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Facebook Marketing: Guia prático de estratégias para o Facebook

Facebook Marketing

Para uma estratégia eficiente de marketing de conteúdo sua empresa precisa estar presente na maior rede social do mundo! Neste artigo você confere algumas dicas para utilizar melhor o Facebook...

O Facebook é a rede social mais utilizada no Brasil: de cada 10 brasileiros conectados, 8 estão presentes nele. São 99 milhões de usuários ativos todos os meses e 89 milhões que utilizam os dispositivos móveis para acessar. Diante da magnitude dessa rede (não apenas no Brasil, mas no mundo todo), o seu potencial como ferramenta de marketing tem sido intensamente explorado.

Outro dado interessante: em 2015, mais de 70% dos analistas de marketing afirmaram que as redes sociais haviam se tornado cruciais para as campanhas de marketing. Algumas pesquisas mostram que elas podem oferecer uma taxa de conversão 100% maior do que os canais de marketing tradicionais.

Usar o Facebook como suporte para realizar estratégias de marketing é praticamente obrigatório para as empresas se manterem no mercado atual. E isso, na maioria das vezes, independe do público-alvo, visto que essa é uma rede social altamente democrática, que reúne homens e mulheres de todas as idades, regiões, classes socioeconômicas e padrões de comportamento.

Mas, na prática, como pensar e executar estratégias para o Facebook?

Assuma sua identidade

O primeiro passo é ter uma página específica para a empresa (fanpage). Utilizar o perfil pessoal para divulgar a marca traz resultados muito limitados, além de não ser uma abordagem profissional. Portanto, se o seu negócio ainda não tem uma fanpage, já sabe qual é o primeiro passo a ser dado.

Em segundo lugar, de nada adianta apenas criar a página. A identidade visual é extremamente importante: coloque uma foto de perfil, de preferência o logotipo da empresa, e uma imagem de capa, que também tenha ligação com o seu negócio. Elabore um primeiro post de apresentação, convidando as pessoas para acompanharem a página.

Ainda falando sobre identidade, ela deve estar presente sempre: se a sua empresa tem um perfil mais sofisticado e dialoga com um público desse padrão, esse tom precisa se refletir nas postagens. Isso não significa escrever em uma linguagem rebuscada, porque as redes sociais têm justamente a finalidade de aproximar quem as utiliza. Mas não adianta querer utilizar um jeito mais cômico se isso não combina com a sua marca, não vai funcionar.

Autenticidade é algo muito importante na internet, especialmente no marketing digital. Mostrar a essência da empresa é a melhor maneira de atrair um público qualificado, ou seja, pessoas que realmente tenham potencial de se tornarem clientes.

Publique diariamente

O Facebook é uma rede social muito dinâmica e não faz sentido manter um perfil por lá se a frequência de postagens for baixa. No entanto, há de se ter cuidado: publicar muitas coisas no mesmo dia pode fazer com que uma postagem tire o foco da outra, ou seja, impedir que o internauta possa visualizar tudo. É por isso que uma atualização por dia é um bom número caso o número de seguidores de sua página não seja muito grande.

Importante: a frequência deve ser mantida inclusive nos finais de semana e feriados, que é quando as pessoas têm mais tempo de acessar a rede e consumir mais conteúdo. A ideia é que sempre que um usuário estiver navegando pelo seu feed de notícias, ele possa ver algo sobre a sua empresa, para que vá assimilando a marca gradativamente.

É interessante que você deixe as postagens programadas para serem publicadas em momentos que você ou sua equipe não estejam trabalhando. (Você sabia que a RedaWeb pode publicar os textos produzidos direto em sua fanpage? Nos planos Avançado e VIP você conta conosco também para publicar o conteúdo em seu site, blog, página do Facebook, perfil do Twitter ou Instagram; clique e confira!)

