Identifique o lucro e o prejuízo do marketing digital

O marketing digital é uma ferramenta cada vez mais importante para todas as empresas, em qualquer segmento, sejam de grande, médio ou pequeno porte, pois é por meio dele que se pode obter o melhor contato com o público-alvo, bem como a exposição de sua marca.

Com estratégias bem definidas de marketing digital, estas empresas podem conseguir chegar a resultados muito mais positivos, pois além da atração de clientes, há também o aumento de suas vendas com um lucro final muito maior. Porém, este sucesso depende muito da forma como o marketing digital é trabalhado, desde o seu planejamento até a execução e a correção de erros ao longo de uma campanha.

Para que todos os benefícios do marketing digital possam ser aproveitados por sua empresa, além dos já citados planejamento e trabalho durante toda a campanha, há ainda a necessidade de investimento financeiro, uma vez que se precisa contar com profissionais, materiais e especialmente tempo, para uma campanha mostrar seus resultados.

Desta maneira, assim como qualquer outro tipo de investimento, o marketing digital pode apresentar lucros ou prejuízos, de acordo com o valor investido e quanto se espera conseguir com este tipo de estratégia. Para saber se uma campanha apresenta lucros ou prejuízos, é necessário ter um acompanhamento das métricas aplicadas ao marketing digital.


As métricas que podem indicar o lucro ou prejuízo do marketing digital

Confira, a seguir, quais são as principais métricas que devem ser observadas, para saber se o seu marketing digital está apresentando lucros ou prejuízos:


1 - Número de leads gerados

Um dos principais objetivos do marketing digital é a geração do maior número possível de leads para a sua empresa, pois é por meio desta quantidade que se pode conseguir aumentar as suas vendas e, consequentemente, gerar mais lucros.

Assim, se uma estratégia apresenta um número muito baixo de leads gerados com relação ao investimento realizado e a expectativa, de acordo com o valor investido, este marketing digital possui um prejuízo. Para que os leads gerados indiquem lucros para seu marketing digital, este número deve estar de acordo com o esperado no momento de seu planejamento.

2 - Taxa de conversão

Assim como gerar leads é uma importante métrica para conhecer o lucro ou prejuízo de seu marketing digital, a taxa de conversão também deve ser acompanhada, pois é o número que indica quantas vendas foram concretizadas durante o período de sua campanha de marketing digital.

Isto indica não apenas o sucesso de suas vendas, com o aumento de lucros, como também demonstra uma boa condução dos leads por meio do funil de vendas, desde o seu primeiro contato com a empresa até a realização de sua compra.

Esta condução bem realizada de seus leads pelo funil de vendas é outro indicativo do sucesso de seu marketing digital, pois demonstra que não se limita apenas ao contato inicial com o público, mas conduz todo o processo de vendas, melhorando sua imagem e seus resultados.

3 - Número de oportunidades de vendas

Como um complemento da geração de leads e da taxa de conversão, o número de oportunidades de vendas também são um indicativo dos lucros ou prejuízos gerados pelo seu marketing digital ao longo de uma determinada campanha.

Este número é importante, já que nem sempre as vendas são concretizadas apenas com o marketing digital, pois em muitas empresas o cliente é repassado a uma equipe de vendas e negociações comerciais, após ser atraído pela campanha.

Desta forma, a efetividade do marketing digital está relacionada não apenas ao número de vendas, mas também à quantidade de oportunidades criadas para que os profissionais de vendas finalizem este contato com os clientes, concretizando as vendas.

4 - Custo de aquisição de clientes

Um dos dados mais importantes para a identificação de lucros ou prejuízos do seu marketing digital é o custo de aquisição de clientes, ou simplesmente CAC. Este número indica o quanto foi necessário de investimento para que cada um de seus clientes fossem conquistados.

Com isso, é possível saber se o seu marketing digital teve lucros, com um baixo custo de aquisição por cada cliente, ou se houve prejuízo, com um valor muito elevado de CAC. Isso indica uma baixa rentabilidade de seu marketing digital, que conseguiu atrair poucos clientes em relação ao seu investimento inicial e ao esperado para o período de sua campanha.

O cálculo de CAC é bastante simples, devendo ser somado todo o valor de investimento em marketing digital e dividido pelo número de clientes conquistados no período de sua campanha. Este cálculo irá expor o valor de CAC e indicar se houve lucros ou prejuízos em seu trabalho de marketing digital.

5 - Retorno sobre investimento

Considerado por muitos como a métrica mais importante para o marketing digital, o retorno sobre investimento, ou ROI (Return On Investment), é o valor determinante para que se saiba qual foi o seu verdadeiro lucro em uma campanha, indicando quanto foi ganho a partir de seu investimento inicial.

Para que se possa visualizar o seu ROI, é necessário que se faça um cálculo relativamente simples. Neste cálculo, deve-se subtrair o valor investido no marketing digital do valor de seus resultados. Em seguida, este resultado deve ser dividido novamente pelo valor de seu investimento.

Desta maneira, será possível visualizar o seu retorno real, que irá indicar se seu marketing digital apresenta lucros ou prejuízos. Isso é essencial para que se faça mudanças imediatas nesta estratégia, caso seja necessário, e impedir prejuízos ainda maiores, ou ampliar os lucros em casos de sucesso.

Agora que você sabe como identificar se o seu marketing digital está sendo lucrativo ou prejudicial para a sua empresa, coloque este conhecimento em prática e confira todas as suas métricas, de modo que se consiga otimizar os seus resultados e evitar prejuízos.

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