Gestão de conteúdo: o que é? Como funciona?

O marketing de conteúdo, já criado e consolidado há muito tempo, continua sendo uma das maiores ferramentas para atrair leads e convertê-los em clientes para o seu negócio. Isso é um fato.

Apesar de simples, possui inúmeras regrinhas que precisam ser seguidas para garantir a eficácia da estratégia, e essa mesmas regras, podem mudar a qualquer momento.

Envolvem respeito às palavras-chave, tamanho do texto, uso de links, periodicidade de publicações, nível de relevância dos conteúdos, entre inúmeras outras. É muita coisa. Para ajudá-lo, trouxemos um artigo completo sobre a gestão de conteúdo para que você saiba de uma vez por todas o que é, como funciona e como ela vai ajudar a alavancar a sua estratégia de marketing. Confira!

O que é gestão de conteúdo

Planejar, estudar, analisar e gerenciar. Essas são as palavras do momento quando se pensa em atingir os melhores resultados em qualquer estratégia, seja ela de vendas ou de marketing. Você precisa se planejar para conseguir tirar o maior proveito.

A gestão de conteúdo nada mais é que uma ferramenta ou um processo que organiza e distribui o seu conteúdo. É ela que definirá os tópicos a serem abordados, tipos de conteúdo a serem produzidos, prazos para serem publicados e estruturas de redação vencedoras.

Nada mais é que a profissionalização de uma atividade que antes era opcional - a produção de conteúdo -, mas que se tornou obrigatória para qualquer empresa que busca um marketing eficiente, que convence o público-alvo.

Como funciona a gestão de conteúdo

Você deve estar se perguntando: é possível seguir sem uma gestão de conteúdo? Sim! Você pode. No entanto, só estará dificultando ainda mais as coisas. É a gestão que as organiza e esquematiza. Sem ela, você estará publicando, é um fato, mas cada conteúdo será apenas um tiro no escuro, sem propósito e que pode ou não trazer resultados.

O processo como um todo pode ser resumido em três pilares: planejamento, execução e consolidação. Vamos entender cada um detalhadamente.

Planejamento

Esse é o primeiro passo. Aqui você ainda não vai colocar as mãos na massa, mas pensar em todos os caminhos disponíveis para seguir. Não há uma fórmula mágica, pois cada empresa é única e possui seus próprios valores, mas há alguns itens a serem pontuados.

Quem é o meu público-alvo? Quem é o seu consumidor? O que a sua pesquisa de mercado diz sobre as pessoas que visitam o estabelecimento? É nessa etapa que você irá definir o tom do seu conteúdo. É informal? É formal? São pessoas que leem muito ou preferem vídeos? Aqui você irá conhecer a pessoa com quem estará conversando.

Você precisará avaliar o sucesso da campanha enquanto ela está rodando, por isso é preciso ficar de olho nos indicadores de sucesso. Em uma gestão de conteúdo, existem ferramentas que quantificam o número de acessos, taxa de conversão, custo médio por lead, etc. cada negócio possui as métricas que mais fazem sentido para si.

Execução

Hora de pôr a mão na massa. Depois de definido o seu público-alvo, você sabe como seus conteúdos devem ser, mas agora precisa definir mais uma coisinha: a periodicidade de publicação. 

Se você sabe que o seu público é fiel e está ansioso para novos conteúdos, o espaço de tempo entre uma publicação e outra deve ser curto para mantê-lo cativado. Mas se ele não costuma gastar muito tempo em uma só página, esse prazo aumenta, afinal, você não quer cansá-lo com notificações incessantes.

O ponto mais importante de tudo isso é manter um calendário de publicações. Não importa se será um artigo por semana ou sete, mas que todas as semanas tenham a mesma quantidade de conteúdo disponibilizado. Isso dá um ar profissional ao seu projeto. 

Com um calendário você estipula os prazos de produção, assim, não fica à mercê da disponibilidade de tempo para redigir um artigo. Ele já estará na sua agenda e você pode se planejar.

Invista também em criatividade. Pegue uma palavra-chave do seu negócio e faça uma busca. Um milhão de pessoas tiveram a mesma ideia que você para escrever um artigo, a diferença é a criatividade com a qual ele será apresentado. Procure criar um layout único para os seus conteúdos, que seja exclusivo, assim, o cliente saberá exatamente com quem está conversando, e se for inovador, ficará registrado como uma forte marca para fechar negócios.

Treine a sua equipe e padronize os procedimentos de publicação de conteúdo. É essencial que a Maria da redação entenda o trabalho da Aline, lá da revisão, se não, cada uma apontará os seus esforços para um lado diferente, fazendo a estratégia de marketing estagnar. Ensine os responsáveis a planejar, executar e consolidar a gestão de conteúdo. 

Consolidação

É o estágio final da gestão de conteúdo. Todos os temas, tons, layouts e prazos foram definidos. Sua equipe foi treinada e está produzindo. É aqui que o trabalho de avaliar os resultados começa.

A consolidação nada mais é que garantir o maior proveito possível da sua estratégia. Observando métricas, revisando artigos, atualizando conteúdos e conversando com o seu cliente, a estratégia de marketing é um sucesso.

Armazene com segurança tudo o que é produzido. Coloque em uma nuvem criptografada todo o conteúdo produzido para o seu negócio, mesmo aquele que é descartado, pois pode ser de grande valor no futuro. 

Sempre produza com antecedência. Se você pretende publicar 2 artigos por semana, sempre tenha guardado pelo menos 10 prontos para não correr risco de ficar sem ou ter que produzir às pressas.

Publique e divulgue. Não adianta redigir um conteúdo rico e vencedor, que tende a uma alta taxa de conversão, se ninguém sabe onde encontrá-lo. A divulgação é a alma do negócio. Você precisa espalhar a sua ideia e, com as palavras-chave, convencer o público de que ela é a melhor solução disponível no mercado.

A implementação de uma gestão de conteúdo eficaz e assertiva pode ser extremamente cansativa para quem não possui intimidade com a produção de conteúdo, mas é essencial para garantir que o seu dinheiro não seja desperdiçado onde deveria ser uma mina de ouro. Uma consultoria especializada pode ajudá-lo nisso.

A RedaWeb é uma comunidade de produtores de conteúdos profissionais com anos de experiência no mercado editorial. Reunimos tudo o que aprendemos para desenvolver um método único e comprovado de gestão de conteúdo. Nós nos preocupamos em planejar, executar e consolidar a sua estratégia de conteúdo, deixando tempo livre para se ocupar com outras questões mais urgentes do seu negócio. Acesse o site da RedaWeb ou ligue para 0800 750 5564 caso queira assinar um plano de produção de conteúdo.