Blog Guia de marketing: o básico para sua empresa

Guia de marketing: o básico para sua empresa

Guia de marketing: o básico para sua empresa

O investimento – seja de tempo ou de dinheiro – não é mais opcional quando falamos em marketing digital. Uma empresa atuante em qualquer mercado hoje precisa olhar e dar a devida atenção para o marketing digital para que consiga se manter no mercado nos próximos anos.

Se você busca informações sobre como fazer um planejamento inicial de marketing digital para o seu negócio, esse guia é para você!


1. Esteja sempre presente no mundo digital

Essa dica parece óbvia, mas você já parou para pensar quais redes sociais e locais na internet são estratégicas para o seu negócio estar presente? Por isso, antes de sair criando os perfis nas redes, você deve sentar e fazer uma análise. Faça as seguintes perguntas:

  • Em quais mídias estão os meus concorrentes?
  • Em quais mídias eles não estão? Por quê?
  • Onde estão os meus clientes? Quais as mídias que eles mais utilizam?
  • Onde está o público-alvo que quero atingir?

Essas respostas já lhe darão confiança para você saber onde deve estar presente. Depois das redes sociais definidas, é hora de criar o perfil. Deixe todos com a mesma identidade visual, para que quando seus seguidores te encontrarem em diferentes mídias, eles consigam identificar que é a tua marca que está ali.


2. Site e blog 

As redes sociais podem um dia acabar. E, se toda a sua estratégia de divulgação e de fortalecimento de marca depender apenas das redes sociais, você pode se dar mal. Por isso, é de extrema importância que você crie o seu próprio site e blog.

O site é uma apresentação da sua empresa, contando a sua história, os produtos e serviços que você oferece.

Já seu blog, será a poderosa fonte de informação em que, através de conteúdo, você poderá levar o seu lead do topo ao fundo do funil, utilizando uma estratégia inteligente de marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo tem o ROI alto quando bem utilizado, planejado e aplicado. Oferece benefícios como: tornar a marca referência e autoridade no assunto, entender mais claramente quais são as dores e problemas do seu cliente ou prospecto, prospectar leads de qualidade.


3. Definir a estratégia

Agora que você está presente nas redes sociais, com seu site e blog criados, é hora de saber aonde se quer chegar com tudo isso, não é mesmo?

Sem objetivos e um plano de ação você estará apenas divagando pelo mundo digital, sem rumo e sem entender o que fazer, pois não sabe onde quer chegar.

Há vários tipos de objetivos que as empresas buscam com o uso das estratégias digitais, vai depender do que você quer para o seu negócio para o momento. Alguns desses objetivos podem ser:

  • Aumentar a venda de produtos no e-commerce;
  • Aumentar o número de leads qualificados para o time de vendas;
  • Diminuir o tempo perdido pelos vendedores respondendo perguntas comuns;
  • Aumentar o tráfego do site;
  • Aumentar o reconhecimento da marca;

Enfim, existem muitos objetivos que podem ser definidos em uma estratégia de marketing digital. A dica aqui é você definir metas alcançáveis e não querer buscar todos os objetivos de uma vez só. 


4. Com quem estou falando?

Agora que sabemos onde queremos chegar – ou o que queremos alcançar – é hora de definir com quem vamos falar na aplicação de uma estratégia.

Saber a persona do seu negócio é fundamental para que você consiga criar uma comunicação e um conteúdo direcionado a elas. A criação da persona pode vir de informações valiosas do seu time de venda, que está à frente do seu negócio, vendendo o seu produto e serviço. É esse time que tem melhor conhecimento normalmente na empresa sobre quem são os possíveis compradores.

Para criar a sua persona, você pode fazer perguntas como:

  • Qual é a faixa etária?
  • Qual é o estado civil?
  • Quais são seus hobbies?
  • Tem filhos?
  • Onde moram?
  • Quais são os problemas que ela tem e meu produto e serviço pode solucionar ou ajudar?
  • Qual é a sua renda?
  • Qual é a sua escolaridade?

Crie um nome para cada persona que seja seu possível comprador e, na hora de planejar um conteúdo, defina a mensagem e a linguagem para aquela persona.


5. Calendário editorial

Uma das ferramentas mais importantes no marketing digital é o calendário editorial. É nele que você planeja o que publicar em cada rede e no seu blog, quando publicar, o que precisará para fazer o material e acompanhar se o prazo foi ou não cumprido.

Na hora de mensurar os resultados, que vamos falar mais adiante, também podemos utilizar o calendário editorial para registrar o que funcionou ou não para o público.

O mundo digital lhe permite utilizar o mesmo assunto e fazer variações no tipo de conteúdo.

Por exemplo: se o seu negócio é uma agência de turismo e você quer vender pacotes de cursos de verão de curta duração para estudantes que estarão em período de férias. Você quer falar neste conteúdo sobre a cidade onde esse curso de verão acontece - supomos que seja em Montreal, no Canadá.

Para uma estratégia de Youtube, por exemplo, você pode fazer um vídeo falando sobre a cidade, intercalando fotos da cidade e até fazer uma entrevista com algum estudante que já tenha participado desse intercâmbio no passado. O público desse vídeo podem ser os próprios estudantes que deverão ir para Montreal.

Já para o blog, você pode criar o conteúdo falando da Cidade, mas em formato de textos e com fotos. Porém, nesse blog post você pode ter como a persona os pais desses estudantes e conduzir o conteúdo de texto para assuntos sobre segurança na cidade, rotina dos estudantes, medidas de precaução para que não dê nenhum contratempo.

Se você for para o Instagram, faça um convite para assistir ao vídeo do YouTube ou ler o conteúdo do blog e utilize fotos de Montreal com informações curiosas sobre a cidade.

Demos alguns exemplos de como você pode pensar a sua estratégia para diferentes formas de conteúdos digitais.

Utilize o seu calendário editorial para planejar a produção e postagem deste conteúdo e cumpra os prazos.


6. Mensuração de ajustes e estratégias 

Agora que foi tudo planejado e postado, é hora de você analisar se o que aplicou gerou os resultados esperados. O bacana do mundo digital é que você pode ir fazendo essa análise em tempo real.

E, se você puder modificar a estratégia na hora mesmo, faça. Caso contrário, encare o aprendizado como forma de ajuste para as próximas estratégias. Tudo no mundo digital é mensurável, o que lhe dá segurança em saber o que funciona ou não para o seu público.

Nenhuma estratégia de marketing digital é a certa ou a errada. Cada negócio com o seu público-alvo terá estratégias que funcionam mais e menos. Você tem que trabalhar com testes, errando e acertando a fim de conhecer as estratégias que melhor funcionam para o seu negócio.

Entretanto, a estratégia de marketing de conteúdo é a que mais está trazendo resultados para os diferentes tipos de negócio. Se você não tem tempo ou equipe suficiente para produzir os seus conteúdos, nós podemos lhe ajudar!


Independente do seu segmento, a RedaWeb oferece os melhores conteúdos do mercado. Através da nossa plataforma, é possível ter acesso a profissionais que vão desenvolver o seu conteúdo baseado no briefing que você mesmo fornecerá. 

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