Ideias precisam de conteúdo para se tornar um sucesso

A era da tecnologia trouxe consigo o consumo de informação. Todos os assuntos estão na internet e o usuário navega por centenas de páginas à procura de assuntos que lhe sejam úteis em alguma proporção, mas poucos de fato conseguem chamar sua atenção para fazê-lo parar e ler o seu conteúdo. 

Apesar de ser um espaço ilimitado de oportunidades, a internet é mal utilizada por grande parte das empresas. Muitas possuem sites que não estão atualizados e blogs apenas com publicidades e páginas sem conteúdo direcionado. As que se preocupam em realizar um trabalho amplo e direcionado, com boas ideias de conteúdo, conseguem conquistar o sucesso desejado.  

 

O papel do produtor de conteúdo

Com o crescimento do marketing digital, surgiram novas profissões, que vem crescendo no mercado, como a de produtor de conteúdo. A carreira em ascensão corresponde a boa perspectiva de toda a área, dita como profissão do futuro e que vem abrindo novas frentes de trabalho para profissionais especializados. 

Os criadores de conteúdo digital possuem um perfil muito específico, e em geral são graduados em publicidade e propaganda, jornalismo ou marketing. Além disso, precisam ter ótima escrita, conhecimento amplo sobre cultura e informações em geral, estar atento às novidades do mercado, ser curioso e inovador, para criar conteúdos diferenciados e impactantes. 

Não basta ter boa fluência verbal e escrita, já que criar conteúdos envolve muito mais do que escrever bem. É preciso conhecer os processos de marketing, para entender bem a sua função dentro do seu planejamento macro, além disso, é preciso criar conteúdos a partir de uma necessidade estudada de um perfil, o da persona. 

A criação de conteúdos para o marketing digital vai muito além das perspectivas do marketing tradicional, pois é mais voltado a ações rápidas e impactantes. O ambiente web é muito segmentado, permitindo que as empresas façam um trabalho personalizado, específico para seu público-alvo. 

Dessa forma, é fundamental conhecer bem quem é esse público-alvo a quem a campanha se destina e, principalmente, quais suas necessidades. Só assim será possível definir quais serão os temas abordados, que possam de fato ser úteis a esse usuário. A partir dessa definição, o profissional de conteúdo inicia a construção de materiais de alta relevância, baseados em pesquisas de diversas fontes, sempre com o foco em apresentar algo real e com profundidade de informação. 

Ir a fundo ao assunto não significa escrever textos gigantescos e com análises técnicas difíceis de serem compreendidas. Mesmo que a área seja técnica, é preciso criar um conteúdo que valorize a clareza, objetividade e uma linguagem abrangente para não tornar o tema maçante. A internet fez com que a globalização se concretizasse e pessoas de todas as regiões do mundo pudessem ter acesso ao material publicado. 

Não faltam assuntos para serem abordados, mesmo que eles se restrinjam a uma temática específica e que seja ligada à marca. Os assuntos podem ser explorados e, com um olhar atento, é possível publicar novidades que podem surpreender o usuário e ajudar a destacar ainda mais a página no meio web. 

Desde o começo da ascensão da internet, surgiram inúmeros produtores de conteúdo amadores, atraídos pelo trabalho freelancer e home office comum da carreira. Mas, as exigências do mercado vêm devorando quem não tem técnica e experiência, deixando conteúdos fracos e frágeis no limbo da web. 

Mesmo que o profissional seja freelancer, sem dedicação ao trabalho ele não consegue clientes e muito menos manter aqueles que já haviam conquistado. Ser original, ter credibilidade e a confiança do cliente sobre a qualidade e os prazos do trabalho é fundamental para se criar uma carreira crescente de sucesso. 

 

Nutrindo ideias

Como todos os trabalhos que requerem pensamento e criação, perder uma boa ideia pode custar caro no processo prático de produção. Assim como de nada adianta uma ótima ideia se ela não possui formato para ser distribuída a quem pode ser útil. A produção de conteúdos requer boas ideias para manter a qualidade, sair da mesmice e ajudar a marca a se tornar referência no assunto.

É fato que no ambiente digital a originalidade na abordagem ajuda a diferenciar a página. Ela pode vir traduzida por linguagens, propostas de conteúdos e até mesmo a postura da empresa sobre o tema. Tudo feito de forma bem pensada para atingir positivamente seu público-alvo e com amplo conhecimento sobre o assunto abordado. 

Boas ideias não surgem apenas com uma boa técnica. É preciso ter um conjunto de características que permitem sair da caixa do esperado para ser excepcional. E isso inclui o domínio sobre o assunto e o amor pela escrita. O mesmo ocorre em saber lidar com críticas, que surgem mesmo não sendo construtivas. O importante é ter consciência do trabalho que está sendo realizado e saber peneirar o que pode ou não ajudar a aprimorar as informações. 

Para construir ideias de sucesso é preciso ter foco, objetivos claros, personas definidas e o tipo de plataforma a ser usada para só então iniciar um planejamento de conteúdo. Todas essas questões são fundamentais e influenciam no desenvolvimento das publicações e nos resultados, já que as diferenças entre pessoas, canais e focos podem tornar os conteúdos completamente diferentes entre si. 

Mesmo que inicialmente exista um receio em ser original, é preciso ir além do básico e deixar que as ideias fluam com tranquilidade e tragam novidades, com detalhes impactantes e que sejam de fato atrativas para o visitante. Como a internet é veloz demais, uma página comum passa facilmente despercebida. 

Não se proíba de utilizar outros ambientes web além do previsto, mesmo que seja apenas para se nutrir de informações. Aprenda a usar o e-mail marketing sem receio de parecer invasivo, porque se for feito seguindo os critérios do inbound marketing, ele pode ser um método muito eficaz de conversão. 

Use sempre imagens autênticas ou com referências de sua origem. Os infográficos também são diferenciais que podem ilustrar ótimas ideias e elevá-las a patamares superiores de audiência e engajamento. Ótimas ideias precisam de conteúdo para se tornar sucesso, mas também é preciso ficar de olho no SEO e unir criatividade, originalidade, informação ampla e técnica para atingir os objetivos e resultados favoráveis. 

Ter ótimas ideias é o objetivo de todo empreendedor e gestor de empresas de qualquer porte. Afinal, são ideias iluminadas que podem provocar verdadeiras revoluções e atrair os melhores resultados. No marketing de conteúdo, as ideias devem ser nutridas e ter espaço para trazer algo novo ao usuário e tornar a página especial para ele. Saiba como chegar até esse sucesso desejado através do site da RedaWeb. Você também pode ligar para 0800 750 5564 para conhecer os planos de produção de conteúdo!