Faça do seu blog uma fonte de renda

Um desejo comum para muitas pessoas é o de ganhar dinheiro fazendo aquilo que gosta, como escrever sobre assuntos de seu interesse. Neste ponto entram os blogs, que são uma grande possibilidade em que qualquer pessoa pode produzir conteúdo a respeito de um assunto que entende.

Mais do que isso, os blogs podem ser ainda uma boa fonte de renda, o que torna possível aliar uma atividade que traga satisfação pessoal com o ganho financeiro. Desta maneira, os blogs são uma excelente ferramenta que pode fazer este desejo - de unir o útil ao agradável - se tornar uma realidade.

Porém, os modos como um blog pode se tornar uma fonte de renda ainda são desconhecidos por muitas destas pessoas, uma vez que o mais comum é compreendê-los como uma página voltada apenas para o compartilhamento de conteúdos relacionados a um determinado tema.

Assim, é preciso que se conheçam as diferentes maneiras possíveis que permitem fazer o seu blog ser uma fonte de renda, com a escolha pelo modo que melhor se adapta ao seu trabalho, bem como ao público, evitando que isto interfira na qualidade ou no conteúdo, mantendo-o interessante e atrativo aos seus seguidores.


Como fazer do seu blog uma fonte de renda?

Como citado anteriormente, existem diferentes maneiras de fazer com que o seu blog seja uma fonte de renda. Sendo assim, veja a seguir algumas formas de ganhar dinheiro com o seu blog: 


1- Venda de produtos digitais

Uma das principais maneiras de fazer o seu blog ser uma fonte de renda é por meio da venda de produtos digitais. Isto é possível especialmente para os blogs que já possuem um bom número de visitantes diários, pois irá tornar a sua divulgação destes produtos ainda maior.

Esta venda pode ser feita de duas maneiras distintas, sendo de produtos próprios, como e-books, por exemplo, ou ainda de produtos de terceiros, rendendo assim comissões sobre estas vendas. Para anúncios de produtos de outras pessoas é possível fazer parte de programas de afiliados, que ampliam o alcance dos seus anúncios, bem como apresentam uma grande diversidade de publicidade feita em seu blog.

No entanto, é sempre importante que os anúncios de produtos digitais sejam relacionados ao tema de seu blog, pois isto evita que se tornem estranhos para seu público, o que pode impactar até mesmo a credibilidade da sua marca.

2- Conteúdo exclusivo para assinantes

Outra maneira muito positiva de se obter renda por meio de um blog é com a produção de conteúdos que sejam exclusivos para assinantes de seu blog. Isto gera um aspecto ainda mais positivo e profissional para o seu blog.

Para que esta estratégia tenha sucesso, no entanto, é preciso que seu blog já esteja há algum tempo no ar, possua um número relevante de seguidores e credibilidade em seu segmento, pois assim o seu conteúdo exclusivo será atraente ao público.

O conteúdo exclusivo é oferecido apenas para aqueles seguidores que obtiverem uma assinatura de seu blog, com o pagamento de um valor periódico, que pode ser mensal, trimestral ou até mesmo anual, por exemplo. Com esta assinatura, estes seguidores terão acesso a todo o conteúdo de seu blog, enquanto aqueles que não forem assinantes terão restrições a algumas postagens e conteúdos.

É importante, porém, que seu blog não tenha apenas conteúdos exclusivos, pois as postagens abertas são muito importantes para atrair novos seguidores e continuar apresentando seu trabalho ao público. Uma restrição total poderia tornar seu blog pouco interessante a novas pessoas, restringindo assim a sua possibilidade de ganhos financeiros.

3- Conteúdo publicitário

Uma das maneiras mais eficazes para conseguir transformar seu blog em uma fonte de renda é por meio de conteúdo publicitário, feito para divulgar ou promover uma marca - o que pode ser feito tanto de maneira direta quanto indireta.

Também conhecido como Branded Content, este tipo de conteúdo pode ser realizado de duas maneiras diferentes: ser produzido pela própria marca ou apenas divulgado e patrocinado por ela.

É sempre importante ressaltar que, neste tipo de conteúdo, as marcas divulgadas devem estar relacionadas ao conteúdo de seu blog. Um blog que fala sobre esportes, por exemplo, não deve apostar em conteúdo publicitário sobre eletrodomésticos, pois estes anúncios não seriam bem aceitos pelo público, limitando assim suas possibilidades de venda. Já um conteúdo bem encaixado em seu blog pode ampliar as chances de patrocínio sem afetar a credibilidade de sua página.

4- Serviços de consultoria

Com o crescimento de um blog, é bastante provável que se conquiste uma grande credibilidade e autoridade com relação à sua área de conhecimento. Isto abre a oportunidade de uma nova forma de tornar seu blog uma fonte de renda: o serviço de consultoria.

Este tipo de serviço pode ser oferecido aos visitantes de seu blog, que irão pagar para contar com seu serviço. Um blog que fale sobre nutrição, por exemplo, pode oferecer ajuda aos visitantes para que consigam controlar melhor a sua alimentação.

Neste tipo de estratégia, é possível ainda colocar a opinião destes clientes como conteúdo de seu blog, demonstrando aos demais seguidores que sua consultoria é positiva e captando um número ainda maior de clientes.

Independentemente de qual a estratégia escolhida por você para conseguir transformar o seu blog em uma nova fonte de renda, é sempre muito importante ressaltar que ganhar dinheiro por meio de um blog exige bastante trabalho e dedicação, pois, como mencionado, a maioria destas estratégias começa a mostrar resultados depois de um tempo, com a conquista de um bom número de seguidores.

Assim, coloque o seu conhecimento em prática e crie seu blog na área em que se sente mais confortável. Elabore boas estratégias para que seu blog, em pouco tempo, possa se tornar um negócio e uma boa fonte de renda.

Um conteúdo de qualidade é essencial para o sucesso de um blog, pois, em qualquer segmento, é isso que irá atrair a atenção do público e fazer com que se conquiste seguidores para seu blog. Para contar sempre com o melhor conteúdo em qualquer tema, entre em contato com a RedaWeb pelo site ou pelo telefone 0800 750 5564, e conheça os diversos planos de criação de conteúdo. Escolha aquele que melhor se adeque às suas necessidades!