criatividade a essência do seu conteúdo
Na era da informação investir em marketing digital tornou-se estratégia básica para chegar até o consumidor. Já que esse está marcando presença massiva na internet, é preciso aproveitar o meio para criar um relacionamento entre público e empresa. Mas simplesmente estar presente no ambiente online não é suficiente para estabelecer esse laço.  Ou seja, possuir um site funcional e distribuir pela internet banners anunciando o seu serviço ou produto dificilmente bastará para o sucesso.

O marketing sempre esteve ligado ao processo de identificar, antecipar e satisfazer as exigências de um determinado público-alvo. Na internet, é preciso aliar a sua presença a uma produção relevante de conteúdo a fim de captar a atenção das pessoas. O seu cliente precisa confiar em você e isso acontece quando ele percebe o seu conteúdo como valioso. Porque esse é um sinal de autoridade e domínio no seu campo de atuação.

Assim, é importante que aquilo que será postado no seu blog ou site agregue algum valor ao leitor. Isso significa que investir em quantidade e esquecer-se da qualidade provavelmente surtirá o efeito contrário ao desejado. Sobretudo porque a alta produção é inimiga do desenvolvimento de um material relevante. Esqueça a quantidade e faça da criatividade a essência do seu conteúdo, pois são os textos originais e que realmente sabem falar às necessidades dos clientes que geram fidelização.

Mas é evidente que ser criativo não é uma tarefa fácil. É preciso criar um bom referencial mental sobre o tema ou área de assunto dos seus conteúdos. Uma pesquisa aprofundada antes de se aventurar na escrita é fundamental tanto para entender o tópico a ser tratado, como para aprender com bons e maus exemplos. Se você possui algum conhecimento exclusivo sobre o seu métier, não deixe de compartilhar com os seus redatores ou profissionais de marketing – afinal pode parecer surpreendente, mas nem tudo na vida se encontra no Google.

O maior segredo para a criatividade, e consequentemente a essência do seu conteúdo, são as boas referências. Tudo o que nós consideramos como inovador ou original é muito mais fruto de estudo e de um bom embasamento, do que de ideias espontâneas que surgem sem conexões anteriores. Possua também alguém de confiança para avaliar o seu conteúdo antes de levá-lo ao público. É preciso ser criativo, mas lógico. O seu público precisa perceber por trás da sua originalidade a voz de uma razão. Isso se chama profissionalismo, e é o que conquista a confiança do cliente.

O seu tema é complexo? Ou então precisa de uma abordagem que vá além do superficial? Não queira produzir este conteúdo para ontem, então. Permita que essa ideia seja incubada. Esse período de maturação vai permitir que os caminhos originais para tratar do seu tema sejam encontrados. Se você vai delegar a criação do conteúdo, esse período continua sendo válido. Pois você poderá explicar com maior clareza aquilo que busca produzir.

O seu site ou blog é alimentado na sua própria empresa? Tenha atenção ao ambiente que você proporciona. Este vai influenciar diretamente na performance dos seus colaboradores. Se for necessário trabalho em equipe para a sua criação, mais motivos ainda para adequar o seu ambiente, a fim de criar sinergia entre as pessoas envolvidas. A criatividade também pode ser coletiva.

Uma dica que vale para qualquer estratégia de marketing, em qualquer meio, e que seguramente você já ouviu milhões de vezes é: conheça o seu público a fundo. Isso vai permitir o uso de referências do universo ao qual essas pessoas pertencem. Fãs de esportes? Há uma miríade de expressões e fatos que podem entrar no seu texto e criar certa cumplicidade com o leitor. Fãs da cultura pop? A mesmíssima regra. Quando você conhece o seu público e sabe do que eles gostam, fica mais fácil encontrar um modo criativo de se comunicar.

O marketing de conteúdo precisa atrair o interesse do leitor. Muito antes de pensar em vender, é preciso planejar como engajar e converter. Para conseguir estar a par do que pensam essas pessoas, é importante estar sempre atualizado. O ambiente digital pode trazer mudanças e flutuações sutis que precisam receber a sua atenção. Novas técnicas de marketing também surgem junto às inovações tecnológicas. Há vinte anos, quem diria que design responsivo seria tão importante?

Se o seu conteúdo é criativo, fica mais fácil se adaptar as mudanças que surgem a todo o momento no ambiente digital. Afinal, a criatividade é o motor da evolução. Quem quer estar no ambiente digital não pode ter medo do novo. O seu conteúdo nunca será original se não for baseado em um hábito enraizado de aprendizado constante. Quanto mais diferenciado e de qualidade o seu trabalho, mais à frente dos acontecimentos você estará. Isso significa que você nunca será pego de surpresa.

A criatividade deve ser não apenas a essência do seu conteúdo, mas a causa direta do seu sucesso. Inovação, transformação e persuasão são resultados de uma abordagem baseada na originalidade. Se você prestou atenção a todos os fatores já mencionados você abre as portas para fazer aquilo que ninguém fez ainda. A sua voz na rede será única. Não tenha medo de quebrar paradigmas. Se as suas referências corroboram soluções alternativas, mergulhe de cabeça e mostre a que veio.

Se o seu conteúdo for um exemplo de pensamento fora da caixa, o seu destaque entre a mesmice dos concorrentes será enorme. Os leitores na internet podem ver uma variedade enorme de conteúdos, mas, ainda assim, podem ser pegos de surpresa pelo diferente. Pense que se a sua comunicação é criativa, você oferece como que um presente para o seu cliente. É uma forma de surpreender positivamente e ganhar um espaço na conquista do público-alvo.

Mas não se cobre demais também para criar algo nunca visto, afinal criatividade é também melhoria. Você pode abordar uma ideia, técnica, ou tema partindo de uma ótica diferenciada. Pode ser que a sua forma de produzir esse conteúdo represente um aperfeiçoamento. Pense em dois professores diferentes tentando transmitir um determinado conteúdo. Um deles apresenta uma aula tradicional e burocrática, e causa pouco entendimento nos alunos. O outro, busca por formas diferentes de transmitir o seu conhecimento, valendo-se de analogias e das facilidades oferecidas pela tecnologia. O entendimento dos alunos será muito superior.

Em ambos os casos lidamos com a mesma matéria. E temos, em teoria, a mesma forma de comunicação – uma aula expositiva. No entanto, a forma como cada um lidará com o conteúdo e seus interlocutores mudarão drasticamente o alcance da informação. É justamente assim que funciona a criatividade dentro do marketing de conteúdo.

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