Ideias de leads: conheça 7 dicas de conteúdos para geração de leads
Investir em marketing digital é um dos fatores de sucesso de qualquer negócio. Independente de qual seja o seu nicho de mercado, é possível gerar leads de forma eficiente e prática, dando o resultado que você espera com as suas estratégias digitais. Entre as diversas formas de obter resultado no meio digital, produzir conteúdo para geração de leads é uma das mais utilizadas. E não é para menos. Conhecido como inbound marketing, esse método atrai clientes em potencial por meio de conteúdo interessante que tenha relevância para esse público.
E cada vez mais o inbound marketing ganha espaço, uma vez que os custos para atrair leads são menores, comparados com o marketing tradicional. Em compensação, a possibilidade de atingir a pessoa certa é maior.
Muitas pessoas não imaginam como é importante direcionar a mensagem certa para o cliente certo. Ao contrário do que se imagina, mesmo que você atinja uma grande quantidade de clientes, nem todos estão em busca do seu produto ou se interessam pela sua mensagem. Com o inbound marketing, apenas os clientes em potencial vão se identificar com o seu conteúdo e assim fica mais fácil fechar um negócio. É como se a sua mensagem fosse uma seta e a pessoa fosse o alvo. Você deve ser certeiro para atingir o seu objetivo.
Existem diversas formas de criar conteúdo interessante para o seu público. Quanto mais você conhecê-lo, mais fácil vai ficar de identificar oportunidades de gerar uma informação que atraia e retenha a atenção desse cliente. Entre as opções:
- E-books
- Checklist
- Cursos
- Palestra ou webinars
- Entrevista
- Artigos
- Kits
Descubra agora como usar cada um para atrair mais leads e assim arrasar na sua estratégia de inbound marketing. Com esses conteúdos, pode ter certeza de que os clientes certos vão chegar até você. Vamos começar?
E-books
Esse é um dos conteúdos mais utilizados para conseguir leads. Através de um material criado com o propósito de ter um conteúdo específico, só quem se interessa por aquele tema específico baixa o e-book, após informar seus dados.
Fazer um e-book é muito mais do que criar um pdf. Você deve focar em criar um material de qualidade e assim ter relevância para esse cliente, além de utilizar os recursos disponíveis por se tratar de um livro digital. Você pode investir em uma diagramação interessante, colocar vídeos e colocar links que levem o usuário para outros locais. Tudo, claro, pensado para que essa pessoa siga um determinado caminho e realize a ação que você deseja.
Checklist
Esse é outro formato de conteúdo no qual é possível gerar leads. É muito usado por quem tem algum negócio ligado a serviços ou consultorias, já que pode ser uma forma de ter acesso a esse cliente.
E funciona basicamente da mesma forma que o e-book. O lead cadastra as informações dele, como nome e e-mail, e assim consegue receber esse conteúdo. Esse checklist é interessante, pois feito de forma correta, pode indicar diferentes estágios de funil desse cliente.
Cursos
A partir do momento que você ganha relevância entre o seu público-alvo, uma forma de captar leads é através de cursos online. Existem diversas plataformas que podem ser usadas para realizar esses cursos. Mas o conteúdo apresentado depende de você e da sua compreensão do que pode ser dito para resolver os problemas desse lead. Além disso, você pode fornecer um material gratuito para ajudar os alunos a compreenderem melhor os temas tratados no curso.
Uma estratégia interessante para quem nunca fez isso é fornecer o curso gratuito inicialmente e à medida que for ganhando credibilidade, vai estabelecendo um valor compatível com o tipo de lead.
Palestra ou webinars
Um dos formatos mais interessantes é usar palestras e webinars na hora de gerar conteúdo para atrair e captar os leads. Ainda que a forma de obter as informações seja a mesma, as palestras trazem a possibilidade de interagir ao vivo com o seu público.
Dessa forma, você consegue compreender qual informação é mais importante de ser abordada e o feedback dessas pessoas diante da sua palestra ou webinar. Você pode ainda criar um evento presencial e transmitir ao vivo pela internet. Assim consegue atingir um número maior de leads, independente do espaço geográfico. Mas atenção: faça isso somente se o seu negócio tem a capacidade de realizar os serviços para pessoas de outras regiões.
Entrevista
Um ótimo formato de conteúdo para geração de leads é através de entrevistas. Essas pessoas podem ser referência para o seu público ou até mesmo clientes que tiveram uma ótima experiência com o seu produto.
Através desse relato sobre a relação entre ele e a sua empresa, é possível captar leads de forma mais simples, uma vez que são pessoas com o mesmo problema que o seu cliente em potencial e que solucionaram isso através do seu negócio. Vídeos são muito usados, mas nada impede que você tenha um texto incrível para expor a sua entrevista.
Artigos
Os artigos são outra maneira de atrair leads. Por meio de informações que tenham relevância para o seu público, você consegue construir sua credibilidade diante da constância e qualidade do seu conteúdo. Vale a pena ainda utilizar artigos em posts de blog, com algumas estratégias de SEO para aumentar ainda o desempenho desse texto nos resultados orgânicos do Google.
Kits
Quando você se preocupa com os problemas do seu cliente, consegue compreender como elaborar soluções que realmente façam a diferença para ele. Ao criar um kit, você compreende todos os pontos a serem melhorados para o seu lead.
Os kits podem ser variados, podendo ser um arquivo de pdf e um material exclusivo elaborado para facilitar a execução da atividade proposta ou uma planilha com informações importantes para o seu lead. Conteúdos não faltam para você usar, mas tudo depende da sua vontade de realizar e os seus conhecimentos sobre os hábitos e problemas do seu lead.
Quando começar a investir em conteúdo para geração de leads?
Essa pergunta deve ter aparecido na sua cabeça em algum momento durante este texto. Não existe momento certo para investir em conteúdo para atrair leads, mas cada momento do seu negócio pede um tipo específico de estratégia. Por exemplo, se você está começando agora e quer estabelecer credibilidade entre os seus clientes em potencial, vale a pena criar webinars ou cursos, caso seja necessário.
Agora, se você já tem um tempo no mercado e quer reafirmar o seu lugar entre a concorrência, pode usar e-books ou até mesmo os checklists. Independente se o seu empreendimento é online ou físico, sempre tem uma forma de usar o inbound marketing a favor do seu negócio e assim atrair cada vez mais leads.
Outro argumento muito usado por quem ainda não investe em inbound marketing e em marketing de conteúdo é que essas estratégias são caras, mas não é nada disso. Existem várias formas de criar conteúdo, inclusive formatos diferentes de acordo com o seu público. Mas nenhuma delas é muito cara e qualquer negócio, seja com um grande orçamento ou com um valor menor disponível, podem apostar nisso. O segredo do sucesso está em conhecer o seu público e sempre focar nos interesses dele na hora de gerar conteúdo.
E se você percebeu a importância do inbound marketing e do marketing de conteúdo, e quer focar nessas estratégias na sua empresa, saiba que o local que vai produzi-los pode ser a diferença entre uma estratégia de sucesso ou não. Quanto mais especializada for a agência, maiores são as chances das suas ações darem o resultado que você espera.
Na RedaWeb você tem a certeza de que vai ter uma equipe especializada em marketing de conteúdo e focada em obter os resultados que você espera no seu negócio. Independentemente do tipo de empresa que você tenha ou o nicho no qual atende, temos a solução ideal para você. Oferecemos diversos planos disponíveis para você encontrar a melhor solução de acordo com o seu negócio.
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