Existem muitas vantagens para a sua empresa estar na web
Independentemente da área em que se atua, o mundo digital já conquistou o seu espaço em um cenário empresarial. Estar na web não é mais opcional, é indispensável!
Há inúmeras vantagens que a sua empresa colhe por estar na web da maneira correta, organizada e bem planejada. Quer conhecer todas essas vantagens? Então, vem com a gente que vamos lhe explicar ao longo deste artigo.
Estar na web é ser encontrado mais facilmente
Pense em você mesmo: quando tem qualquer tipo de dúvida e quer saber mais sobre o assunto, buscar uma solução ou até mesmo ter acesso a relatos de outras pessoas que estão na mesma situação que você, o que você faz? É bem provável que você tenha respondido: “procuro na internet.”
O Google recebe, segundo a Internet Live Stats, mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia. Imagine se a sua empresa não estiver pronta para aparecer em nenhuma dessas pesquisas?
Estar na web possibilita que pessoas que ainda nem conhecem o seu negócio passem a conhecê-lo, saber mais sobre a sua empresa, produto ou serviço. Novos contatos (leads) ou clientes que chegam pela internet têm custo baixo para a empresa, o que torna o fechamento de negócio ainda mais lucrativo.
Estar na web dá mais confiança ao usuário
Aqui, vamos descrever mais uma situação em que você provavelmente usa a internet para buscar algumas informações. Suponha que você busca a solução de um problema e algumas pessoas indicam uma empresa X. É bem provável que a primeira coisa que você fará é ir em busca do site e das redes sociais desta empresa.
Os simples fatos de estar na web e ter presença digital já oferecem maior confiança para usuários que buscam saber mais sobre o seu negócio. É claro, para que essa estratégia de fato funcione, você precisa de um planejamento bem feito sobre como você atuará nesta presença digital.
- Sites bem desenvolvidos;
- Informações claras e organizadas;
- Comunicação sem erros de português.
Todos esses são elementos básicos para iniciar uma boa atuação dentro do mundo digital.
Investir em Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo se tornou rei dentro das estratégias de Marketing Digital. Tudo o que consumimos na web hoje em dia é conteúdo, em diferentes formatos, sobre diversos assuntos.
O Google só consegue realizar um bom trabalho de busca porque tem muitas empresas e usuários sérios, produzindo conteúdo e postando diariamente.
Imagine se ninguém produzisse conteúdo, onde o Google poderia ir buscar os resultados para que ele pudesse ajudar o usuário que fez uma busca na ferramenta?
O Marketing de Conteúdo pode ser uma estratégia utilizada por 100% das empresas que estão presente na web. Por meio dele, o seu negócio poderá:
- Educar os usuários sobre como o seu produto ou serviço funciona;
- Preparar os leads para uma conversão de negócio menos custosa, mais rápida e eficiente;
- Economizar o tempo dos seus vendedores, pois eles entrarão em contato somente com leads que já estão maduros e mais preparados para comprar o que você vende;
- Quando bem planejado, colocar a sua empresa nas primeiras páginas do Google quando usuários fizerem buscas que a sua empresa pode ajudar;
- Criar autoridade no mercado que você atua, pois estará sempre produzindo e publicando assuntos relevantes para seu público;
- Em médio prazo, criar um posicionamento de marca perante os usuários, oferecendo-lhes mais confiança e gerando maior consciência de branding.
O Marketing de Conteúdo para dar resultados deve ser feito da maneira correta. Não é simplesmente começar a escrever sobre qualquer assunto. Há muita pesquisa de:
- Público-alvo;
- Persona;
- Dores e problemas dessas personas;
- Formato de comunicação;
- Tipo de linguagem;
- Técnicas de SEO;
- Estrutura de texto e conteúdo.
Se você não é da área de Marketing, é interessante buscar um parceiro, como uma agência de produção de conteúdo, para que possa lhe ajudar nesta jornada, aplicando o Marketing de Conteúdo da maneira certa no seu negócio.
Além disso, saiba que a produção de conteúdo exige tempo e, muitas vezes, as empresas não possuem recursos humanos suficientes para colocar a estratégia em prática.
Quando você contrata um parceiro, a sua empresa atua apenas como gerenciador e editor, fornecendo dados para os briefings e recebendo os conteúdos de qualidade, prontos para serem divulgados em blogs e outros canais de comunicação, como e-mail, redes sociais, landing pages, etc.
Estar na web oferece comunicação de duas vias
Acabou-se o tempo em que as marcas eram as únicas que falavam. Pense na seguinte situação: você abre o seu jornal de domingo e vê vários anúncios de diferentes marcas. Nesse tipo de comunicação, é só a marca que se comunica com você. O seu papel é receber a mensagem, sem ter, por meio do próprio jornal, uma via para se comunicar de volta com a marca.
A internet possibilita (ainda bem!) uma comunicação justa, direta e de duas vias. As marcas buscam na internet se engajar com os consumidores e também com outras marcas.
Elas se comunicam e os usuários interagem de volta, dando opiniões, elogios e sugestões sobre o que gostam ou não desta empresa, posicionamento, produto ou serviço. As interações podem vir por meio de mensagens privadas, comentários, reações à posts e repostagens de conteúdos.
O esperado é que as marcas conversem de volta com esses usuários, seja respondendo dúvidas, agradecendo os elogios e levando em consideração as sugestões que eles trazem.
Além disso, os meios digitais também viraram um meio de comunicação em que o usuário busca a solução de um problema que está tendo com a empresa. É fundamental que a marca preste a atenção neste pedido de ajuda e atue de forma direta para resolver esse problema e deixar o cliente feliz e satisfeito.
O tiro pode sim sair pela culatra, principalmente se a empresa não for honesta e não se comprometer a entregar aquilo que promete. Usuários ganharam voz e têm um poder muito grande perante a uma marca no mundo digital.
Isso, na verdade, é muito positivo, pois por meio de um trabalho sério e comprometido, as empresas conseguem um rápido posicionamento nas redes.
E então, vamos começar a trabalhar a sua presença digital para que a sua marca esteja na web da maneira correta? O Marketing de Conteúdo é uma ótima estratégia para começar a trilhar essa jornada digital.
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