Blog Faça do seu e-book uma ferramenta estratégica para o marketing de conteúdo

Faça do seu e-book uma ferramenta estratégica para o marketing de conteúdo

Faça do seu e-book uma ferramenta estratégica para o marketing de conteúdo

As empresas vêm apostando cada vez mais no marketing digital para alcançar leads e potencializar seus negócios. E para isso dar certo, o conteúdo é primordial. É ele o responsável por transmitir a mensagem desejada pela empresa aos seus clientes e futuros clientes, de forma que os leve para uma ação específica. Para isso, chamamos de marketing de conteúdo.

Dentro do marketing de conteúdo, existem diversas estratégias e ferramentas capazes de atingir o público-alvo e a persona do negócio. Dentre elas, podemos citar o e-mail marketing, que estabelece uma comunicação mais direta, personalizada e constante com o destinatário, além de newsletters, e-books, entre outros. 

De maneira geral, trabalhar o conteúdo dentro e fora do site da empresa é primordial para levar assuntos pertinentes, interessantes para o seu público e persuasivos em relação à empresa.

tas utilizam a internet como forma de absorver conteúdos diversos, sem precisar adquirir na maioria dos casos, e nem andar com eles embaixo do braço. Por isso, os livros eletrônicos, chamados de e-books, têm se tornado cada vez mais populares entre pessoas de diferentes idades.

Existem e-books sobre os mais variados assuntos, mas sempre com o objetivo de entregar, de maneira eletrônica, um conteúdo completo sobre determinado assunto. No caso do marketing de conteúdo da sua empresa, essa é uma ferramenta poderosa para a entrega de conteúdo aos seus clientes e futuros clientes.


O que é um e-book?

E-book, como já dito, é um livro eletrônico, que pode ser baixado ou comprado na internet por pessoas que têm interesse em determinado assunto contido no mesmo. É como se fosse um livro comum, porém, lido de forma eletrônica.

Os mesmos podem ser baixados e lidos em computadores, PDFs, leitores de livros digitais ou até mesmo celulares e tablets que suportem esse recurso. Basta arrastar para o lado para ler a próxima página!

Além de ser prático para o leitor, para o escritor essa é uma facilidade e tanto para publicá-lo. Quando um livro é impresso, o custo da impressão pode ser um empecilho para escritores que não dispõe de recursos necessários. Ou há um grande investimento inicial por parte do mesmo e de algum patrocinador, ou cada cópia é impressa sob demanda, exclusivamente para um leitor específico. Se essa dificuldade existe, publicar e-books é simples e barato, uma vez que não há custo de impressão.

Apesar disso, mesmo aqueles escritores que possuem capital para seus lançamentos impressos, também estão optando por disponibilizar suas obras no ambiente virtual, como forma de e-book, uma vez que essa é a tendência do mundo da literatura contemporânea. 

Por não haver esses custos em relação à impressão do livro, o preço para adquirir um e-book também é menor para os consumidores, além de não ser um arquivo pesado para download, o que permite baixar vários ao mesmo tempo.


O e-book no marketing de conteúdo

Por ser um poderoso formato de compartilhamento de conteúdo, os e-books fazem parte da estratégia do marketing de conteúdo. Eles são responsáveis por levar informações relevantes para o seu cliente e poderosos para engajar leads, ou seja, clientes com potencial de compra.

Podemos afirmar que o e-book funciona como uma moeda de troca no marketing digital. Geralmente, o mesmo é oferecido para o público em troca de informações e dados para aprimorar a estratégia do marketing digital. Como grande parte é oferecida gratuitamente, a maioria dos internautas não vê problema em informar seus dados em troca de conteúdo de qualidade.

Sem dúvidas, um e-book pode trazer diversos benefícios para a sua empresa e para as estratégias de venda, como o inbound marketing, por exemplo. Isso porque ele tem duas funções primordiais para esse processo: gerar autoridade e leads.

Ao oferecer um conteúdo rico em informações autorais, sobre assuntos pertinentes e atualizados sobre um setor, a sua empresa adquire autoridade no ramo em que atua. A partir do momento em que seus clientes e futuros clientes baixam o seu e-book, eles percebem o quanto a sua empresa se importa com a entrega de conteúdos de qualidade e o quanto é referência no mercado. Isso acaba por gerar mais leads para o seu negócio.

Além disso, ao oferecer um e-book em um e-mail marketing, por exemplo, além de estreitar o relacionamento com os clientes, você filtra quem realmente está interessado em seus produtos ou serviços.


Como usá-los em sua estratégia?

O primeiro passo para fazer um e-book é pesquisar os assuntos de interesse do seu público. Monitore comportamentos dos seus clientes, os assuntos mais buscados na web, as demandas dos internautas, a linguagem utilizada por eles, entre outros detalhes.

Em suma, os e-books devem tratar de um tema que seja relevante para os possíveis clientes da empresa. Para isso, precisam ser claros, objetivos e de fácil leitura para o seu público. O ideal é que o assunto abordado seja linkado com os serviços e produtos da empresa, de forma que os especialistas da empresa demonstrem o quanto suas soluções agregam ao leitor.

Desenhe qual será a estrutura adotada, qual assunto, qual persona ele será direcionado e o tamanho do mesmo. Procure não deixá-lo muito longo, pois uma leitura mais rápida é a melhor opção, principalmente no dinamismo de hoje em dia. Não se esqueça de revisar bem o conteúdo para não deixar nada passar. É melhor pecar pelo excesso de cuidado!

O apelo visual também é fundamental, por isso, mostre a imagem do seu produto e capriche no layout. Isso estimula a atração e posterior conversão.


Como oferecer para o público?

Você pode usar o e-mail marketing e trabalhar como moeda de troca. O cliente informa seus dados para conseguir baixar o conteúdo em uma landing page criada em seu site ou blog. A partir do momento que o internauta acessa sua página, ele também poderá visualizar a landing page com o formulário para baixar o e-book.

Você pode também ofertar o e-book em um e-mail marketing, solicitando as informações e devolvendo o e-mail com o e-book anexo. O mais importante é que o e-book chegue para o seu cliente e, em troca, ele lhe forneça informações relevantes para sua estratégia.

Para sua divulgação, não deixe de compartilhar o anúncio do seu e-book em todos os meios possíveis, como blogs e mídias sociais, incentivando o internauta a entrar em seu site para baixá-lo.

Nos posts do seu site ou blog, você pode inserir um Call to Action (CTA) em determinado conteúdo, convencendo o cliente de que o seu e-book pode complementar o seu conhecimento, levando-o para a página de download. Deve-se utilizar uma frase que reflita a ação desejada e não simplesmente um “Clique aqui”, que acaba por não estimular a ação.

Precisa aprimorar o conteúdo da sua empresa?  Acesse o site da RedaWeb ou ligue para 0800 750 5564, caso queira assinar um plano de produção de conteúdo.

Artigos relacionados.

Ver mais artigos
inbound-x-outbound-saiba-quais-sao-as-vantagens-de-desvantagens-de-cada-estrategia saiba-como-restaurar-os-rankings-perdidos-no-google tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-marketing-de-conteudo
Whatsapp
Ligue grátis 0800 750 5564
Ligue grátis 0800 750 5564