Faça da sua empresa uma produtora de marketing digital

O Marketing Digital é a sensação do momento e os ótimos resultados apresentados vêm motivando as empresas a aumentar anualmente o investimento em suas estratégias. A área é considerada uma das mais promissoras no futuro, com o surgimento de novas oportunidades e uma intensa procura por profissionais qualificados.

Com esse ambiente favorável, algumas empresas estão começando a investir em profissionais de marketing em sua empresa, organizando sua própria produtora. Como um empreendimento, o novo departamento requer planejamentos e objetivos claros para iniciar essa aventura, aliado a escolha de profissionais de qualidade para as funções.


O marketing digital no dia a dia

Com base no marketing tradicional, o ambiente digital ganhou vida própria com técnicas diferenciadas e específicas para as mídias da web. Seus impactos na sociedade foram tão relevantes que modificaram a forma como as marcas se relacionam com seus atuais e possíveis clientes, assim como alimentam a sua reputação no mercado.

A internet continua sendo um ambiente sedutor para os negócios. Cada vez mais inserida na vida das pessoas, que passam mais tempo online em laptops e redes móveis, é possível estudar, fazer compras, assistir filmes, jogar, fazer transações bancárias, manter contato com amigos e familiares e muito mais através das mais diversas plataformas digitais.

Com tantas oportunidades, pode parecer fácil conseguir um espaço para apresentar sua marca e captar novos clientes, mas rapidamente esse pensamento é frustrado com a ausência de resultados positivos. Sem um trabalho qualificado de marketing, realizado por profissionais que entendem todos os mecanismos digitais, a empresa amarga prejuízos e decepções.

Ainda assim, há empresas que acreditam ser possível não aderir ao marketing digital, por desconhecer sua potencialidade e acreditarem não ter recursos suficientes para o investimento. As pequenas e microempresas podem ser grandes beneficiadas pelas estratégias do marketing, mas precisam ser instruídas sobre sua importância.

Além de acreditar que o marketing digital requer um investimento alto, baseado em valores das mídias tradicionais, usam outras desculpas para adiar o investimento. Alegam que falta tempo, não há profissionais disponíveis na equipe, ou mesmo não sabem por onde começar e nem a hora certa.  

A percepção da necessidade de investir em marketing pode também fazer com que os gestores reavaliem os setores da empresa para a inclusão de uma produtora de marketing. Pode parecer mais oneroso os valores mensais a contratação de novos profissionais e o investimento no setor, mas os resultados positivos são estimulantes.


Como montar uma produtora de marketing na empresa

Tão veloz quanto as inovações tecnológicas, o marketing digital encontra novidades que alteram estratégias, criam especializações novas e impõem ao profissional constante atualização para não perder oportunidades valiosas. O mesmo ocorre com quem trabalha diretamente na empresa, envolvido com os procedimentos e mudanças cotidianas e que podem influenciar diretamente as estratégias em ação.

Mas, para ser eficiente, o departamento precisa ser bem estruturado. E o primeiro passo é analisar os objetivos que se deseja alcançar, aliado ao porte atual da empresa. Engloba também as metas em curto e médio prazo, para que se tenha uma real noção das suas perspectivas e preparo para absorver a demanda que pode surgir.

Uma empresa de pequeno porte não precisa de uma estrutura de marketing como a de uma multinacional e, naturalmente, ter um departamento ajustado a sua realidade é fundamental para realizar um trabalho adequado ao fluxo de trabalho e as metas. Uma empresa pequena não tem investimento suficiente para muitas contratações, mas sem um número mínimo de funcionários os trabalhos podem ficar prejudicados.

Evite os exageros ao montar o departamento e findar os recursos antes de colocar em prática os projetos. Assim como utilizar recursos de outros setores para cobrir investidas não planejadas e que podem comprometer as finanças globais da empresa. Saber quais os profissionais necessários para o departamento e que sejam capazes de executar as ações depende mais dos objetivos que se tem na empresa.

As principais funções do profissional de marketing são:

  • Social media: responsável pelas páginas nas redes sociais, cuida não só das publicações como dos anúncios e métricas;
  • Analista de SEO: otimiza o site nas plataformas de busca, para alcançar as primeiras posições em pesquisas por palavras-chave;
  • Analista de marketing: responsável pelo planejamento das campanhas, administra crises e toma decisões sobre o resultado das mensurações;
  • Redator: produz os conteúdos publicados nos canais de comunicação;
  • Designer: cria a identidade visual da empresa nos meios digitais e na composição dos conteúdos através de imagens e vídeos;
  • Diretor de conteúdo: elabora as pautas e analisa o que foi feito para adequá-lo ao perfil da persona.

Para determinar os profissionais que trabalharão no departamento, identifique os desafios do setor, o perfil desejado para cada vaga, quantos e quais profissionais devem ser necessários e busque um processo de seleção que possa avaliar com praticidade e eficiência os candidatos.

Ao montar a equipe, é preciso avaliar as necessidades do marketing da empresa. Um ponto importante é consolidar o ambiente digital na empresa, alinhando sites, blogs e páginas em redes sociais. Caso ainda não faça parte de nenhuma plataforma, o novo departamento de marketing avaliará os melhores caminhos a serem tomados num planejamento mais minucioso sobre o público-alvo e os objetivos da empresa. O planejamento também deve incluir o foco em aumentar a geração de leads dentro de um prazo viável, através de ações diretas dentro dos canais de comunicação escolhidos.

Atrair clientes novos no marketing digital tem uma relação direta com o marketing de conteúdo. Afinal, ter um blog e uma página numa rede social só pode gerar resultados se oferecer ao visitante um conteúdo de qualidade, que seja capaz de atraí-lo e se tornar referência sobre o assunto escolhido.

A criação de conteúdos para serem publicados obedece às expectativas do seu público-alvo. Após pesquisas e a identificação dos objetivos da marca, se define os temas mais adequados e que correspondam a similaridade do negócio. A constância em manter publicações relevantes, criadas com exclusividade para o canal de comunicação e com fontes reais e autênticas, permite que a marca se torne referência sobre o assunto e supere sua concorrência no mercado.

A internet está cada vez mais presente na vida das pessoas e o marketing digital vem crescendo na mesma velocidade em que cresce o número de usuários. As empresas estão atentas sobre isso e preocupadas em elaborar estratégias assertivas e que sejam capazes de atrair novos clientes para seu negócio. Para saber mais sobre marketing digital ou assinar um plano de produção de conteúdo, ligue para nós no 0800 750 5564.