Funil de vendas: o que é e como pode ajudar seu negócio
O marketing é um setor composto por muitas estratégias e ferramentas diferentes, as quais podem ser utilizadas de formas distintas para que as empresas tenham os melhores resultados de mercado possíveis. Entre estas muitas ferramentas disponíveis, uma das mais importantes é o funil de vendas, utilizada por empresas de muitos segmentos diferentes por conta de sua efetividade.
No entanto, por mais conhecida que seja, a ferramenta do funil de vendas pode gerar questionamentos e dúvidas em muitas pessoas, especialmente aquelas que começam a lidar com o marketing em seu negócio, por exemplo. A sua compreensão, porém, é algo bastante necessário, para que esta ferramenta possa ser utilizada em seu trabalho de marketing e você possa conseguir chegar a melhores resultados.
Saiba o que é o funil de vendas
O primeiro passo para compreender melhor o funil de vendas é saber o que é esta ferramenta. Embora isso possa parecer algo muito complicado no início, é mais simples do que se imagina.
De maneira direta, o funil de vendas é todo o caminho percorrido pelo cliente desde o momento em que conhece a sua empresa, seus produtos e serviços, até a realização da compra propriamente dita. Assim, todas as etapas deste processo são compreendidas dentro deste chamado funil de vendas.
Para que se compreenda ainda melhor a composição do funil de vendas, é possível dividir este processo em três etapas distintas, as quais são as seguintes:
- Topo do funil
O topo do funil é o momento em que o cliente possui o primeiro contato com a sua empresa, e passa a tomar conhecimento sobre os seus produtos e serviços. Neste momento do processo de compra, é natural que alguns destes clientes sequer saibam da necessidade de contar com seus produtos e serviços, ou mesmo da forma como estes itens podem lhe ajudar em seu dia a dia.
É ainda nesta etapa do topo do funil que os clientes recebem as primeiras informações, o que desperta a sua curiosidade e interesse naquilo que sua empresa pode lhe oferecer. Assim, este pode ser descrito como o momento da captação de clientes, com o contato inicial e as primeiras informações disponibilizadas.
- Meio do funil
O meio do funil é a etapa em que os clientes captados passam a se tornarem leads de sua empresa. Os leads são clientes em potencial, ou seja, pessoas que já conhecem um pouco de seus produtos e serviços, já demonstraram interesse na compra, mas ainda precisam de mais informações que lhes permitam decidir pela realização desta compra.
Neste momento, é feita a chamada nutrição de leads, com a disponibilização de mais informações por parte de sua empresa a estas pessoas, o que pode ser feito de muitas formas diferentes, como e-mail marketing, blogs, e-books, entre outras alternativas.
O meio do funil também é o local em que ocorre a separação entre os leads quentes e os leads frios. Os leads quentes são aquelas pessoas que demonstraram maior interesse em seus produtos, e que possuem chances elevadas de realizarem compras em sua empresa, enquanto os leads frios são mais distantes, e podem acabar sem nenhuma compra, mesmo que tenham demonstrado algum interesse inicial e recebido suas informações.
- Fundo do funil
Por fim, o fundo do funil é onde acontece a decisão de compra, de forma que estas pessoas que passaram por todo este processo e receberam informações de sua empresa por meio de conteúdos qualificados efetuam a contratação de um serviço ou a compra de um produto.
De uma maneira geral, as pessoas que chegam ao fundo do funil são os leads qualificados, ou seja, aqueles que permaneceram quentes e sempre demonstraram interesse nos conteúdos de sua empresa. Com relação aos leads frios, podem ser definidas estratégias para reconquistar estas pessoas e as qualificar, para que também possam chegar ao fundo do funil de vendas no futuro.
Como o funil de vendas ajuda a sua empresa?
Agora que você já sabe como o funil de vendas funciona, e o que é esta ferramenta, de fato, é preciso conhecer, também, os benefícios que isso traz para a sua empresa. Assim, confira a seguir quais são algumas das principais vantagens do uso do funil de vendas em suas estratégias de marketing:
- Identificação de pontos a serem melhorados em sua empresa
Uma das maiores vantagens do funil de vendas é a melhor percepção de quais os pontos que precisam ser melhorados em sua empresa. Ou seja, aqueles pontos que fazem com que você deixe de conquistar alguns clientes, o que gera um impacto negativo sobre os seus resultados.
Por exemplo, em uma situação em que você identifique que o seu maior problema está no topo do funil de vendas, o que precisa ser reformulado é a forma como você faz a captação de clientes. Diferentemente, se o problema é a quantidade elevada de leads frios, é preciso repensar a forma como os leads são nutridos com informações e conteúdos.
Com esta identificação, é possível otimizar o seu trabalho, de forma que consiga chegar a resultados muito melhores, em pouco tempo, graças à utilização do funil de vendas.
- Aperfeiçoamento de estratégias de marketing
É importante ressaltar que o funil de vendas é uma ferramenta, e não um conceito de estratégias de marketing. Assim, esta ferramenta pode ser utilizada para que você chegue ao melhor tipo de estratégias para a sua empresa.
Ou seja, com o uso do funil de vendas, você pode aperfeiçoar o seu marketing, para que consiga empregar estratégias que lhe renda o maior número de clientes neste funil. Na prática, isso significa que você conseguirá comparar diferentes estratégias e optar por aquela que lhe ofereça melhores resultados.
- Maior previsibilidade de seus resultados
Com o uso do funil de vendas, também é possível conseguir chegar a uma maior previsibilidade de seus resultados. Ou seja, com um determinado número de pessoas no topo do funil, uma parcela destas pessoas irá concluir o processo de compra.
Isso pode ser útil para empresas pequenas, que não possuem um grande estoque, por exemplo, para que consigam buscar pela quantidade de material necessário para atender a todas as pessoas no processo do funil de vendas.
Agora que você conhece um pouco melhor o funil de vendas, avalie a utilidade desta ferramenta em sua empresa, e conte com os benefícios que isso pode lhe render.
Porém, lembre-se sempre de que a captação de clientes e a qualificação de leads dependem de bons conteúdos em seu site, blog e redes sociais. Para contar com o melhor conteúdo para seu público, entre em contato com a RedaWeb pelo site www.redaweb.com.br, ou pelo telefone 0800 750 5564, e conheça os planos de produção de conteúdos disponíveis!