Blog Faça a pesquisa certa para criar conteúdos exemplares

Faça a pesquisa certa para criar conteúdos exemplares

Faça a pesquisa certa para criar conteúdos exemplares

Desenvolver conteúdos para blogs, sites, e-books, entre outros produtos midiáticos requer muito mais do que apenas seguir um modelo de produção, ou melhor, um processo previamente traçado, com início, meio e fim. 

Exige que se faça as pesquisas certas para se construir produtos exemplares, que envolvam, encantem e agreguem valor à marca de uma empresa. Para que entenda melhor, montamos este artigo. Confira!

O que é conteúdo dentro do marketing digital?

Podemos compreender o conteúdo como um produto do marketing de conteúdo, o qual é capaz de contribuir para que uma empresa alcance os seus objetivos no âmbito da web, como por exemplo, o aumento do número de clientes e de vendas. 

O conteúdo pode assumir formatos diversos, como imagem, texto, vídeo, infografia, roteiro, etc. Além disso, pode ter funções variadas, a depender dos interesses de uma empresa, a saber: 

Função educativa

Na função educativa, o conteúdo criado e promovido assume papel importante no processo de formação de um cliente ou potencial consumidor de uma marca. Aqui, criam-se conteúdos que dão dicas, orientações, contribuições gerais acerca do produto/solução do cliente, de modo a fazer com que este amplie seus conhecimentos. 

O foco central é educar o cliente e não necessariamente vender o produto/solução da marca. Um exemplo de conteúdo que tem a função educativa é o que ensina o cliente a usar eficientemente sua solução no dia a dia de sua empresa. Com isso, busca-se fazer com que ele alcance seus objetivos e melhore seus resultados. 

Função comercial 

A função comercial busca destacar os produtos ou serviços que uma marca fornece no mercado. Para isso, criam-se conteúdos que abordam as principais características de um produto e mostram a sua importância para o desenvolvimento de uma empresa.

O foco aqui é muito claro: vender os produtos/serviços de uma marca com o objetivo de aumentar a receita da empresa e, assim, fazer com que ela cresça mais. 

Um exemplo de conteúdo comercial é aquele que aborda o lançamento de um produto/solução ou o que descreve as principais características do produto, na aba que se destina à venda. Com mais informações diferenciadas a respeito do produto/solução, o cliente pode realizar a compra de forma segura. 

Função institucional 

O conteúdo também pode assumir a função institucional, ou seja, contribuir para que uma empresa venda melhor a sua imagem corporativa para o seu público consumidor ou de interesse. 

O conteúdo institucional é aquele que se atém ao perfil de uma empresa, como por exemplo, sua história, fundação, valores, filosofia, missão etc. O marketing de conteúdo institucional contribui para que uma empresa passe de forma mais atraente para o seu consumidor quem ela é e o que deseja ser ou atingir.

Processo de produção de conteúdo

O processo de produção de conteúdo é complexo e envolve várias etapas. No entanto, vale dizer que não se trata de um processo único, mas genérico, o que significa que algumas pessoas podem segui-lo, no entanto, outras não. A seguir, conheça melhor cada uma. 

Leitura do briefing

Pode-se dizer que o processo de produção de conteúdo começa quando o profissional responsável pela redação entra em contato com o briefing da pauta/conteúdo. 

É nesse documento que ele toma conhecimento das informações que deve seguir para que produza um conteúdo alinhado com os interesses do cliente. 

O briefing deve ser elaborado corretamente e com o máximo de informação, para que assim o redator não fique em dúvidas e crie um conteúdo exemplar. Nele deve constar: título da pauta; abordagem que se deseja para o assunto; palavras-chave primárias e secundárias; links de referências a respeito do assunto da pauta. 

Com um briefing completo, ou seja, com as informações fundamentais a respeito da pauta, o redator pode criar um conteúdo de sucesso, exemplar. 

Resolução de dúvidas/alinhamento de interesses

Às vezes, o documento que destacamos anteriormente não é feito da forma correta. Nessa situação, deve-se identificar as lacunas informacionais e corrigi-las imediatamente, para que o fluxo da produção do conteúdo não seja prejudicado. Muitas vezes, ele é preenchido pelos próprios clientes, que não têm muita afinidade com essa tarefa. 

Por essa razão, deve o redator identificar as lacunas e solicitar as correções, para que produza um conteúdo completo, correto e exemplar, que atenda perfeitamente aos interesses do cliente. 

Qualquer que seja a dúvida em relação ao conteúdo, ela deve ser sanada. É um caminho que pode levar o profissional a produzir conteúdos cada vez mais exemplares. 

Criação do conteúdo

Nessa etapa, inicia-se propriamente a produção do conteúdo. Ela pode ser dividida em quatro etapas, a saber: 

Estrutura do conteúdo

Um assunto pode ter vários vieses. Por exemplo: cultura brasileira. Sendo um tema genérico, pode-se abordar diversos aspectos em relação a esse assunto. Por isso, é muito importante que entenda qual é a intenção do cliente com aquele conteúdo e, a partir disso, deve-se estruturá-lo, criando tópicos e subtópicos. Definir a estrutura do conteúdo, que pode ser um texto, facilita a sua produção. 

Pesquisa e produção do assunto

É a pesquisa que faz em relação ao conteúdo solicitado que poderá garantir a produção de uma pauta exemplar: completa, atual e com informações relevantes. 

Independente do assunto do conteúdo, é possível realizar uma pesquisa profunda sobre ele, de modo a garantir uma abordagem diferenciada e completa, que o diferencie em um universo que é permeado por informações. 

Para isso, recomenda-se uma pesquisa de qualidade, como ler artigos científicos, pesquisas, estudos e relatórios produzidos pelos órgãos estatais de referência, como IBGE, universidades, OMS, ONU, etc. E, após isso, selecionar as informações mais importantes que possam ser trabalhadas na pauta. 

Ainda que seja uma prática comum, sugere-se não se basear somente em artigos de blogs, para evitar a duplicação de informações pouco relevantes para o seu público de interesse. 

Revisão

Após estruturar, pesquisar e criar o seu conteúdo, é importante que faça a sua revisão, não só gramatical, mas também de ideias. 

É uma maneira de produzir um conteúdo relevante, de qualidade e capaz de destacar o blog de sua empresa na web, que, como sabemos, é um ambiente extremamente lotado de informações em tudo que é lugar.

Dessa maneira, podemos dizer que contar com um conteúdo exemplar é condição indispensável para que a sua marca se destaque nesse mercado que é altamente competitivo. 

Gostaria de contar com um conteúdo exemplar, que seja capaz de fazer com que a sua organização alcance com maior velocidade os seus objetivos?

Em caso de resposta positiva, entre em contato com a RedaWeb. Somos uma agência de conteúdo com larga experiência no mercado. Ligue para 0800 750 5564 ou assine um de nossos planos de produção de conteúdo. 

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