Gerar leads no marketing de conteúdo – aprenda 8 dicas úteis

Para colocar em prática as estratégias do marketing de conteúdo e torná-las bem-sucedidas, é preciso realizar um planejamento detalhado com todas as etapas do funil de vendas e as melhores ações para cada fase. Embora a maior parte dos assuntos sobre marketing de conteúdo seja sobre a importância da fase inicial de geração de leads, fazê-los se tornarem clientes satisfeitos têm a mesma complexidade ou até mais se os leads não forem qualificados o suficiente.

As maiores falhas do processo ocorrem exatamente no momento de transição desses leads, já que muitos acabam se perdendo pelo caminho. Quando a geração de leads cria números altos de tráfego, pode surgir uma euforia que acaba levando a distração dos detalhes. Há ainda a falta de consciência sobre as estratégias a serem realizadas em cada estágio que o lead está no funil de vendas, sem oferecer a ele a nutrição certa para obter sua conversão.


Nutrir o lead, esse é o lema!

O principal foco do marketing digital atualmente é a produção de conteúdos qualificados como forma de gerar leads. Parece uma ação objetiva demais para a potência que o marketing representa, mas é por meio de excelentes conteúdos que pessoas com o perfil desejado se sentem atraídas pela informação e influenciadas por elas.  

O marketing de conteúdo tem como missão produzir um material de alta qualidade para ser publicado em canais de comunicação, especialmente blogs. Ele é produzido após a identificação da persona a quem ele será direcionado, com a identificação de seus interesses, hobbies, gostos pessoais e profissionais para descobrir suas necessidades compatíveis com o produto ou serviço da marca.

Atualmente o marketing de conteúdo deixou de ser uma tendência para se tornar essencial. As empresas que o adotam conseguem gerar cinco vezes mais leads do que as que não investem nessa ferramenta. Porém, para dar certo é preciso adequação do conteúdo e a busca pela excelência do resultado, para tornar a empresa uma autoridade no assunto e se destacar das concorrentes.

Diante das infinitas possibilidades do marketing digital, a falta de foco e direcionamento pode deixar a empresa à deriva. É preciso se destacar e chegar até seu público-alvo para que ele conheça a marca e o produto comercializado. Encontrar o seu público é como vender água no deserto, purpurina no bloco de carnaval e caneta na hora da prova, é ser assertivo com quem precisa e deseja o seu produto, mesmo que não sabia disso antes de conhecê-lo.

E para isso o marketing de conteúdo é imbatível. Ele cria conteúdos sem nenhum direcionamento comercial explícito, mas a partir de técnicas que estabelecem o início do relacionamento entre possível cliente e empresa. Para tornar essa relação próspera e de sucesso, separamos 8 dicas úteis que vão ajudar a gerar leads e auxiliar em suas conversões:

1 – Foque no cliente e não no produto

O marketing de conteúdo tem um foco bastante diferenciado no cliente. Mesmo que a preparação do planejamento tenha a proposta da empresa, os benefícios do produto e os objetivos da campanha, o conteúdo é preparado para quem vai lê-lo. Ele é uma resposta ao que o cliente precisa saber e não o que a empresa deseja dizer e é nesse caminho que os temas devem ser estipulados e produzidos.

2 – O conteúdo certo para a hora certa

Há situações em que determinado conteúdo surte muito mais efeito e se torna essencial para o usuário. É aproveitar as oportunidades em que os clientes agem por impulso e pagam o preço. Esse tipo de ação repercute positivamente nos e-mails marketing, quando o lead já está mais avançado no funil de vendas, entende sua necessidade e conhece o produto, mas ainda hesita em comprar. Faça ser a hora certa.

3 – Veja além da venda

Se antecipar ao pensamento do cliente quando ele faz uma busca no site de buscas, ajuda criar palavras-chave mais próximas a ele e a colocar a marca presente em sua procura.

4 – Prepare e-books

Os e-books são um tipo de conteúdo com informações mais amplas sobre um tema específico. São ótimas ferramentas para educar os leads sobre assuntos de seu interesse e reforçar a autoridade da marca, desde que esteja alinhado com a proposta da empresa.

O seu formato mais comum é de arquivos em PDF que podem ser baixados após confirmação do e-mail e são formados por textos, mas também por infográficos e imagens que o tornem mais informativo, interativo e leve. Em geral, pode ser oferecido em todas as etapas de vendas do lead.

5 – Ceda a whitepapers

Também disponível em arquivos em PDF, os whitepapers têm por princípio ser mais informal e descontraído. Com bons detalhes sobre o assunto e uso de outras mídias para enriquecer o conteúdo, ele é muito procurado pelos mais jovens.

6 – Sucumba ao webinar

O webinar é um formato de conteúdo que tem sido bastante atrativo no momento. A conferência feita na web tem hora marcada para ser iniciada, os leads são informados sobre o tema que será abordado e eles podem assistir por meio do canal de comunicação anunciado.

Esse conteúdo ajuda a esclarecer detalhes de um tema que já foi abordado, com dicas e soluções que podem ser feitas rapidamente. Porém, realizar um webinar não é tão fácil quanto parece e é preciso que seja planejado. A apresentação deve ser profissional, com o uso de microfones e espaço para que seja realizada.

7 – Aventure-se nos infográficos

Os infográficos são compostos por desenhos, gráficos, imagens e vídeos que ajudam a contar a história do texto. Eles são criados para reforçar, resumir ou explicar o tema proposto, com o atrativo da visualização da situação exposta.

Eles são ótimos em geração de leads, sendo muito procurados em sites de buscas e são ótimos para ajudar a organizar o conteúdo como um todo.

8 – Elabore concursos culturais

Em alguns estágios de um lead, criar concursos é como iscas para gerar leads e tornar os já existentes mais participativos e atentos ao produto. Esse método é ótimo para extrair informações como e-mail, fazê-lo indicar pessoas que podem se interessar pelo conteúdo oferecido. O interessado em participar precisa realizar tarefas para se tornar apto a permanecer no concurso.

Gerar leads é um dos objetivos do marketing de conteúdo, para que sejam nutridos até se tornarem clientes. O processo é metódico e personalizado, para atender cada estágio do funil de vendas e onde qualquer desatenção pode dispersar esses clientes em potencial. 

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