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Guia básico para um markerting de conteúdo eficiente

equipe na frente do computador

Marketing de conteúdo é uma estratégia na qual uma marca utiliza materiais relevantes para divulgar um produto, serviço ou até mesmo a própria empresa. É a melhor maneira de construir uma imagem perante o mercado no longo prazo.


Não há dúvidas que investir em comunicação é fundamental para qualquer negócio que deseja se posicionar com autoridade e relevância no mercado. Afinal, de nada adianta ter o melhor produto se as pessoas não sabem como encontrá-lo.


O marketing de conteúdo utiliza a geração de valor como combustível para manter contato com os clientes, ao mesmo tempo que os ajuda a tomar melhores decisões e os educa sobre determinados temas, no entanto, é preciso tomar alguns cuidados.


Com isso em mente, elaboramos um guia básico para um marketing de conteúdo eficiente para que você comece a aplicar essa estratégia hoje mesmo. Confira!


O Marketing de Conteúdo é sobre o leitor

Na comunicação existe uma premissa básica. É preciso de pelo menos duas pessoas envolvidas, uma fala e a outra ouve. Sem isso, não importa a mensagem que se está tentando transmitir.


Com a evolução da tecnologia, mais empresas estão no mercado disputando a atenção dos clientes. Dessa maneira, o consumidor se conecta com as marcas que representam melhor as suas próprias convicções e que resolvem os seus problemas mais específicos.


O marketing de conteúdo, portanto, é sobre compreender o que o seu público-alvo busca consumir, para então a sua marca descobrir o que precisa ser dito conforme a demanda. Parece complexo, mas vamos a um exemplo.


Imagine que a sua empresa é uma confeitaria e que todo mundo está falando sobre uma série da Netflix como Round 6.


Esse é o momento ideal para que o seu negócio crie um conteúdo ensinando a fazer o Dalgona, o doce da série. Note que você aproveitou o que todo mundo queria ouvir, para falar o que a sua marca precisava dizer!


No entanto, é preciso ter cuidado e definir com o máximo de precisão a sua persona, ou o grupo de indivíduos que são exatamente as pessoas com as quais você quer conversar e fazer negócios.


As palavras tem muito poder

Os estudiosos de comunicação, especialmente da semiótica, afirmam que cada palavra possui um significado específico e que não pode ser substituída por outro termo.


Assim, cada elemento precisa ser muito bem pensado para que o seu conteúdo consiga transmitir a mensagem corretamente.


Pense na sua tia que envia gifs animados com mensagens de Bom Dia. Se alguma manhã ela enviar apenas a frase “Bom Dia”, sem a figurinha, você saberá que algo está errado. Concorda?


Isso significa dar foco também na linguagem do seu público-alvo. Se ele for mais jovem e descolado, a sua mensagem também deve ser. Se for mais burocrático e sisudo, idem.


Pense em conteúdos permanentes

Dentro do marketing de conteúdo temos duas categorias bem definidas de publicações:


  • Evergreen, que são válidas independente do contexto;
  • Noticioso, que depende do momento.


Ambos são fundamentais para demonstrar o domínio que a sua marca tem sobre um assunto, ao mesmo tempo que entrega atualizações importantes para os clientes e leitores.


Os tutoriais, guias e manuais costumam ser do tipo evergreen. Afinal, a qualquer momento do dia ou da noite, o usuário poderá tirar algo que muda a sua vida.


Nos noticiosos, o redator está sujeito ao contexto, o que significa, que tudo pode mudar na hora seguinte. Portanto, a primeira categoria sempre deve ser a sua preferência, mas nunca esquecendo de atualizar os seus clientes vez ou outra.


Não se prenda ao Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma das estratégias mais completas e versáteis do marketing digital. Afinal, ela está presente em todas as outras.


O SEO precisa de um conteúdo para ser veiculado. As redes sociais precisam de conteúdo para engajar. Os vídeos precisam de um roteiro, e assim por diante.


Portanto, quanto maior for a sua capacidade de implementar outras estratégias paralelas, maiores serão os seus resultados.


Lembre-se de que cada palavra tem força. Para os algoritmos isso é ainda mais importante. Cada termo colocado em um buscador, é uma palavra-chave, e elas devem estar nos seus conteúdos e nas suas páginas se você deseja crescer organicamente e de maneira sustentável.


Outro ponto importante é, sempre que possível, inserir links internos nos seus conteúdos publicados em seu domínio. Esse ato demonstra aos algoritmos que existe alguma unidade no site, ou seja, ele é coerente, portanto, deve ser mais confiável.


Diversifique as postagens

O maior erro de qualquer estratégia de marketing de conteúdo eficiente é colocar todas as fichas em uma única plataforma ou uma única metodologia.


Mesmo que as suas redes sociais estejam bombando, saiba que é fundamental estruturar um blog corporativo ou pessoal para garantir que os seus seguidores possam aprofundar o relacionamento.


Da mesma maneira, é preciso criar chamadas que levem esses usuários de um lugar para o outro com interesse genuíno em consumir o seu material.


Se a sua página recebe três publicações de 500 palavras por semana seguindo sempre a mesma estrutura e metodologia, saiba que não está aproveitando o marketing de conteúdo ao máximo.


É muito mais eficiente publicar menos e com mais qualidade, investindo em criatividade e geração de valor.


Invista em títulos e imagens

Compreenda que o conteúdo começa no título, e acima de tudo, para que seja considerado de qualidade, é preciso que ele pareça de qualidade, caso contrário, o leitor nem se dará ao trabalho de abrir a página.


Isso pode parecer duro e injusto, mas é assim que o interesse funciona na internet!


Se o seu título não chama tanta atenção quanto o do concorrente, saiba que você estará perdendo alguns leitores.


Se o usuário abre a página e encontra um bloco de texto extenso, mesmo que com apenas 500 palavras, ele certamente deixará de lado. O ser humano é visual, e com a tecnologia, precisamos de cada vez mais estímulos para prestar atenção nas coisas.


Então terei que apelar para o sensacionalismo?


Não! Isso é coisa de profissionais pouco qualificados.


Saiba que o sensacionalismo gera muito tráfego para qualquer página, no entanto, um tráfego que não representa em nada os seus resultados.


É preciso entregar valor em cada palavra e cada imagem, assim o leitor tem a percepção de que encontrará ainda mais valor se consumir o conteúdo na íntegra.


São inúmeros pontos que precisam ser levados em consideração para um marketing de conteúdo eficiente.


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