Blog Guia básico sobre imagens para blog

Guia básico sobre imagens para blog

dupla olhando para imagens em duas telas de computador

Você pode ter um conteúdo excelente, ótimas chamadas para os seus artigos, mas se a escolha das imagens não for adequada, você não vai conseguir chamar a atenção de uma boa parte do público leitor.

De acordo com estudos realizados pelas empresas Zabisco e 3M Corporation, 90% das informações transmitidas ao cérebro são visuais, sendo que as imagens são processadas 60 mil vezes mais rápido pelo cérebro do que os textos. Além disso, 40% das pessoas respondem melhor às informações visuais do que aos textos simples.

E tem mais! Textos que possuem imagens tem uma taxa de leitura 94% maior do que aqueles que não apresentam nenhuma representação visual. 

Quem deseja chamar a atenção do leitor e melhorar a experiência de leitura do seu Blog, precisa saber escolher as imagens certas para usar em cada conteúdo. Para te ajudar a criar posts mais atraentes e criativos, nós preparamos este Guia básico sobre imagens para blog. Então, aperte os cintos e bora aprender!


 Qual a relevância das imagens para o seu blog?

Além dos dados estatísticos que já citamos acima, é importante saber que dentro da estratégia de Inbound Marketing, a qualidade dos conteúdos faz toda a diferença. Materiais ricos, focados na solução das dores da persona, é a grande chave do sucesso ou do fracasso da sua estratégia.

Para criar conteúdos de alta qualidade, a experiência do usuário deve ser uma prioridade. Imagine como seria acessar um blog para ler um post sobre um assunto interessante e o texto ter cerca de 2000 palavras e nenhuma imagem. Isso seria totalmente cansativo e pode fazer com que o leitor desista no meio do caminho.

As imagens agregam muito ao conteúdo, elas complementam o que está escrito, tornam o texto mais interativo, reduzem o estresse e a ansiedade durante a leitura e aumentam significativamente as chances de fidelizar os leitores.


Tipos de imagens para blog 


Existem diferentes tipos de imagens que podem ser utilizadas em Blog posts. A escolha sempre deve levar em consideração o conteúdo que está sendo criado. A imagem precisa estar alinhada com ele, seja representando uma informação, transmitindo uma sensação ou complementando o que está sendo dito.

Quando falamos em complementar o conteúdo, são aquelas imagens que facilitam o entendimento do que está sendo dito como, por exemplo, as tabelas e os gráficos. Ou ainda, em casos em que se apresente um tutorial com o passo a passo de como fazer algo. Nesse caso, os prints de tela ajudam a orientar o leitor.

Entre os exemplos mais comuns de imagens para usar em blog posts, nós temos:

  • Fotografias de bancos de imagens;
  • Gifs;
  • Gráficos, tabelas e infográficos;
  • Prints de telas;
  • Imagens feitas à mão.

Onde encontrar imagens de qualidade para blog?

A grande maioria dos blogs utilizam imagens de bancos de imagens para a criação de seus posts. Os bancos são plataformas que disponibilizam fotografias sobre os mais diversos temas que podem ser gratuitos ou não.

O legal dessas plataformas é que é possível encontrar imagens para os mais diversos temas com boa qualidade.

Existem empresas e blogueiros que preferem conteúdos autorais e produzem as próprias imagens. Nesses casos, é muito importante ter um bom conhecimento das ferramentas básicas de fotografia e edição para conseguir captar imagens que transmitam a essência do conteúdo.


 Bancos de imagens gratuitos populares


Bancos de imagens animadas (Gifs)


Imagens para blog que você deve evitar 

Imagens com baixa definição

A qualidade das imagens utilizadas diz muito sobre os seus conteúdos. Escolher boas imagens para ilustrar os blog posts transparece dedicação e preocupação com a experiência de leitura. Portanto, priorize imagens de alta definição com tamanho adequado as normas da plataforma utilizada para que não seja necessário ampliá-la, visto que isso danifica a qualidade.

Imagens com direitos autorais

É necessário ter muita atenção com relação aos direitos autorais das imagens, principalmente, quem está acostumado a buscar por elas diretamente no Google. A grande maioria das imagens encontradas desta forma, possuem direitos autorais e podem acabar gerando transtornos, inclusive, problemas na justiça. 

O correto é pesquisar nos bancos de imagens gratuitos ou assinar um plano pago para adquirir os direitos das imagens a serem utilizadas.

Fotos que mostram uma realidade fantasiosa 

Pessoas excessivamente felizes no trabalho é um ótimo exemplo de uma realidade fantasiosa. Apesar de existirem muitas pessoas que se sentem felizes e amam o que fazem, essa não é a realidade de boa parte das pessoas. Portanto, é legal buscar um equilíbrio nas emoções que a imagem transmite, para que não pareça algo irreal e distante do leitor.

É importante lembrar que o conteúdo tem que gerar conexão com quem está do outro lado da tela e representar o que está escrito, sem criar uma realidade que aparente ser fantasiosa e impossível de ser alcançada.


 Onde inserir as imagens no meu texto? 

  1. Utilize imagens para ilustrar os subtítulos;
  2. Aposte em gráficos, tabelas e prints quando for necessário exemplificar uma ação ou informação;
  3. Em textos longo, conte com o uso de imagens para quebrar o texto e facilitar a leitura.


Otimização de imagens para SEO

A otimização das imagens também é um assunto importante. Não basta encontrar uma que seja legal e inserir direto no seu post. 

O primeiro passo é se atentar ao tamanho e ao peso da imagem, pois isso impacta tanto na qualidade quanto na velocidade de carregamento da página. Editores de imagem podem ser utilizados para adequar o tamanho ao que corresponde a plataforma utilizada.

Outro ponto de grande relevância para quem trabalha com Blog é o SEO da página e as imagens não podem passar batidas na otimização. Todas as imagens devem seguir um padrão e precisam conter a palavra-chave principal do seu artigo

Ao subir uma imagem não esqueça de que ela precisa conter as informações: Nome do arquivo, título da imagem (title) e título alternativo (alt). Esses detalhes fazem com que as imagens do seu blog post possam ser encontradas nas pesquisas relacionadas com o tema.

Assim como a otimização do texto é importante, as imagens complementam o SEO e aumentam as chances de o seu post chegar até os leitores.

Se você quer ter conteúdos otimizados, criativos,  atraentes e relevantes para o público-alvo da sua marca, conheça o trabalho realizado pela Agência RedaWeb. Contamos com um time especializado no desenvolvimento de Blog posts para os mais diversos nichos de mercado, otimizados para SEO e com a qualidade que o seu negócio merece.


Acesse o site ou entre em contato gratuitamente pelo telefone: 0800 750 5564 caso deseje assinar um plano de produção de conteúdo.


Artigos relacionados.

Ver mais artigos
entenda-as-diferencas-entre-blog-e-site como-adicionar-um-site-no-google-analytics-descubra-aqui passo-a-passo-para-criar-o-blog-da-sua-empresa
Whatsapp
Ligue grátis 0800 750 5564
Ligue grátis 0800 750 5564