Instagram: uma ferramenta importante para tornar sua marca relevante

Muito mais do que apenas diversão: as redes sociais se tornaram uma ferramenta extremamente importante para empreendedores que querem transformar seu negócio em algo relevante no mercado. O Instagram é uma das principais ferramentas utilizadas nesse processo.

Dentre as redes sociais mais usadas mundialmente, o Instagram atingiu, em 2019, a marca de 1 bilhão de usuários ativos. Desde o seu lançamento, em 2010, a plataforma foi crescendo gradativamente e caiu no gosto das pessoas, principalmente pelo seu apelo visual.

É com o poder da imagem que conseguimos chamar atenção das pessoas e o Instagram consegue reunir diversas possibilidades desse tipo de interação. Seja por meio de fotos ou vídeos, ter a chance de comentar, curtir e compartilhar as suas postagens favoritas é um dos atrativos da plataforma.

Para quem quer começar a investir em algum negócio ou até mesmo para aqueles que já têm uma trajetória no ambiente de empreendedorismo, apostar no Instagram como uma ferramenta de trabalho para divulgar sua marca pode trazer resultados significativos.


O que torna o Instagram perfeito para o engajamento de marcas?

Postar uma foto sobre a sua viagem no final de semana ou aquele prato bonito do restaurante é um momento de entretenimento que muitos de nós amamos fazer. A variedade de filtros, as famosas hashtags e as curtidas dos seguidores tornam o aplicativo ainda mais proveitoso.

Se você já é familiarizado com a rede social e gosta de passar partes do seu dia olhando o feed do Instagram, por que não investir na plataforma para que o seu negócio ganhe notabilidade? Sem dúvida alguma, o aplicativo pode ser perfeito para engajar sua marca.

Atualmente, o Instagram já possibilita que marcas tenham perfis com ferramentas específicas para facilitar o contato com seus consumidores. Assim, é possível diferenciar um perfil comum e os feitos exclusivamente para empreendedores.

Ao dar para sua conta um foco empresarial, o Instagram oferece botões de contato, onde o usuário pode clicar e, automaticamente, saber o telefone, e-mail ou como chegar no estabelecimento (caso tenha loja física). 

Não é à toa que, hoje em dia, o Instagram abriga inúmeros influenciadores e blogueiros em sua plataforma. Com muito planejamento e dedicação, é possível fazer dessa rede social uma ferramenta de trabalho muito vantajosa para você.


O Instagram a favor da sua marca

Antes de mais nada, você precisa entender todas as funcionalidades do Instagram e como usá-las para beneficiar o seu conteúdo. Não adianta querer usar tudo ao mesmo tempo, isso só vai tirar o foco do principal. Decidir seus objetivos vai te ajudar a relevar o que importa para sua marca.

Como dito anteriormente, ter uma conta comercial é o primeiro passo. É dessa forma que você será apresentado para as métricas do seu perfil, analisando o comportamento de seus seguidores. Saber esses resultados é muito importante para verificar se o seu conteúdo está sendo relevante.

O Instagram denomina essas métricas de "Insights", permitindo que a marca ou influenciador entenda o seu desempenho na plataforma. As impressões, por exemplo, são fundamentais para o monitoramento de visualizações e do alcance da marca.

Para que o seu perfil tenha uma estratégia de marketing eficiente, você precisa entender quem é o seu público. O Instagram também te ajuda nessa parte, indicando as características de seus seguidores e quais horários eles são mais ativos no aplicativo.

Entendendo seu público-alvo, é possível direcionar o conteúdo para objetivos específicos. Aqui, vale ser criativo e não ficar na mesmice de apenas postar fotos dos produtos da sua marca. Gerar um conteúdo interessante pode exigir mais trabalho, mas trará mais visibilidade para sua marca.

O engajamento com seus seguidores faz a diferença, principalmente se for por meio de um conteúdo criativo. Incluir os usuários nos posts, respondendo ou curtindo comentários, é uma forma de mostrar interesse por aqueles que confiam no seu negócio.

Recente no Instagram, utilizar anúncios é outra opção de marketing para sua empresa. Com essa ferramenta, um algoritmo identifica aqueles usuários que poderiam ser possíveis clientes da sua marca, por meio de características em comum com o seu público frequente, distribuindo a publicidade.

As hashtags também são uma fonte poderosa de divulgação. O uso de palavra-chave categoriza o tipo de publicação, fazendo com que os usuários encontrem um conteúdo sobre determinado tema com maior facilidade. Vale também usar da imaginação para criar hashtags próprias para sua marca.

Além de se preocupar com a parte técnica, investir em um layout agradável e chamativo é essencial. Ficar atento na qualidade das fotos e vídeos é importante não somente por uma questão de estética, mas também para criar uma identidade exclusiva da sua marca. Usar aplicativos para montagens e filtros diferentes pode ser uma saída criativa.

Existem diversas estratégias de marketing que podem ser exploradas no Instagram. Independente de qual (ou quais) você escolha, é fundamental ter disciplina e organização para não se perder no meio do caminho.

Se você não entende do assunto, procurar algum curso ou ajuda de quem conhece pode ser uma opção de investimento válida. Afinal, encontrar maneiras inovadoras de tornar seu negócio relevante é necessário, principalmente em meio ao enorme fluxo de informações que recebemos diariamente.

Uma rede social é um prato cheio para interatividade e humanização da sua marca, especialmente com a possibilidade de utilizar ferramentas como os Stories e o IGTV, no caso do Instagram. O aplicativo tem diversas oportunidades que estarão agindo em favor do seu negócio.


O Instagram como ferramenta de trabalho

Começar a pensar no Instagram como ferramenta de trabalho é uma alternativa interessante para se destacar no mercado. É aos poucos que, aplicando as estratégias certas, a sua marca vai ganhando relevância e seguidores fiéis.

Você pode encontrar dificuldades e desafios no início, mas ter persistência e estudar muito sobre o assunto vai te ajudar a criar metas e objetivos para investimentos. A imagem da sua marca não vai nascer da noite para o dia, é preciso muita dedicação e esforço.

Com as últimas atualizações do Instagram, como o feed sem ordem cronológica e sim por relevância, por exemplo, cada vez mais os produtores de conteúdo vem enfrentando obstáculos para se destacar na rede social, por isso você deve estar atento e entender como o algoritmo da plataforma funciona.

Com muita frequência, as pessoas utilizam o Instagram como trabalho principal, algo que há alguns anos atrás parecia improvável. Entretanto, atualmente, podemos comprovar que sim, é possível usar uma rede social para ganhar dinheiro.

Gostou de saber mais sobre como o Instagram pode se tornar uma ótima ferramenta de trabalho? A sua marca só tem a ganhar com isso, com certeza! Investir no marketing de conteúdo é fundamental para o crescimento do seu negócio, por isso acesse o site da RedaWeb ou ligue para 0800 750 5564 e conheça nossos planos de produção de conteúdo!