Ganhe mais leads para o seu site com Call To Action - CTA
Se a sua empresa já está presente no ambiente digital provavelmente você tem investido pesado no Marketing Digital. A essa altura você deve saber que neste processo há todo um cuidado a ser tomado com as landing pages. Assim como deve haver um foco em oferecer conteúdos de qualidade para os seus visitantes. Todo esse esforço está direcionado para gerar mais leads, ou seja, para captar clientes em potencial. Mas com tudo isso ainda fica aquela dúvida de como atrair mais cliques e conversões para a sua página, não é mesmo? É nesse momento que entra em cena o Call To Action ou CTA. Você sabe de que se trata o Call To Action?

Traduzindo a expressão de forma direta para o português temos “chamado para a ação”. Essa ferramenta é parte fundamental das suas landing pages. Pois o objetivo é convocar o visitante do seu site a cumprir alguma ação, como por exemplo, cadastrar-se no site ou entrar em contato com o seu negócio. É preciso que nessa chamada esteja resumido o benefício da sua oferta. Em outras palavras, ele vai explicitar o valor que sua empresa promete agregar ao consumidor.

Quando um cliente em potencial visita a sua página, é importante captar a atenção desse indivíduo, alimentar o seu interesse pelo conteúdo oferecido e suscitar o desejo pelos benefícios atrelados à oferta da sua landing page. Por fim ele deve tomar uma ação. Assim o Call To Action, agindo de forma a atrair atenção, estimular o interesse e convocar à ação, está diretamente ligado à capacidade de conversão da sua página.

Com isso tudo, dá para perceber que o Call To Action tem um papel estratégico e tático para o seu site. Pois agora que você já conhece essa ferramenta, é hora de entender como utilizar o CTA de forma eficaz na sua estratégia de marketing digital. Confira nossas dicas abaixo e ganhe mais leads para o seu site com Call to Action.

Seja claro


Se você não souber exatamente que ação deseja que o seu visitante realize, seu CTA muito provavelmente será ineficiente. O seu objetivo é coletar dados de contato dessas pessoas? A ação pode acontecer em troca do recebimento de mais informações sobre produtos e serviços, ou então ao baixar um e-book que aprofunde um assunto tratado na sua página. É preciso definir isso com clareza, já que em ambos os casos o CTA gerado seria diferente. 

O mais importante é atrair e manter o interesse do cliente potencial. Chamadas como “saiba mais”, “cadastre para baixar” ou “solicite sem compromisso” são comuns nesse sentido. Tenha em vista que os verbos de ação vão dar dinamismo e assertividade ao seu texto. E não se esqueça de que o Call To Action deve resumir a proposta de valor oferecida antes de convocar o visitante diretamente à ação.


Não deixe de entregar o que foi prometido 


Esse é um ponto que sempre merece atenção. O seu CTA deve estar de acordo com aquilo que vai ser oferecido pela landing page. Esse é, afinal, um ponto em que você irá alimentar a confiança do seu visitante. Se a sua promessa é de um e-book, consultoria, ou qualquer outro exemplo, é exatamente isso que deve ser entregue. Cuidado também com os sentidos denotativos das palavras. 

Se o seu Call To Action diz, por exemplo, “baixe agora”, e a sua página enviar esse conteúdo por e-mail, uma dissonância cognitiva pode ser criada no seu lead. Isso porque o texto leva a entender que acontecerá um download instantâneo na própria página visitada. Cuidado também para não redirecionar o seu visitante para um local errado do seu site. Se o seu CTA vem de outra página, redirecione sempre o usuário para uma landing page que entregue a sua promessa, para não incorrer em erros.


Onde colocar


Todas as páginas podem conter um Call To Action de acordo com o seu objetivo particular. Você pode possuir páginas para contato, venda de produtos, download de e-books, pedidos de consultoria e orçamento, etc. Em todas elas, um CTA específico pode e deve ser usado. É claro que quanto mais visitas receber a página em questão, mais resultado o Call To Action irá trazer. Posts de blogs também podem receber um CTA, já que unem o benefício de um bom conteúdo que desperta interesse no visitante, à possibilidade de estreitar o relacionamento dessas pessoas com a sua empresa. É claro que é importante ser coerente. Portanto, use o CTA dentro de um contexto adequado.


Design e destaque 


Negligenciar o poder do componente visual para uma página seria, no mínimo, desastroso. CTAs bem pensados visualmente convertem mais leads. Avalie o que se aplica melhor à sua situação, se vale investir em boas imagens de fundo, ou abordagens mais minimalistas. Em qualquer um dos casos, um CTA em contraste com as cores predominantes da sua página irá captar melhor a atenção do visitante.

Saiba também o melhor local para posicionar o seu CTA. É importante que ele esteja dentro do campo visual de quem navega. Pode ser que posicionar essa chamada no final da página, por exemplo, não seja uma boa ideia, já que nem todas pessoas vão até o final da barra de rolagem para ver o que há na porção inferior de um site. É importante também que o seu CTA seja facilmente identificável. Seu visitante não pode ter dúvidas quanto ao que vai fazer, nem sobre o benefício que irá receber com a ação. O que nos leva à nossa última dica.

Teste do minuto


 Esse teste é bastante simples e vai servir para avaliar o impacto e clareza da sua página. Peça para que alguém que nunca viu o seu site antes avalie por um minuto onde está o seu CTA na página. Depois de fechado o endereço, pergunte o que havia na página e qual era a ação que podia ser feita. Casos em que a sua chamada para a ação não pode ser lembrada ou identificada, demandam que você faça uma revisão do seu conteúdo. É importante ser sempre objetivo e impactante no uso dessa ferramenta. Esse teste irá ser a ponta final para provar a eficiência de todas as dicas anteriores.

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