Blog Existem muitas vantagens para a sua empresa estar na web

Existem muitas vantagens para a sua empresa estar na web

Existem muitas vantagens para a sua empresa estar na web

Independentemente da área em que se atua, o mundo digital já conquistou o seu espaço em um cenário empresarial. Estar na web não é mais opcional, é indispensável! 

Há inúmeras vantagens que a sua empresa colhe por estar na web da maneira correta, organizada e bem planejada. Quer conhecer todas essas vantagens? Então, vem com a gente que vamos lhe explicar ao longo deste artigo.

Estar na web é ser encontrado mais facilmente

Pense em você mesmo: quando tem qualquer tipo de dúvida e quer saber mais sobre o assunto, buscar uma solução ou até mesmo ter acesso a relatos de outras pessoas que estão na mesma situação que você, o que você faz? É bem provável que você tenha respondido: “procuro na internet.”

O Google recebe, segundo a Internet Live Stats, mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia. Imagine se a sua empresa não estiver pronta para aparecer em nenhuma dessas pesquisas?

Estar na web possibilita que pessoas que ainda nem conhecem o seu negócio passem a conhecê-lo, saber mais sobre a sua empresa, produto ou serviço. Novos contatos (leads) ou clientes que chegam pela internet têm custo baixo para a empresa, o que torna o fechamento de negócio ainda mais lucrativo.

Estar na web dá mais confiança ao usuário

Aqui, vamos descrever mais uma situação em que você provavelmente usa a internet para buscar algumas informações. Suponha que você busca a solução de um problema e algumas pessoas indicam uma empresa X. É bem provável que a primeira coisa que você fará é ir em busca do site e das redes sociais desta empresa.

Os simples fatos de estar na web e ter presença digital já oferecem maior confiança para usuários que buscam saber mais sobre o seu negócio. É claro, para que essa estratégia de fato funcione, você precisa de um planejamento bem feito sobre como você atuará nesta presença digital.

  • Sites bem desenvolvidos; 
  • Informações claras e organizadas; 
  • Comunicação sem erros de português. 

Todos esses são elementos básicos para iniciar uma boa atuação dentro do mundo digital.

Investir em Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo se tornou rei dentro das estratégias de Marketing Digital. Tudo o que consumimos na web hoje em dia é conteúdo, em diferentes formatos, sobre diversos assuntos.

O Google só consegue realizar um bom trabalho de busca porque tem muitas empresas e usuários sérios, produzindo conteúdo e postando diariamente.

Imagine se ninguém produzisse conteúdo, onde o Google poderia ir buscar os resultados para que ele pudesse ajudar o usuário que fez uma busca na ferramenta?

O Marketing de Conteúdo pode ser uma estratégia utilizada por 100% das empresas que estão presente na web. Por meio dele, o seu negócio poderá:

  • Educar os usuários sobre como o seu produto ou serviço funciona;
  • Preparar os leads para uma conversão de negócio menos custosa, mais rápida e eficiente;
  • Economizar o tempo dos seus vendedores, pois eles entrarão em contato somente com leads que já estão maduros e mais preparados para comprar o que você vende;
  • Quando bem planejado, colocar a sua empresa nas primeiras páginas do Google quando usuários fizerem buscas que a sua empresa pode ajudar;
  • Criar autoridade no mercado que você atua, pois estará sempre produzindo e publicando assuntos relevantes para seu público;
  • Em médio prazo, criar um posicionamento de marca perante os usuários, oferecendo-lhes mais confiança e gerando maior consciência de branding.

O Marketing de Conteúdo para dar resultados deve ser feito da maneira correta. Não é simplesmente começar a escrever sobre qualquer assunto. Há muita pesquisa de: 

  • Público-alvo; 
  • Persona; 
  • Dores e problemas dessas personas; 
  • Formato de comunicação; 
  • Tipo de linguagem; 
  • Técnicas de SEO; 
  • Estrutura de texto e conteúdo.

Se você não é da área de Marketing, é interessante buscar um parceiro, como uma agência de produção de conteúdo, para que possa lhe ajudar nesta jornada, aplicando o Marketing de Conteúdo da maneira certa no seu negócio.

Além disso, saiba que a produção de conteúdo exige tempo e, muitas vezes, as empresas não possuem recursos humanos suficientes para colocar a estratégia em prática. 

Quando você contrata um parceiro, a sua empresa atua apenas como gerenciador e editor, fornecendo dados para os briefings e recebendo os conteúdos de qualidade, prontos para serem divulgados em blogs e outros canais de comunicação, como e-mail, redes sociais, landing pages, etc.

Estar na web oferece comunicação de duas vias

Acabou-se o tempo em que as marcas eram as únicas que falavam. Pense na seguinte situação: você abre o seu jornal de domingo e vê vários anúncios de diferentes marcas. Nesse tipo de comunicação, é só a marca que se comunica com você. O seu papel é receber a mensagem, sem ter, por meio do próprio jornal, uma via para se comunicar de volta com a marca.

A internet possibilita (ainda bem!) uma comunicação justa, direta e de duas vias. As marcas buscam na internet se engajar com os consumidores e também com outras marcas. 

Elas se comunicam e os usuários interagem de volta, dando opiniões, elogios e sugestões sobre o que gostam ou não desta empresa, posicionamento, produto ou serviço. As interações podem vir por meio de mensagens privadas, comentários, reações à posts e repostagens de conteúdos.

O esperado é que as marcas conversem de volta com esses usuários, seja respondendo dúvidas, agradecendo os elogios e levando em consideração as sugestões que eles trazem. 

Além disso, os meios digitais também viraram um meio de comunicação em que o usuário busca a solução de um problema que está tendo com a empresa. É fundamental que a marca preste a atenção neste pedido de ajuda e atue de forma direta para resolver esse problema e deixar o cliente feliz e satisfeito.

O tiro pode sim sair pela culatra, principalmente se a empresa não for honesta e não se comprometer a entregar aquilo que promete. Usuários ganharam voz e têm um poder muito grande perante a uma marca no mundo digital. 

Isso, na verdade, é muito positivo, pois por meio de um trabalho sério e comprometido, as empresas conseguem um rápido posicionamento nas redes. 

E então, vamos começar a trabalhar a sua presença digital para que a sua marca esteja na web da maneira correta? O Marketing de Conteúdo é uma ótima estratégia para começar a trilhar essa jornada digital. 

Nós, da RedaWeb, ajudamos centenas de clientes a entregarem conteúdo de qualidade todos os dias. Ligue gratuitamente para o número 0800 750 5564 e vamos conversar sobre os planos de produção de conteúdo que cabem no seu orçamento.

Artigos relacionados.

Ver mais artigos
marketing-viral-entenda-essa-nova-estrategia marketing-de-precisao-estrategia-pode-melhorar-o-relacionamento-com-o-cliente a-importancia-do-publico-idoso-para-a-sua-empresa
Whatsapp
Ligue grátis 0800 750 5564
Ligue grátis 0800 750 5564