Infográfico – uma ferramenta para tornar o seu conteúdo atrativo

O marketing de conteúdo é uma ferramenta utilizada por um número cada vez maior de empresas que buscam não apenas otimizar os seus resultados, mas melhorar a imagem de sua marca perante o público. Isto é possível pelas características do marketing de conteúdo, que promovem a marca de sua empresa não apenas por meio de propagandas, mas também através do fornecimento de informações e conhecimento ao seu público.

Desta maneira, as pessoas passam a ver sua marca com uma proximidade e importância muito maior, pois de simples empresa em busca de lucro,  ela se torna uma fonte de informações e conhecimento para estas pessoas. Assim, é possível solidificar sua empresa no mercado, conquistar mais clientes, aumentar seus números de vendas e, consequentemente, os seus lucros.

Porém, todos estes benefícios e vantagens oferecidos pelo marketing de conteúdo não são um método milagroso de conquistar os melhores resultados para sua empresa. Estes números são obtidos por meio de muita dedicação e trabalho duro, que vão desde a identificação de seu público-alvo, pesquisas sobre suas características e produção de conteúdo voltado especificamente para este público, até o acompanhamento de métricas e resultados destes conteúdos.

Em meio a todo este trabalho, um dos maiores desafios encontrados pelas empresas e seus profissionais é conseguir tornar o seu conteúdo o mais atrativo possível para o seu público-alvo, de modo que este seja interessante e relevante o suficiente para despertar seu interesse e desejo de consumi-lo de forma completa. 

Este é um cuidado essencial, pois apenas assim as pessoas poderão conhecer, de fato, sua empresa e se interessar pela compra de seus produtos e serviços.

Assim, os profissionais da área de marketing de conteúdo e as empresas que investem neste tipo de estratégia estão em uma constante busca por ferramentas que tornem seu conteúdo mais interessante para o público. Uma ferramenta que apresenta excelentes resultados são os infográficos, materiais que unem as informações necessárias, complementadas por elementos visuais, que auxiliam em uma maior atratividade de seu conteúdo.

De uma maneira geral, os infográficos são peças extremamente visuais, que utilizam imagens ou figuras que indicam o assunto de seu conteúdo, e fazem um uso bastante limitado dos elementos textuais, com frases mais curtas e diretas. Isso tudo além de aumentar sua atratividade, fazendo com que as informações contidas em um infográfico sejam muito mais compreensíveis, de forma que seu público esteja bem informado de maneira rápida e dinâmica, sem a necessidade de se prender a um material chato e extenso para isso.

Os infográficos, no entanto, são uma ferramenta relativamente nova para muitas empresas, de modo que ainda existam algumas ressalvas a respeito deste material, especialmente quando não se possui um conhecimento mais aprofundado sobre como montar um. 

Assim, é muito importante que toda sua equipe de marketing digital se atualize a respeito dos infográficos, para saber como montar este material e otimizar seu conteúdo.


Como montar um infográfico para tornar seu conteúdo mais atrativo

Confira, a seguir, alguns dos principais pontos para montar seus infográficos e otimizar de forma exponencial a atratividade de seus conteúdos, com melhores resultados para a sua empresa:

1 – Escolha do layout

A escolha do layout é o primeiro passo para conseguir elaborar o seu infográfico, pois se trata do que você deseja que o seu público veja. Ou seja, é a forma como as informações serão dispostas em seu material, que deve ser clara o suficiente para que possam ser facilmente compreendidas, sem nenhum tipo de confusão no momento da leitura.

É importante que o seu layout siga um fluxo natural, que torne a leitura mais agradável ao leitor. Por exemplo, as informações em sequência devem ser dispostas da esquerda para a direita, de cima para baixo, sem uma quebra desta sequência, que poderia gerar dificuldades para os consumidores.

2 – Utilização das cores

As cores são um ponto essencial para a montagem de seu infográfico, pois é um elemento extremamente visual, no qual as cores desempenham um papel fundamental. O mais indicado é usar uma paleta de três cores, sempre de acordo com as tonalidades utilizadas nas logos de sua empresa, para que, assim, se mantenha uma identidade visual em seu conteúdo.

Além disso, estas cores também devem ser utilizadas na proporção de 60%, 30% e 10%, para que sejam equilibradas e não causem conflito visual para o público. Desta forma, seu conteúdo se mantém visualmente agradável e as cores não interferem na transmissão de informações.

3 – Escolha da tipografia

Se as cores possuem um papel fundamental em seu infográfico, a tipografia não fica para trás, pois é por meio do texto que a grande maioria das informações será transmitida ao público. Isto significa que a escolha por uma tipografia correta está diretamente ligada ao sucesso que seu conteúdo irá obter perante o público, pois torna mais fácil a leitura deste material.

Outro ponto que torna a escolha da tipografia fundamental para o sucesso de seu conteúdo é o estilo de seu infográfico. Para materiais voltados ao público mais jovem, por exemplo, é possível utilizar uma tipografia mais moderna, enquanto materiais voltados a um público mais velho, ou a uma finalidade estritamente profissional, devem manter o uso de fontes tradicionais e sérias.

4 – Área de respiro

Um dos erros mais comuns ao se montar um infográfico, e que também pode ser percebido na elaboração de outros conteúdos que utilizem recursos visuais, é a falta de um espaço livre, a chamada área de respiro. Esta área de respiro é um espaço deixado em branco para que se mantenha um equilíbrio em seu material, e não haja um excesso de conteúdo visual que prejudicaria a atratividade deste conteúdo.

Assim, muitas vezes é possível se deparar com infográficos ou imagens repletas de informações acumuladas, que se juntam sem um espaço para que o receptor compreenda os diferentes níveis de informação presentes neste conteúdo. Isso prejudica muito o resultado de seu infográfico, pois interfere na qualidade das informações transmitidas e faz com que a imagem de sua empresa, seus produtos ou serviços sejam comprometidos de maneira negativa.

Para garantir que seu infográfico e todos os conteúdos de seu site, suas redes sociais e blogs sejam efetivamente atrativos para o seu público, com a união entre atratividade, relevância e qualidade, entre em contato com a RedaWeb pelo site ou pelo telefone 0800 750 5564. Assine um dos diversos planos de produção de conteúdo disponíveis, com a escolha por aquele que melhor se adeque às suas estratégias de marketing de conteúdo.