Blog Google Consumer Surveys: conheça essa ferramenta

Google Consumer Surveys: conheça essa ferramenta

equipe analisando Google Consumer Surveys no computador

Lançado como parte da plataforma Google Marketing, o Google Consumer Surveys é uma ferramenta voltada para empresários e para profissionais do marketing. Ele foi criado com o intuito de facilitar o processo de tomada de decisões, visto que fornece informações importantes sobre o público-alvo dos negócios. 


Isso acontece porque a ferramenta proporciona a criação de pesquisas de mercado. Assim, o Google Consumer Survey ajuda a fundamentar ações importantes sobre o futuro das empresas, bem como a buscar soluções assertivas para o seu crescimento. 


Com uma usabilidade simples, o recurso é bastante similar ao paywall. Desse modo, para acessar um determinado conteúdo do seu interesse, os clientes precisam responder a um questionário. Por meio dele, é possível obter dados pessoais, informações sobre experiências de compra e opiniões sobre produtos e serviços. 


Vale mencionar que as pesquisas criadas com o Google Consumer Surveys são totalmente configuradas pelo autor e, portanto, podem ser customizadas de modo que solucionem as dúvidas sobre o público da empresa de modo eficiente.  


Google Forms e Google Costumer Surveys: diferenças fundamentais 


A partir da descrição do Google Costumer Surveys, é possível que algumas pessoas considerem a ferramenta muito próxima do Google Forms. Entretanto, existem algumas diferenças fundamentais que tornam o Surveys muito mais interessante para empresas do que o Forms. 


Assim, vale citar que o Google Forms também é uma ferramenta voltada para pesquisa. Entre as suas principais vantagens de uso está a possibilidade de integração com outras ferramentas do Google, como o Drive e o Docs. 


Entretanto, embora o Forms também permita a customização do questionário, a sua distribuição fica a cargo da empresa. Logo, ela é a responsável por fazer com que a sua pesquisa chegue ao público-alvo, o que não acontece no Google Costumer Surveys. 


Como o Surveys foi pensado para atender objetivos puramente comerciais, ele tem a facilitação como um dos seus pilares. Desse modo, o empresário personaliza as pesquisas e compartilha este conteúdo gratuitamente na internet, de forma que ele pode ser exibido em sites com assuntos afins ao seu negócio. 


Esse processo de exibição fica por conta do Google e acontece graças às parcerias firmadas pela empresa, bem como aos seus investimentos. 


Além disso, Google Rewards tem vínculos com o Surveys e as pesquisas criadas através desta ferramenta são exibidas para os usuários do Rewards que recebem créditos para a Google Play Store em troca das suas respostas. 


Todo o processo de elaboração é bastante simples, assim como a conferência das respostas, que são enviadas ao dono da pesquisa através do seu endereço de e-mail. 


Google Costumer Surveys: como criar uma pesquisa


O Google Costumer Surveys é considerado um recurso comercial e fornece informações valiosas aos gestores de negócios. Através delas é possível compreender os desejos do público-alvo, bem como as suas motivações para fazer uma compra. 


Tais detalhes possibilitam investimentos mais certeiros em estratégias de marketing que gerem resultados positivos. Como o Surveys possui a agilidade como um dos seus principais focos, o retorno das respostas dos questionários é bastante rápido. 


Então, caso uma determinada empresa faça uma pesquisa sobre uma estratégia que está em andamento, a partir das respostas será possível reformular os pontos que não estiverem de acordo com o esperado. Desse modo, garante-se que as metas serão cumpridas. 


A criação de uma pesquisa na plataforma é algo bastante simples e que segue os passos abaixo: 


Acesse a página inicial da Google Costumer Surveys; Clique em Nova Pesquisa; Escola o público-alvo do questionário, o nome da sua pesquisa e clique em Continuar; Crie as perguntas de acordo com a sua estratégia e clique em Confirmar; Faça a revisão do conteúdo e confirme a pesquisa; Ajuste a frequência de recebimento das respostas e clique em Comprar Agora ou Iniciar Teste caso a empresa esteja usado o seu período gratuito. 


Então, a pesquisa será enviada à equipe da Google e submetida à análise. Caso ela esteja de acordo om os parâmetros da comunidade, o autor receberá um e-mail confirmando o seu início. Uma vez que o período configurado for concluído, será enviado um link com os resultados coletados. 


Entretanto, enquanto a pesquisa estiver em andamento será possível visualizar os dados já processados, visto que o Google realiza esse processo em poucas horas. 


Além disso, de acordo com informações do próprio Google, caso o foco da pesquisa seja a triagem, é preciso realizar anteriormente um teste de público. Este teste é feito pela própria plataforma e de maneira automatizada. O objetivo é estabelecer a taxa de incidência da pesquisa, que será de no mínimo 5%. 


Essa taxa é importante para que se tenha uma ideia geral do tamanho do público-alvo e também para que o preço por resposta seja calculado de forma mais precisa. Nesse caso, o link para compra é enviado para o e-mail do autor uma vez que a triagem estiver concluída. 


Por que fazer uma pesquisa através do Google Costumer Survey?


Para conseguir prosperar no mercado, é preciso compreender o seu funcionamento e isso passa por ter uma visão ampla do público da empresa. Desse modo, quanto mais informações sobre clientes e potenciais clientes, maiores são as oportunidades de crescimento de um negócio. 


Através da criação de pesquisas personalizadas como as oferecidas pelo Google Costumer Surveys é possível compreender melhor essas questões. Isso acontece porque a ferramenta se baseia nos seguintes tópicos:


Alcance de público 


As pesquisas criadas a partir do Surveys podem ser direcionadas para um público pré-definido. 


Devido ao recurso de disponibilizar o questionário em outros sites e aplicativos, o alcance se torna ainda maior. Além disso, a possibilidade de usar espaços digitais que interessam ao empreendimento ajuda na segmentação. 


Insights de pessoas reais


Como as pessoas que respondem aos questionários do Google Costumer Surveys recebem incentivos para fazê-lo, os insights obtidos vêm de pessoas reais. Então, são bastante significativos para as empresas. 


Resultados práticos


Os resultados oferecidos pelo Surveys são assertivos exatamente devido à sua praticidade. Assim, eles podem ser lidos mesmo por pessoas que não têm muita experiência com ferramentas de marketing. 


Desse modo, as estratégias traçadas a partir desses dados contribuirão positivamente para o entendimento da visão que os clientes têm de um produto ou de uma marca. Logo, é possível fazer reformulações a partir disso. 


Transformar dados em ações


Como os dados podem ser facilmente compreendidos pelos empresários, se torna mais prático usa-los para justificar as decisões tomadas. Afinal, elas serão baseadas na opinião do público e um dos grandes objetivos das estratégias de marketing da atualidade é justamente atender às necessidades dos clientes. 


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