Blog 5 formatos de conteúdo para atrair os clientes

5 formatos de conteúdo para atrair os clientes

5 formatos de conteúdo para atrair os clientes

O marketing de conteúdo conquista, cada dia mais, uma importância fundamental para que as empresas possam obter melhores resultados na atração de clientes, geração de leads, aumento de suas vendas e melhorias rapidamente visíveis em seus lucros. Isto se deve, em grande parte, ao fato deste tipo de estratégia ser muito mais complexo para a divulgação de uma marca do que a publicidade tradicional, que oferece apenas propagandas para conquistar ao público.

Diferentemente, o marketing de conteúdo oferece aos clientes conteúdo, ou seja, informações e conhecimento a respeito de assuntos relacionados ao segmento comercial de sua marca. Assim, é muito mais fácil conseguir levar os clientes a se interessarem em adquirir seus produtos e serviços por meio do marketing de conteúdo, de modo que este tipo de estratégia tem conquistado cada vez mais empresas adeptas.

Porém, a utilização do marketing de conteúdo não é apenas a publicação de materiais em seu site, blog ou página. É preciso ter um conhecimento e estudo a respeito de seu público-alvo, para saber qual o formato de conteúdo que mais atrai os clientes para a sua página.

Além deste conhecimento, é preciso conhecer alternativas para a variação de conteúdo em suas páginas, para que a mesma não se torne apenas um compilado de conteúdos em um mesmo formato. Esta variação irá despertar o interesse de seus clientes de forma mais fácil, pois haverá uma nítida inovação a cada postagem em seu site, que contribui para que seu conteúdo seja ainda mais atrativo aos clientes.


Diferentes formatos que podem permitir atrair mais clientes para as páginas de sua empresa

Confira, a seguir, alguns dos principais formatos de conteúdo que podem ser utilizados para atrair um maior número de clientes para a página de sua empresa, de forma que o seu marketing de conteúdo seja ainda mais eficaz e proporcione melhores resultados:

1 – Blog posts

Formato mais utilizado em estratégias de marketing de conteúdo, os blog posts são os posts diários ou periódicos que mantêm a atividade de suas páginas, ou seja, são os conteúdos que permitem estar em frequente contato com seus clientes. De uma forma geral, estes posts são feitos em formato de textos, embora possam ser complementados com imagens, vídeos ou GIFs, por exemplo, para que se tornem mais interessantes ao público.

Assim, o blog post deve ser parte da base de seu marketing de conteúdo, pois além de atrair a atenção de seus clientes, também é muito importante para manter o seu interesse ao longo dos dias, de forma que sua marca esteja sempre em evidência.

Outra característica dos blog posts é a variação de tamanho, que pode ser de 300, 500, 1000 ou até 2000 palavras. Este tamanho deve ser adequado às características de suas personas, ou seja, seu conteúdo deve manter um tamanho que permita atrair e prender a atenção dos seus clientes, especificamente.

2 – Vídeos

O formato de conteúdos em vídeo é um dos mais atrativos, portanto um dos mais efetivos para conseguir atrair clientes para as páginas de sua empresa. Em praticamente todas as plataformas é possível compartilhar conteúdos em vídeo, o que torna seu conteúdo facilmente compartilhável, de modo que ainda consiga um alcance muito maior em relação a outros formatos de conteúdo.

Esta alta atratividade faz com que os conteúdos em vídeo sejam muito recomendados dentro de uma estratégia de marketing de conteúdo. Porém, é preciso compreender que é um formato mais trabalhoso, pois precisa de edição, mixagem de som, inclusão de efeitos visuais, entre outros.

Desta forma, o formato de conteúdo em vídeo é uma excelente opção para variação de formatos em sua página, para que seus clientes recebam sempre materiais altamente atrativos e que despertem seu interesse. Além disso, é possível compartilhar outros tipos de conteúdos enquanto se prepara um material em vídeo, por exemplo, de modo que este formato seja utilizado em conteúdos especiais dentro da página de sua empresa.

3 – Infográficos

Um dos conteúdos que mais tem conquistado adeptos em estratégias de marketing de conteúdo são os infográficos, materiais que utilizam elementos visuais para complementar as informações escritas. Este formato possui uma atratividade muito grande, especialmente pelo fato de se poder incluir imagens, figuras ou desenhos que despertem a curiosidade do público, que passa a consumir todas as informações escritas do material como consequência.

Isto faz com que os infográficos sejam extremamente positivos dentro de uma estratégia de marketing de conteúdo, pois reúnem a transmissão de informações com a atratividade visual, o que torna este formato um dos mais completos.

Além disso, os infográficos possuem uma alta possibilidade de se tornar viral, ou seja, de serem compartilhados por muitas pessoas em suas próprias páginas em redes sociais, por exemplo. Assim, o uso de infográficos auxilia também na possibilidade de conseguir um maior alcance de forma orgânica, o que beneficia também a credibilidade de sua marca.

4 – Galeria de imagens

Ainda na sequência do uso de elementos visuais para atrair a atenção de seus clientes, as galerias de imagens são um formato de conteúdo que permite obter bons resultados, pois a grande maioria das pessoas sente mais curiosidade ao ver imagens ao invés de apenas textos.

Desta forma, este formato pode ser utilizado como complemento de outro conteúdo ou de forma independente, com a transmissão de informações apenas por meio de imagens, que podem ser apenas fotos, ou complementadas com o uso de textos e elementos gráficos.

5 – Perguntas e respostas

Um formato que desperta muita curiosidade no público e, consequentemente, com uma maior atração de clientes, além de ser altamente informativo, é o de perguntas e respostas como conteúdo. Neste tipo de publicação, é possível utilizar dúvidas e questões feitas pelos próprios clientes em suas publicações anteriores, o que facilita a sua produção de conteúdo.

Além de ser um dos formatos de conteúdo mais informativos, as perguntas e respostas ainda aumentam a aproximação entre sua marca e os clientes, que se sentem privilegiados ao ver suas dúvidas presentes em seu conteúdo. Assim, é importante ter sempre um espaço de comentários em todas as suas publicações, além de um e-mail, ou outros canais pelos quais seus clientes possam entrar em contato e fornecer material para este tipo de publicação em suas páginas.

Para garantir que sua página tenha sempre um conteúdo de qualidade e que seja altamente atrativa para os seus clientes, entre em contato com a RedaWeb pelo site ou pelo telefone 0800 750 5564, e assine um dos diversos planos de produção de conteúdo disponíveis, com a escolha por aquele que melhor se adeque à sua estratégia de marketing de conteúdo! 

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