É claro que apenas publicar não é o suficiente. Uma das maiores vantagens do Facebook, enquanto ferramenta de marketing, é deixar o cliente mais próximo da empresa. Para que isso possa acontecer, alguém precisa ficar de olho nos comentários e mensagens privadas que a página recebe, para dar um retorno aos seguidores. Atualmente, uma das coisas que mais tem o potencial de prejudicar a imagem de uma marca é quando ela não atende os clientes no ambiente virtual ou quando ocorre algum tipo de grosseria por algum atendente. Portanto, designe alguém para ficar responsável pelo gerenciamento da fanpage.

Fortaleça a sua marca

É evidente que postagens de interação (aquelas de bom dia ou desejando um bom final de semana, por exemplo) contribuem com a criação de proximidade com o público, mas se você quer usar o Facebook como ferramenta de marketing, não pode deixar de focar na sua marca. Divulgue produtos, serviços, faça promoções exclusivas para os seguidores da página e invista em marketing de conteúdo, seja com o conteúdo no próprio Facebook ou divulgando links dos posts do seu blog.

Substitua os textos longos e cansativos, que são pouco atrativos, por imagens, vídeos curtos e outros recursos visuais. Pense que, quando a pessoa estiver na timeline, algo precisa lhe chamar a atenção, para que ela pare e veja com calma do que se trata. O famoso “textão” no Facebook nem sempre traz bons resultados, porque a própria correria do cotidiano impede que os internautas tenham tempo para isso.

Além disso, você está disputando a atenção de cada seguidor com todos os outros amigos e páginas que ele acompanha. Por isso, na hora de evidenciar a sua marca, criatividade é a palavra de ordem.

Utilize as métricas para acompanhar resultados e traçar novas estratégias

O Facebook disponibiliza uma série de métricas que permitem que os administradores da página possam fazer um diagnóstico completo dela e usar isso para traçar estratégias. As principais são:

  • Alcance: uma visão geral sobre quantas pessoas visualizaram a página. É possível medir tanto o alcance orgânico quanto aquele que foi obtido com anúncios pagos;
  • Likes: as famosas “curtidas” mostram quantas pessoas estão de fato interessadas em seu conteúdo. Fique atento, sobretudo, a quem retira o like e tente identificar um padrão de “descurtidas”. Verifique o que foi postado/comentado nos dias que tiver muitas “descurtidas”;
  • Pessoas falando sobre isso: é a categoria que mensura as interações de pessoas com a página, englobando compartilhamentos, comentários e citação da página no último mês;
  • Taxa de rejeição: mede quantas pessoas ocultaram publicações e denunciaram a página. Aqui também é possível ver quantos seguidores deixaram de curtir a fanpage;
  • Engajamento: envolve cliques, curtidas (nos posts), comentários e compartilhamentos, sendo que cada ação tem um peso diferente. Um compartilhamento vale mais do que um like, por exemplo. É uma métrica bem completa e que não pode ser ignorada.

Enfim, o ideal é que se faça um acompanhamento semanal dessas métricas e sempre guarde os relatórios para poder comparar e mensurar quais as estratégias de marketing de conteúdo estão surtindo efeito. Conte sempre com a RedaWeb para traçar uma estratégia eficiente de marketing de conteúdo para o Facebook. Basta se cadastrar e escolher um de nossos planos =)

Mas, seja qual for o seu negócio, você deve investir na presença da sua marca no meio digital. E, quando falamos nisso, significa que as redes sociais são algumas das principais ferramentas usadas para atrair cada vez mais clientes. Porém, mexer no Facebook envolve muito mais coisas do que somente postar e curtir. No caso das empresas, existem inúmeras opções para fazer com que alcancem o resultado esperado através do Facebook.

E, por mais que você já esteja no ambiente online, é possível usar ações do marketing tradicional para se destacar e atrair ainda mais clientes para o seu negócio. Tudo de forma simples e prática.

Como fazer marketing no Facebook

Através do Facebook, você pode não só marcar sua presença no meio online como também aumentar suas vendas sem precisar gastar muito com a divulgação da sua empresa. E tudo começa com o passo a passo que diremos a seguir:

1. Crie uma página

Estar presente no Facebook de forma correta é fundamental para o sucesso das ações que você vai realizar. E investir em criar uma página nessa rede social só tem benefícios. O primeiro deles é que a página permite que você impulsione publicações ou até mesmo a própria página.

