Funil de vendas: como aplicar em sua empresa

A tarefa principal de um profissional de marketing é obter bons leads (clientes potenciais) e transformá-los em consumidores fiéis. Embora os anúncios pagos possam direcionar o tráfego para seu site, você precisa pagar por esse privilégio. E, para cada real que você recebe de leads gerados por anúncios pagos, uma parte vai para pagar pelos anúncios. Isso significa que você precisa ajustar seus preços para obter lucro.

Se você estiver disposto a gastar em anúncios pagos, encontrar leads é fácil. Mas, você precisa ter um plano para converter leads em clientes recorrentes, tornando seu negócio sustentável. É por isso que um funil de vendas é uma ferramenta vital para os profissionais de marketing.

Dominar a execução de um funil de vendas é uma habilidade essencial, não apenas para aumentar o número de leads, mas também para melhorar as taxas de conversão, o que resultará em vendas efetivas. 

Por isso, no artigo a seguir, você vai conhecer mais sobre o funil de vendas e como você pode aplicar essa técnica na sua empresa. Confira!


O que é um funil de vendas? 

Um funil de vendas é um processo estruturado de qualificação e conversão de clientes em potencial (leads), que estão dispostos a pagar pelo que você oferece. Existem várias etapas em um funil, que diferem dependendo do processo de vendas envolvido. Cada etapa do funil é projetada para levar os consumidores para a etapa seguinte e termina quando os clientes compram o produto.


As etapas de um funil de vendas


Conscientização

Vamos começar no topo do funil. Neste estágio, sua empresa ainda é totalmente desconhecida para seus clientes — mas por pouco tempo. É a primeira vez que o seu lead se torna consciente do que você tem a oferecer. 


Interesse

Depois de despertar o interesse deles, os clientes em potencial provavelmente farão algumas comparações para comprar produtos semelhantes, solicitar as opiniões de amigos ou até mesmo verificar avaliações de terceiros.


Decisão

Com base em todas as informações coletadas na etapa anterior, seus leads considerarão as vantagens e desvantagens do seu produto. Eles vão analisar tudo cuidadosamente, mantendo em mente as questões, problemas ou dúvidas que possam surgir.


Ação

Nesta etapa, os seus clientes em potencial vão agir e se transformar em clientes pagantes.

Como profissional de marketing, seu papel é cultivar as perspectivas e guiá-las pelas etapas do funil de vendas em direção ao objetivo final: a venda. 


Como criar um funil de vendas lucrativo? 

Existe certa curva de aprendizado na criação de funil de vendas. Requer muita intuição, experiência e testes para encontrar o funil perfeito para o seu produto.

É por isso que é uma boa ideia estudar os funis de vendas criados por especialistas que sabem o que estão fazendo com resultados comprovados. Aqui estão algumas dicas que tem funcionado para muitas empresas que estão investindo em marketing online:


Ofereça algo valioso

A metáfora do funil é relevante para o processo de conversão de vendas, porque a parte superior é mais larga que a inferior. Em outras palavras, mesmo que você queira que o maior número possível de leads entre no funil, nem todos eles serão convertidos em clientes pagantes.

Por isso, é importante oferecer alguma recompensa para que as pessoas se inscrevam na sua lista de contatos e iniciem o processo de funil de vendas. Como as pessoas não fornecem informações de contato pela bondade de seus corações, é uma boa ideia oferecer uma recompensa, seja um e-book, um cupom de desconto ou um seminário gratuito. Caso contrário, sua oferta e seu e-mail serão enterrados na caixa de entrada do seu possível cliente.


Divulgue a recompensa que você está oferecendo

Mesmo que você ofereça um prêmio irresistível para que os clientes em potencial troquem por informações de contato, como as pessoas farão isso se não souberem que a recompensa existe? 

É nesse ponto que marketing de conteúdo brilha. Divulgue o prêmio da forma mais atraente possível: oferecendo conteúdo interessante e cativante, que incentive o seu público-alvo a continuar o relacionamento com a sua empresa.


Implemente uma campanha automatizada por email

Seu funil de vendas não deve ser interrompido depois que você tiver os endereços de e-mail dos clientes em potencial. Assim, é essencial que você se comunique e interaja com seus leads regularmente. Seja uma presença constante em sua caixa de entrada, para que sua marca se torne familiar, confiável e top of mind.


Nutrindo seus leads

Por que isso é importante? As campanhas de e-mail, como todos os outros esforços no topo do funil de vendas, ajudam você a cultivar seus leads. Nutrir seus leads envolve ajudá-los a alcançar seus objetivos. Isso, por sua vez, levará a mais conversões.


Crie um plano de conteúdo

Campanhas de e-mail e todo o marketing online exigem excelente conteúdo ou corre o risco de não serem bem-sucedidos. Ter um ótimo conteúdo é a maneira mais estratégica de engajar seu público-alvo. 

Então, você pode contar com a RedaWeb e ajudar a sua empresa nesse aspecto, fazendo o seu funil de vendas a ser muito mais efetivo e permitindo que a sua campanha de marketing crie asas!


Incorpore as atividades do funil em seu processo de vendas

Depois de identificar as atividades que ajudarão a aumentar o engajamento do cliente ou criar confiança, você poderá associar suas atividades de funil de vendas e tarefas relacionadas ao direcionamento para as etapas seguintes do funil. 

Configurar seu funil de vendas é a chave para a criação de experiências avançadas. É importante que você os mapeie com antecedência para garantir que o processo de vendas esteja alinhado com a jornada do cliente. 


Decisão de compra

A decisão de compra é a conclusão natural das etapas anteriores. No entanto, as empresas precisam estar cientes de que há duas coisas que podem atrapalhar esse estágio: feedback negativo de outros clientes e a motivação do cliente em aceitar esse feedback.

Nesse estágio, o conteúdo que você precisa criar é um conteúdo que ajuda seus compradores a se sentir confiantes de que a decisão de compra é a decisão certa. Por exemplo, você pode criar um conteúdo de estudo de caso que mostre uma história de sucesso de um cliente anterior e o que novos clientes poderiam esperar.


Comportamento Pós-Compra

Por fim, não pense que o processo de vendas é feito apenas porque uma decisão de compra foi tomada. O que acontece depois que a venda foi concluída é tão importante quanto o que foi feito para trazer a venda em primeiro lugar!

Se seus novos clientes forem recebidos por um processo atencioso de integração, atenção pessoal e todos os recursos necessários para usar seu produto com êxito, é mais provável que acreditem que fizeram a escolha certa. E quando estão confiantes, é mais provável que transmitam sua satisfação a outras pessoas na forma de recomendações. 


Se você realmente quer fazer um funil de vendas efetivo, precisa de conteúdo de qualidade — e a RedaWeb tem a experiência necessária para fazer o seu planejamento de marketing ser bem-sucedido. 

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