Infográfico – uma ferramenta de marketing de baixo custo

O marketing é uma ferramenta essencial para todas as empresas, independentemente de seu tamanho ou segmento comercial. É por meio de estratégias bem planejadas de marketing que estas empresas podem conseguir se firmar no mercado, com um melhor alcance de sua marca e a consequente geração de leads e captação de clientes, o que resulta em melhores lucros.

Porém, muitas empresas encontram algumas dificuldades relacionadas ao seu investimento em marketing. Isso se deve ao fato de que esse setor pode ser muito caro, já que existe a necessidade de bons profissionais, material, desenvolvimento de campanhas, entre outros pontos que envolvem uma quantia relativamente alta de dinheiro, mas que geram um excelente retorno para a sua marca.

Uma alternativa para esse alto investimento é apostar em infográficos, os quais são bem mais baratos em comparação a outros materiais de marketing e podem apresentar excelentes resultados em suas campanhas, uma vez que são excelentes para atrair a atenção de seu público-alvo.

Dessa maneira, os infográficos são uma ferramenta extremamente eficiente de marketing e possibilitam gastar menos em suas campanhas, de forma que qualquer empresa possa utilizá-los para elevar os seus resultados, sem comprometer o seu orçamento disponível.

No entanto, é sempre importante ressaltar que os infográficos devem ser o mais atrativo possível, pois um investimento mais baixo não significa um material de pior qualidade. Somente com infográficos que sejam bem elaborados, atraentes e relevantes para o seu público-alvo é que será possível atingir bons resultados para a sua empresa.


Como elaborar um bom infográfico para a sua empresa?

Confira, a seguir, algumas dicas que poderão lhe ajudar a elaborar um infográfico que seja efetivamente positivo para suas campanhas de marketing com um baixo custo e alta efetividade:

1 – Conheça muito bem o tema de seu infográfico

Muitas vezes, um infográfico é uma ferramenta utilizada para transmitir informações importantes e complexas para o seu público, de forma que o entendimento desse tema seja facilitado e se torne mais atrativo para essas pessoas.

Para que você possa realmente fazer isso, é preciso que conheça a fundo o tema tratado em seu infográfico, pois assim poderá escolher da melhor maneira possível os assuntos a serem abordados e as informações que não poderão faltar para torná-lo mais completo e interessante ao público-alvo de sua empresa.

2 – Crie uma persona para ter uma ideia melhor de como o público irá reagir ao seu infográfico

Em todas as ações de marketing, é muito importante que se crie uma persona para conseguir compreender o seu público-alvo e encontrar a melhor maneira de lhe atingir, com uma linguagem mais atrativa - ou seja, um material feito especificamente para esse público. Com o infográfico, essa ação é ainda mais importante, pois será um material de linguagem direta, com a utilização de figuras ou imagens.

3 – Encontre o tom de voz e a linguagem ideal para o seu infográfico

Um dos pontos mais importantes de se conhecer o seu público é saber qual a linguagem que tornará o seu material mais atrativo e fácil de ser compreendido. Dessa forma, com o conhecimento sobre seus clientes, será possível encontrar o tom de voz de sua marca a ser utilizado neste material, sempre de forma que o infográfico seja mais próximo da realidade dessas pessoas.

Por exemplo: se seu público é formado majoritariamente por jovens, utilizar uma linguagem mais moderna e descolada pode tornar o infográfico mais atrativo, enquanto um público formado por pessoas mais velhas deve possuir uma linguagem mais formal e um tom de voz mais sério para que seja efetivo a esse público.

4 – Escolha com cuidado as cores de seu infográfico

Por se tratar de um material altamente visual e não apenas escrito, o infográfico não deve ser apenas informativo, mas também visualmente atrativo para o seu público, pois um conteúdo descuidado nesse aspecto fará com que um número muito menor de pessoas se interesse por ele.

Dessa forma, as cores utilizadas são de fundamental importância para os seus resultados. De uma maneira geral, a recomendação é que se utilize apenas três cores em seu infográfico, para evitar  um visual muito gritante. Essas cores devem ser utilizadas em proporções próximas a 60%, 30% e 10%, para que tenham a maior harmonia possível em seu material.

Outro ponto importante na escolha das cores é utilizar tons semelhantes àqueles presentes em sua marca e em suas páginas. Assim, seu infográfico terá um tom linear para as pessoas que o visualizam, além de manter uma identidade de sua marca, o que gera maiores chances de que as pessoas fixem sua marca quando se lembrarem do conteúdo de seu infográfico.

5 – Sempre utilize fontes legíveis para o seu texto

Um dos erros mais comuns em infográficos é a utilização de fontes que dificultam a leitura de seu material, o que gera um consumo incompleto de seu conteúdo e um distanciamento maior do público com relação à sua empresa.

Isso significa que grande parte do sucesso de seu infográfico em uma campanha de marketing está diretamente ligada ao uso de fontes bem escolhidas, que facilitem a leitura e tornem o seu material mais fácil de ser lido pelo público.

6 – Utilize ícones de fácil compreensão

Os ícones visuais são outra parte muito importante dos infográficos, pois ajudam a chamar a atenção do público de forma mais rápida, além de facilitar que o público compreenda mais rapidamente qual o assunto tratado no seu infográfico.

Aliado a uma linguagem de fácil compreensão e o uso de fontes legíveis, os ícones de fácil compreensão elevam a qualidade de seu infográfico, o que possibilita chegar a melhores resultados para a sua empresa, com maior geração de leads e captação de clientes para a sua empresa.

Com esses passos e um trabalho cuidadoso na elaboração de seu infográfico, será possível chegar a resultados muito positivos com sua campanha de marketing, sem que isso represente um investimento muito alto para a sua empresa.

Para que seu infográfico e todas as páginas de sua empresa tenham uma atração ainda maior de público, são necessários conteúdos que aliem qualidade, relevância e atratividade. Para ter sempre o melhor conteúdo para o seu público, entre em contato com a RedaWeb pelo site www.redaweb.com.br, ou pelo telefone 0800 750 5564, e assine um dos diversos planos de produção de conteúdo disponíveis!