Para quem não sabe, através das campanhas do Facebook você pode alcançar as pessoas ideais e que realmente vão ter interesse na mensagem que será apresentada. Mas vamos falar melhor sobre as campanhas no decorrer do texto.

Outra vantagem de investir em ter uma página é por meio das avaliações. Todo cliente que tiver uma experiência com a sua empresa pode colocar uma espécie de recomendação na página. Se o seu negócio estiver realizando um bom atendimento, os elogios servirão para atrair mais pessoas para conhecer o que você tem a oferecer.

Agora, se tiver alguma crítica em relação ao seu negócio, você deve usá-la a seu favor e do cliente. Em primeiro lugar, leia com atenção e evite levar para o lado pessoal. Quando estamos à frente do negócio, essas observações negativas podem parecer que são pessoais, mas, na verdade, correspondem ao seu negócio.

Quando receber uma crítica, analise o que está sendo dito e tenha uma comunicação clara e objetiva com a pessoa. Veja o que pode ser feito para amenizar a má impressão causada e, assim, reverter isso. Ignorar essas críticas negativas ou ofender os clientes podem prejudicar seriamente a imagem da sua empresa.

Isso sem falar que criar uma página, ao invés de um perfil no Facebook, dá mais credibilidade ao seu negócio. E isso pode ser a diferença entre o seu cliente comprar de você ou do seu concorrente.

2. Use as informações a seu favor

Agora que uma página foi criada, coloque todas as informações relacionadas ao seu negócio. Isso tudo é importante para o usuário conhecer melhor sobre o que é a sua empresa e ainda acessar seu site.

3. Use o marketing de conteúdo

Independente de qual seja o seu negócio, você deve sempre apostar no conteúdo como uma ferramenta eficaz para atrair e reter os usuários na página. Com uma informação interessante, essas pessoas ficam cada vez mais na sua página e absorvem ainda mais o que é a sua marca. E disso para concluir uma compra é um pulo.

Além disso, mesmo que você impulsione as publicações, com um conteúdo interessante você não precisa gastar dinheiro sempre para que os seus fãs sejam impactados por aquele post. Ainda que tenham algumas mudanças constantes no Facebook, um bom conteúdo voltado para o perfil certo de cliente é garantia de sucesso.

Dicas para melhorar o marketing no Facebook

Se você já investe em estratégias de marketing no Facebook, mas ainda não tem nenhum resultado, você deve ficar atento a algumas dicas que vão te ajudar a direcionar melhor o conteúdo e ter o resultado esperado.

- Defina a persona do seu negócio: quando você identifica a persona do seu negócio, você compreende melhor como atingir aquela pessoa com o conteúdo e a forma certa. Por exemplo, se a sua persona tem um dia a dia agitado e não tem tempo de ficar lendo pelo celular, vale a pena investir em vídeos para passar a mensagem.

Se você ainda não definiu a sua persona, comece agora. Com as informações que você tem, crie um perfil. Assim fica mais fácil criar conteúdo sabendo ao certo para quem vai direcionar essa informação.


- Segmentação: quanto mais segmentado for o seu conteúdo e a sua campanha, maiores são as chances de você atingir o cliente ideal tanto no momento da compra quanto nos outros. Nesse caso, menos é mais.

Plano de marketing que dá resultados

Se você tem um setor de marketing na sua empresa, sabe da importância de um bom plano. Caso não tenha, saiba que o plano de marketing é fundamental para um bom resultado das suas ações.

Por meio desse plano, você sabe quais ações, quando fará e por quanto tempo. Isso é bom quando falamos de promoções e descontos, além de outras coisas que podem ser melhor direcionadas com um bom plano de marketing.

Como funciona o marketing no Facebook

Usando o plano de marketing e o marketing de conteúdo você pode ter grandes resultados no Facebook. Além disso, se souber utilizar bem as ferramentas e conhecer bem o seu consumidor, é certo que vai conseguir atingir os seus objetivos.

