade de conteúdos, com informações relevantes a respeito de seu segmento.
Este tipo de estratégia faz com que as empresas conquistem resultados muito positivos, pois ao oferecer conteúdos em seu blog, podem divulgar seus produtos e serviços de uma maneira muito mais efetiva do que uma simples propaganda. Isto se deve ao fato de que, diferente da publicidade tradicional, com o marketing de conteúdo o público passa a ver sua marca com uma maior proximidade e importância, e não apenas como uma empresa que tenta vender seus produtos a qualquer custo.
Porém, para que o marketing de conteúdo possa ser efetivo, de fato, e oferecer melhores resultados para sua empresa, são necessários alguns cuidados especiais para que sua estratégia seja otimizada. Um destes cuidados, e algo que gera muitas dificuldades até para os profissionais, é conseguir adequar o tamanho de suas publicações no blog da empresa, para que sejam atrativas e interessantes ao público.
Este é um ponto muito importante dentro de sua estratégia, pois textos muito curtos podem fazer com que o público sinta falta de informações em seu conteúdo, enquanto textos muito longos podem sofrer com a popular enrolação, ou seja, um excesso de palavras e falta de informações relevantes. Além disso, um conteúdo que tenha o tamanho adequado conseguirá obter maior destaque nos sites de busca, como o Google, por exemplo, de forma que seu blog tenha um número ainda maior de acessos e visualizações.
Os diferentes tamanhos de posts e como escolher o melhor para o blog da sua empresa
Confira, a seguir, quais são os diferentes tamanhos de posts e a utilidade deles para o blog da sua empresa, de forma que você possa identificar qual a melhor opção para a sua estratégia de marketing de conteúdo e para obter melhores resultados:
1 – Posts com até 300 palavras
De maneira geral, os posts com até 300 palavras não possuem um bom destaque nos sites de busca. É importante ter em mente que os posts com até 300 palavras devem ser apenas conteúdos complementares dentro de sua estratégia, e não o tipo de post principal para o blog de uma empresa.
No entanto, embora não seja o principal tipo de conteúdo, os posts de até 300 palavras são bastante versáteis e permitem uma boa alimentação de seu público. Desta maneira, é possível utilizar este tipo de conteúdo para transmitir informações específicas para seus seguidores, como comentários a respeito de notícias, acontecimentos, clippings, ou mesmo opiniões curtas que servem para atrair a atenção do seu público e mantê-lo próximo de sua marca.
2 – Posts de 300 até 500 palavras
Por muito tempo os posts com tamanho entre 300 e 500 palavras foram considerados os ideais para os blogs, pois proporcionam uma leitura rápida, mas que contém uma boa quantidade de informações. No entanto, com a utilização dos blogs para um número cada vez maior de assuntos e um aprofundamento a respeito destes temas, esse tamanho de post pode fazer com que temas mais complexos fiquem superficiais, de modo que o público sinta falta de mais informações.
Assim, os posts com um tamanho entre 300 e 500 palavras são uma boa opção para temas que possam ser cobertos de forma rápida, com informações simples e diretas. Esse tamanho de post pode se encaixar muito bem em sua estratégia de marketing digital, pois é um bom tamanho para posts em blogs empresariais, que transmitem conteúdo de forma direta para seus clientes e seguidores, além de alimentar muito bem os leads de sua empresa.
3 – Posts de 500 até 2000 palavras
Este é o tamanho de posts mais utilizado no mundo todo pelos blogs de empresas, pois, diferentemente dos tamanhos anteriores, permite um melhor aprofundamento dentro de um determinado tema, de modo que as informações sejam mais detalhadas para o leitor. Isso faz com que o conteúdo neste tamanho seja mais completo e conquiste um maior destaque perante seu público, que tende a se interessar mais por estas informações mais detalhadas.
Outro ponto positivo nos posts desse tamanho é o maior destaque que seu conteúdo receberá dos sites de busca, que compreendem seu conteúdo como mais relevante para o público, de modo que tenha melhores posicionamentos nos resultados de busca. Porém, para que esses posts possam se encaixar ainda melhor em uma estratégia de marketing de conteúdo, é preciso fazer uso das técnicas de SEO, como palavras-chave, por exemplo.
4 – Posts com mais de 2000 palavras
Outra possibilidade de tamanho para posts no blog de uma empresa são os textos com mais de 2000 palavras, os quais necessitam de um trabalho ainda mais aprofundado e detalhado a respeito do tema abordado. Isto porque este tipo de post precisa de muito conteúdo e desenvolvimento para que não se torne apenas longo e tenha um aspecto de pouca atratividade para o público.
Também é preciso compreender que este tipo de post, com um tamanho muito maior que os demais, não deve ser utilizado de forma única pelo seu blog, pois é um consumo mais longo e demorado, que pode diminuir o alcance de sua página. Os conteúdos com mais de 2000 palavras podem ser uma boa maneira de variar as postagens de seu blog, ou mesmo de oferecer conteúdo especial para os seus seguidores, de forma esporádica.
Além disso, os conteúdos de mais de 2000 palavras podem ser trabalhados como conteúdo especial, ou mesmo disponibilizados por meio de downloads especiais para os clientes que se cadastraram em seu blog. Assim, tal conteúdo, muito mais extenso, é uma ferramenta que permite um trabalho diferenciado, que pode se encaixar muito bem em sua estratégia de marketing digital, pois pode ser utilizado de diferentes maneiras na promoção de seu blog em busca de melhores resultados de alcance.
Independente do tamanho escolhido para os posts de seu blog, é sempre importante conseguir reunir atratividade, relevância e qualidade em seus conteúdos. Para conseguir obter esta união, e oferecer os melhores conteúdos para os seus seguidores, entre em contato com a RedaWeb pelo site www.redaweb.com.br, ou pelo telefone 0800 750 5564, e assine um dos diversos planos de produção de conteúdos disponíveis!