Guia de marketing: o básico para sua empresa

O investimento – seja de tempo ou de dinheiro – não é mais opcional quando falamos em marketing digital. Uma empresa atuante em qualquer mercado hoje precisa olhar e dar a devida atenção para o marketing digital para que consiga se manter no mercado nos próximos anos.

Se você busca informações sobre como fazer um planejamento inicial de marketing digital para o seu negócio, esse guia é para você!


1. Esteja sempre presente no mundo digital

Essa dica parece óbvia, mas você já parou para pensar quais redes sociais e locais na internet são estratégicas para o seu negócio estar presente? Por isso, antes de sair criando os perfis nas redes, você deve sentar e fazer uma análise. Faça as seguintes perguntas:

  • Em quais mídias estão os meus concorrentes?
  • Em quais mídias eles não estão? Por quê?
  • Onde estão os meus clientes? Quais as mídias que eles mais utilizam?
  • Onde está o público-alvo que quero atingir?

Essas respostas já lhe darão confiança para você saber onde deve estar presente. Depois das redes sociais definidas, é hora de criar o perfil. Deixe todos com a mesma identidade visual, para que quando seus seguidores te encontrarem em diferentes mídias, eles consigam identificar que é a tua marca que está ali.


2. Site e blog 

As redes sociais podem um dia acabar. E, se toda a sua estratégia de divulgação e de fortalecimento de marca depender apenas das redes sociais, você pode se dar mal. Por isso, é de extrema importância que você crie o seu próprio site e blog.

O site é uma apresentação da sua empresa, contando a sua história, os produtos e serviços que você oferece.

Já seu blog, será a poderosa fonte de informação em que, através de conteúdo, você poderá levar o seu lead do topo ao fundo do funil, utilizando uma estratégia inteligente de marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo tem o ROI alto quando bem utilizado, planejado e aplicado. Oferece benefícios como: tornar a marca referência e autoridade no assunto, entender mais claramente quais são as dores e problemas do seu cliente ou prospecto, prospectar leads de qualidade.


3. Definir a estratégia

Agora que você está presente nas redes sociais, com seu site e blog criados, é hora de saber aonde se quer chegar com tudo isso, não é mesmo?

Sem objetivos e um plano de ação você estará apenas divagando pelo mundo digital, sem rumo e sem entender o que fazer, pois não sabe onde quer chegar.

Há vários tipos de objetivos que as empresas buscam com o uso das estratégias digitais, vai depender do que você quer para o seu negócio para o momento. Alguns desses objetivos podem ser:

  • Aumentar a venda de produtos no e-commerce;
  • Aumentar o número de leads qualificados para o time de vendas;
  • Diminuir o tempo perdido pelos vendedores respondendo perguntas comuns;
  • Aumentar o tráfego do site;
  • Aumentar o reconhecimento da marca;

Enfim, existem muitos objetivos que podem ser definidos em uma estratégia de marketing digital. A dica aqui é você definir metas alcançáveis e não querer buscar todos os objetivos de uma vez só. 


4. Com quem estou falando?

Agora que sabemos onde queremos chegar – ou o que queremos alcançar – é hora de definir com quem vamos falar na aplicação de uma estratégia.

Saber a persona do seu negócio é fundamental para que você consiga criar uma comunicação e um conteúdo direcionado a elas. A criação da persona pode vir de informações valiosas do seu time de venda, que está à frente do seu negócio, vendendo o seu produto e serviço. É esse time que tem melhor conhecimento normalmente na empresa sobre quem são os possíveis compradores.

Para criar a sua persona, você pode fazer perguntas como:

  • Qual é a faixa etária?
  • Qual é o estado civil?
  • Quais são seus hobbies?
  • Tem filhos?
  • Onde moram?
  • Quais são os problemas que ela tem e meu produto e serviço pode solucionar ou ajudar?
  • Qual é a sua renda?
  • Qual é a sua escolaridade?

Crie um nome para cada persona que seja seu possível comprador e, na hora de planejar um conteúdo, defina a mensagem e a linguagem para aquela persona.


5. Calendário editorial

Uma das ferramentas mais importantes no marketing digital é o calendário editorial. É nele que você planeja o que publicar em cada rede e no seu blog, quando publicar, o que precisará para fazer o material e acompanhar se o prazo foi ou não cumprido.

Na hora de mensurar os resultados, que vamos falar mais adiante, também podemos utilizar o calendário editorial para registrar o que funcionou ou não para o público.

O mundo digital lhe permite utilizar o mesmo assunto e fazer variações no tipo de conteúdo.

Por exemplo: se o seu negócio é uma agência de turismo e você quer vender pacotes de cursos de verão de curta duração para estudantes que estarão em período de férias. Você quer falar neste conteúdo sobre a cidade onde esse curso de verão acontece - supomos que seja em Montreal, no Canadá.

Para uma estratégia de Youtube, por exemplo, você pode fazer um vídeo falando sobre a cidade, intercalando fotos da cidade e até fazer uma entrevista com algum estudante que já tenha participado desse intercâmbio no passado. O público desse vídeo podem ser os próprios estudantes que deverão ir para Montreal.

Já para o blog, você pode criar o conteúdo falando da Cidade, mas em formato de textos e com fotos. Porém, nesse blog post você pode ter como a persona os pais desses estudantes e conduzir o conteúdo de texto para assuntos sobre segurança na cidade, rotina dos estudantes, medidas de precaução para que não dê nenhum contratempo.

Se você for para o Instagram, faça um convite para assistir ao vídeo do YouTube ou ler o conteúdo do blog e utilize fotos de Montreal com informações curiosas sobre a cidade.

Demos alguns exemplos de como você pode pensar a sua estratégia para diferentes formas de conteúdos digitais.

Utilize o seu calendário editorial para planejar a produção e postagem deste conteúdo e cumpra os prazos.


6. Mensuração de ajustes e estratégias 

Agora que foi tudo planejado e postado, é hora de você analisar se o que aplicou gerou os resultados esperados. O bacana do mundo digital é que você pode ir fazendo essa análise em tempo real.

E, se você puder modificar a estratégia na hora mesmo, faça. Caso contrário, encare o aprendizado como forma de ajuste para as próximas estratégias. Tudo no mundo digital é mensurável, o que lhe dá segurança em saber o que funciona ou não para o seu público.

Nenhuma estratégia de marketing digital é a certa ou a errada. Cada negócio com o seu público-alvo terá estratégias que funcionam mais e menos. Você tem que trabalhar com testes, errando e acertando a fim de conhecer as estratégias que melhor funcionam para o seu negócio.

Entretanto, a estratégia de marketing de conteúdo é a que mais está trazendo resultados para os diferentes tipos de negócio. Se você não tem tempo ou equipe suficiente para produzir os seus conteúdos, nós podemos lhe ajudar!


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