E o primeiro passo para ter esse sucesso é conhecendo a fundo tudo o que o Facebook tem a oferecer. Por mais que você não precise usar tudo, com esse conhecimento consegue compreender melhor como funciona cada ferramenta e, assim, tem mais liberdade de criar ações que realmente atraiam a atenção de possíveis clientes.

Facebook para empresas

Através do Facebook para empresas, você consegue fazer várias ações que impactem o seu cliente. É possível criar campanhas, anúncios, medir os resultados e até mesmo analisar seus concorrentes nessa rede social.

Como usar as ferramentas que o Facebook disponibiliza

Mais importante do que postar um conteúdo é você, cada vez mais, entender como funciona a mente do seu cliente. Através do Facebook para Empresas você obtém diversos dados de navegação do seu consumidor. Os seus fãs acessam a página em quais horários? Com qual conteúdo mais interagiram? Quando você posta algum vídeo, quanto tempo as pessoas permanecem nesse conteúdo? Tudo isso você pode saber através das informações contidas no Facebook para Empresas.

Além disso, você tem informações sobre os gastos em suas campanhas. Se você tem um orçamento apertado, vale a pena usar isso como uma forma de controlar o quanto cada ação está usando essa verba e se você está obtendo resultados a partir disso.

Para entender o nível de hierarquia, existem as campanhas, os anúncios e as publicações. Por meio de tudo isso, você consegue escolher a melhor forma de criar um conteúdo interessante, que direcione o seu fã a realizar uma determinada ação. Por exemplo, se você quer que as pessoas baixem um e-book, pode direcionar essa publicação apenas para os fãs que seguem a página.

Agora, se deseja que pessoas cadastrem suas informações em uma newsletter, uma estratégia interessante de marketing de conteúdo e que dá muito resultado, você pode impulsionar a publicação apenas para pessoas que são amigas dos seus fãs.

Existem diversos formatos de publicação, cada um de acordo com o objetivo e o conteúdo que você irá publicar. Conheça todos e veja qual é o mais indicado para o resultado que você deseja.

Formatos de conteúdo

Existem diversos tipos de formatos de conteúdo. Em uma publicação normal, você pode postar uma foto, um vídeo, criar uma transmissão ao vivo e ainda criar uma enquete. Tudo isso de acordo com o que você tem disponível de conteúdo. Vídeos são sempre uma ótima forma de aumentar a interação e o interesse dos fãs no seu conteúdo.

Mas, quando falamos em formatos de anúncios, você tem ainda mais opções para escolher. Existe o formato de vídeos, imagens, coleção (mostra os itens do seu catálogo de produtos), carrossel, apresentação multimídia, canvas, anúncios de geração de cadastros (ajuda a coletar informações de pessoas interessadas em sua empresa), ofertas (oferece descontos que você pode compartilhar com os clientes no Facebook), envolvimento com a publicação, participações no evento e curtidas na página.

Como pode ver, você tem muitas formas de atingir os seus objetivos no Facebook. Isso sem falar que através do marketing de conteúdo você pode ter muito sucesso em qualquer ação que escolher. O conteúdo pode te ajudar a concluir uma venda ou apenas gastar o orçamento que você tem.

Por isso que, além de definir o valor, você deve prestar a atenção na qualidade da informação que vai apresentar. Se é uma foto, que seja de qualidade e que o seu produto esteja legível. Se for um vídeo, que seja atraente para que o seu cliente queira comprar o seu produto só de ver o vídeo.

Outra maneira de você aumentar as chances de fechar uma venda é através da loja online. Você pode cadastrar os produtos da sua loja e assim permitir que o usuário do Facebook possa comprar o produto diretamente nessa rede social. E nós sabemos que quanto menos processos envolvendo a compra, maiores são as chances dessa venda ser concluída.

Independente de qual formato você escolha, saiba que investir uma parte do seu dinheiro mensalmente para realizar campanhas é muito bom para a sua empresa, tanto no Facebook, quanto fora.

Como anunciar no Facebook

Agora que você compreendeu melhor os diferentes tipos de formatos existentes no Facebook, chegou a hora de realizar o seu primeiro anúncio no Facebook. E, ao contrário do que se pensa, é muito melhor anunciar no Facebook por diversos motivos.

