9 formas de construir um infográfico completo para o marketing de conteúdo

O infográfico é um conteúdo que une o design ao texto e que pode parecer uma tarefa difícil de ser realizada para o marketing de conteúdo, mas é bem mais fácil do que aparenta. O mais importante é que ele consiga transmitir uma informação rápida e fácil de ser compreendida, mas complexa em sua estrutura.

Há uma média de 27 mil buscas mensais no Google sobre infográficos, que vêm conquistando cada vez mais espaço no ambiente digital. As ilustrações informativas sobre o tema abordado, ajudam a enriquecer o conteúdo e oferecem um complemento mais objetivo. É possível utilizar os mais amplos recursos, tais como imagens, gráficos, vídeos e áudios que podem torná-lo mais interativo. 

 

A valorização do infográfico

Os mapas são os primeiros infográficos que se têm notícia e são milenares, anteriores até mesmo à escrita. O apelo visual vem sendo utilizado pela humanidade como uma forma mais imediata de comunicação e que insere o leitor na história que está sendo contada. Com a visualização dos mapas, o viajante conseguia uma noção mais concreta sobre o caminho a ser realizado. 

Leonardo Da Vinci criou o que podemos considerar como um infográfico para representar seus estudos entre os séculos XV e XVI, assim como Christoph Scheiner publicou um estudo sobre a rotação do sol, em 1626, repleto de gráficos que ajudavam a compreender sua teoria. Já no século XIX, com a ascensão da imprensa, começaram a ser utilizadas fotografias e desenhos que ajudavam a valorizar as notícias. 

Essa proposta é a base do infográfico atual, utilizado para complementar uma informação, utilizando os mais diversos recursos para torná-lo mais atraente e compreensível. No marketing digital, esse recurso é bastante valorizado pelo usuário, que tem uma visão mais ampla sobre a informação que está coletando do site. 

Grande parte do que o usuário está lendo pode se perder em sua mente, mas em média o ser humano retém cerca de 80% das informações visuais. Logo, é muito mais fácil que o usuário absorva o conteúdo com infográfico do que somente com textos, mesmo que o assunto seja de seu interesse. 

Hoje, já é fato que o uso de um infográfico possa aumentar em até 12% o tráfego do site ou blog, sendo capaz de tornar os visitantes em leads pela qualidade das informações que apresenta a ele. Outro benefício de um infográfico, é ser um ótimo formato para ser compartilhado em redes sociais, já que esse canal de comunicação tem por princípio dar mais espaço de visualização orgânica para postagens com imagens ou vídeos. 

 

Como criar infográficos

No marketing de conteúdo, há três tipos de infográficos mais utilizados. O primeiro, é o infográfico estatístico, que contém gráficos com a exposição de dados, é bastante usado para criar comparações ou apenas prestar uma informação. 

Em seguida, há os infográficos interativos que, em geral, exigem conhecimento de programação, por proporcionar um dinamismo maior ao conteúdo e inserir o usuário dentro da informação. Já os infográficos animados, são os mais utilizados nos conteúdos atuais. Eles ajudam a levar a informação com muito mais facilidade ao usuário, até mesmo de forma lúdica e divertida, mas são mais complexos de serem realizados. Para isso, é necessário um especialista para fazer as animações, dublagens e edição, que pode ou não conter textos. 

Seja qual for o tipo de infográfico escolhido, ele precisa ser arrasador para compor um conteúdo de alta qualidade. Siga os 9 passos abaixo para criar um superinfográfico, que vai transformar o seu visitante em um lead qualificado, como é o objetivo. 

1 - Saiba bem que é o público que receberá o conteúdo

Antes de começar a produzir conteúdos, é fundamental saber a quem ele se destina. Para a criação de um infográfico essa informação tem uma relevância ainda maior, devido a adequação à linguagem e até mesmo na escolha do formato que será realizado. 

2 - Tenha certeza das informações inseridas nele

Todos os dados inseridos em um infográfico devem ser corretos e muito bem pesquisados para evitar qualquer tipo de engano. As informações devem ser atualizadas por fontes idôneas e relevantes. Dê detalhes da informação, seja objetivo e conquiste seus leitores. 

3 - Faça um esboço

Antes de iniciar a produção do infográfico, crie esboços que podem ajudar a visualizar a ideia. Não importa a estética desses esboços, mas a proposta que ele precisa passar. Só quando a ideia for bem representada no papel é que ela deve ser posta em prática. 

4 - Hora do design

Mesmo que o infográfico seja bem simples, é preciso ter conhecimento de design para entender formatos, cores, tamanhos e toda a estrutura do que será criado. Há plataformas muito úteis para elaboração de infográficos, tais como o Piktochart, Infogram, Canvas, Adobe, Freepik, Venngage e Visme. 

5 - Amplie as linguagens

Um infográfico não utiliza só a linguagem visual para se comunicar. É possível e importante utilizar outras possibilidades como a linguagem verbal, esquemática e pictórica. A linguagem verbal é o uso de palavras correspondentes, falada ou escrita, que ajude a representar o abstrato. 

A linguagem esquemática utiliza elementos que representem movimentos e direções, com o uso de desenhos, gráficos, tabelas, linhas, setas, entre outros. Já a linguagem pictórica, são representações realistas da informação, como fotos ou ilustrações em 3D. 

6 - Mantenha o foco

Com a gama de possibilidades de um infográfico, deve-se manter os objetivos para não se perder. Defina os temas, o tipo de gráfico a ser usado, a linguagem e comece a construção. 

7 - Pesquise sempre

Nenhum dado pode ser exposto sem antes ter passado por uma ampla pesquisa, capaz de credenciar as informações ali inseridas. Em tempos de fakes news, as fontes são muito importantes para garantir relevância e veracidade. 

8 - Revisão e correção

Não se faz um infográfico e o publica sem que antes ele passe por uma revisão minuciosa e os erros sejam corrigidos. Os materiais publicados sem esse cuidado podem causar um efeito contrário ao desejado para o usuário, que pode não confiar na informação ali prestada por causa do desleixo. 

9 - Cuidados com o design

É necessário manter uma hierarquia das informações e não as expor indiscriminadamente no infográfico. Abasteça-se de uma boa quantidade de fontes, adote um estilo gráfico, saiba compor as cores que serão utilizadas e adicione sempre a logomarca para que o infográfico seja sempre vinculado a ela, mesmo se for amplamente compartilhado. 

A inserção de infográficos em artigos valoriza ainda mais o conteúdo e oferece ao usuário uma informação mais ampla sobre o assunto. Os usuários buscam esse tipo de recursos nos materiais de qualidade e eles podem ser muito úteis na conversão de leads. 

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