O principal deles é pelo custo, que atinge uma grande quantidade de pessoas e o valor não é exorbitante. Isso quer dizer que qualquer pessoa até com 20 reais, por exemplo, pode impulsionar uma publicação.

Outra razão é que há muito resultado nas campanhas do Facebook. Isso acontece porque há muitos usuários ativos e as campanhas dessa rede social são interessantes, quando realizadas com qualidade.

Além disso, você pode divulgar a sua loja ou produto no Facebook e no Instagram, tendo ainda resultados e informações sobre quem teve contato com o seu anúncio e que podem te ajudar a melhorar ainda mais suas campanhas futuras.

Para fazer uma campanha no Facebook é simples. Basta entrar no Gerenciador de anúncios, presente apenas se você tem uma página no Facebook. É por ele que você tem acesso a diversas informações e também pode criar campanhas.

É muito importante que, antes de começar a fazer o anúncio, você estabeleça um público (quanto mais segmentado e parecido com a sua persona, melhor), um objetivo (o que você quer alcançar com aquele anúncio) e um orçamento (quanto você vai gastar). Respondendo a essas perguntas, você, com certeza, vai ter um anúncio de sucesso.

Depois, escolha o melhor formato de anúncio e o tempo de duração que ele será exibido. Se o seu negócio for físico, invista em pessoas próximas ao local da sua empresa e que tenham o perfil de cliente.

E por falar em orçamento, você pode usar o cartão de crédito ou boleto para pagar esses anúncios. Inclusive, você pode depositar um valor através do boleto e, assim, debitar quando precisar dos anúncios. Basta publicar e aguardar a aprovação.

Sempre acompanhe o desempenho desses anúncios. Assim vai conseguir compreender o que está dando certo e o que precisa melhorar nas campanhas que você está realizando na página do seu negócio.

Mensurando resultados

Agora que você já está mexendo no gerenciador de anúncios, deve analisar se está tendo resultados positivos para o seu negócio. Baseado no seu objetivo, veja o que está funcionando e quanto está custando no seu orçamento estabelecido anteriormente. Se não ficar atento a isso, pode acabar gastando esse valor rapidamente e sem atingir o resultado esperado.

Mas existem outras formas de usar o Facebook Marketing para alavancar o seu negócio. E em todas elas o Marketing de conteúdo está presente para aumentar ainda mais a eficácia das suas ações.

Estratégias de Marketing para o Facebook

Por meio do marketing de conteúdo você pode não só atrair pessoas para conhecerem melhor a sua marca, como também pode convencê-los de fechar negócio com você, ao invés do seu concorrente.

E uma das melhores formas de começar a usar o marketing de conteúdo no seu negócio é conhecendo o seu cliente. A partir desse conhecimento, você compreende quais formatos de conteúdo vão funcionar melhor e quais deve desenvolver para aumentar ainda mais a sua relação com esse cliente.

Mas esse conhecimento dos hábitos e gostos dos seus consumidores deve ser atualizado com constância, pois, assim, você consegue ter algumas ideias de conteúdo de agradam e façam com que o cliente compre o seu produto.

Ações de marketing eficientes

Existem diversas ações de marketing eficientes que utilizam o marketing de conteúdo para trazer ainda mais resultados para essas ações na sua empresa. E uma delas é o blog, que é atualizado, constantemente, com assuntos de interesse da sua persona.

Você deve apostar em blogs porque eles contribuem para melhorar o SEO do seu site e, se o marketing de conteúdo for realizado de forma correta, pode direcionar o leitor a comprar o seu produto, mesmo que ele ainda não esteja na fase de compra.

Outra forma de usar o marketing de conteúdo é através dos e-books. Como o leitor vai precisar colocar os dados pessoais dele para baixar aquele determinado conteúdo, você já vai ter um lead para investir nas suas ações de e-mail marketing. Além disso, vai conseguir estabelecer credibilidade perante esse leitor.

Nas redes sociais também é possível usar o marketing de conteúdo a seu favor. Quanto mais você conhece o que interessa a sua persona, mais informações relevantes vai criar. Isso trará mais engajamento nas suas publicações e você não precisará gastar tanto com campanhas pagas no Facebook.

Além disso, o próprio e-mail marketing é uma forma de usar o marketing de conteúdo a seu favor. Tudo isso porque quem faz parte da sua base de e-mails já deve ter realizado alguma compra de você. E, para evitar que os seus e-mails caiam no spam, você deve sempre manter o interesse dessa pessoa em abrir os e-mails que envia.

E manter esse cliente interessado nos seus conteúdos é uma maneira de fidelizar essa pessoa mais tempo mantendo contato com a sua marca, não só no momento de comprar. Isso pode fazer com que ela compre de você e não do seu concorrente, uma vez que, pela sua marca, ela tem mais confiança.

Vantagens para a sua empresa

Ao investir no marketing de conteúdo o custo é menor e o retorno que você vai ter é imensamente maior. Tanto nos lucros quanto na forma de estabelecer credibilidade no mercado e na mente do seu consumidor, o marketing de conteúdo tem diversas formas de trazer resultados para o seu negócio.

Independente se a sua empresa está no começo ou está há algum tempo no mercado, pode começar a colocar em prática diversas ações de marketing de conteúdo. Além disso, podem ser usadas através do Facebook, Instagram, E-books ou qualquer outra ferramenta disponível para você no momento.

Também não é preciso investir muito dinheiro com essa estratégia. O marketing de conteúdo investe em informação de relevância para determinada persona, permitindo que consiga convencer essa pessoa a comprar de você.

Como fazer uma publicação se tornar viral

No Facebook, muitas pessoas buscam criar um conteúdo viral, que receba a atenção de forma espontânea do leitor, que vai compartilhar e interagir com seus amigos. E uma recomendação de alguém de confiança é sem dúvidas uma das melhores para as empresas, ainda mais nas redes sociais.

Através do marketing de conteúdo, você consegue elaborar conteúdos interessantes para esse perfil, que vai amar a informação e querer compartilhar com amigos. Tudo isso sem você precisar pagar por impulsionamento e direcionando o seu conteúdo para pessoas com o mesmo perfil das suas personas.

Você vai encontrar a melhor informação e formato para disponibilizar aquele conteúdo para a sua persona. É um trabalho que exige paciência, pois esse tipo de marketing é capaz de construir a credibilidade da sua marca através da informação.

Frequência de publicação

Investir em marketing de conteúdo nas redes sociais deve ser realizado com constância, para que o seu fã fique familiarizado e interaja com o que está sendo postado na página. Além disso, quanto mais engajamento essas pessoas tiverem com o conteúdo da página, mais alcance as suas publicações vão ter, independente se forem ou não impulsionadas.

Você pode colocar diversos formatos nas suas publicações, como pudemos observar anteriormente, destacando sempre o interesse da sua persona e também como o seu produto ou serviço pode solucionar o problema dela.

Sua preocupação não deve ser em vender, mas sim em gerar valor para essa pessoa. Esse tipo de atenção para o seu cliente é fundamental para criar uma ligação forte entre empresa e consumidor.Mas como executar a melhor estratégia de marketing de conteúdo no Facebook? Simples: primeiro você deve analisar se é capaz de realizar essa demanda na sua empresa ou se precisa contratar o serviço de uma agência.

Muitas empresas contratam agências, pois elas estão sempre atualizadas com os melhores profissionais e ainda executam trabalhos de qualidade. Além disso, esse tipo de demanda pode sobrecarregar a sua equipe de marketing, caso tenha alguma na sua empresa. Contratar o serviço de marketing de conteúdo externamente pode ser fundamental para a produtividade dos seus funcionários no dia a dia.

Uma das agências de conteúdo com mais credibilidade e resultados é a RedaWeb. Através do marketing de conteúdo, alavancamos a sua empresa, independente do seu orçamento ou do tempo de mercado que possui. Encontre o plano ideal através do nosso site ou entre em contato com nossos consultores através do número 0800 750 5564. Tire suas dúvidas e comece hoje mesmo a transformar o seu negócio com marketing de conteúdo de qualidade.

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