Blog Introdução ao blog: dicas práticas para construir uma plataforma online

Introdução ao blog: dicas práticas para construir uma plataforma online

Introdução ao blog: dicas práticas para construir uma plataforma online

Construir uma plataforma online é fundamental para aproximar sua marca do seu público, de modo que essa aproximação permita a realização e fidelização de negócios.
Sabemos que uma empresa que não está presente no ambiente online, certamente, deixará de realizar muitos negócios e parcerias. No entanto, como utilizar de forma efetiva essa presença online e aumentar a sua participação no mercado?
Uma excelente ferramenta para ajudá-lo a aumentar sua presença no ambiente online é o blog, dado que construir uma plataforma permite que você e sua empresa criem, editem e publiquem, de forma fácil e rápida, conteúdos que sejam de interesse do seu público-alvo e, também, explorem novos mercados.
Descubra, neste post que nós da RedaWeb (www.redaweb.com.br) elaboramos, quais são os principais pontos e dicas para desenvolver uma plataforma online com base em um blog.

Entenda o que é uma plataforma online

Uma plataforma online é um ambiente voltado para o uso da tecnologia e meios digitais, que tem como objeto principal reunir, em um único lugar, várias funcionalidades e recursos.
Cada plataforma online tem suas funcionalidades e finalidades específicas e, no cenário deste post, a solução é com foco no marketing de conteúdo e aumento de mercado por meio de um blog.

O marketing de conteúdo utilizando um blog

O marketing de conteúdo tem como principal objetivo disponibilizar informações relevantes ao seu público e, ao mesmo tempo, atrair o foco para os seus produtos ou serviços. Tal vinculação ao seu produto pode ser direta ou indireta, de modo que isso será direcionado de acordo com o estágio no funil de vendas que você direciona cada conteúdo.
Uma das melhores plataformas online com foco no marketing de conteúdo é o blog, pois, esse tem inúmeras vantagens e permite que você realize várias abordagens de acordo com as necessidades de promoção do seu negócio.
O blog pode, e deve, ser utilizado como uma plataforma online nos 3 níveis do funil de vendas, ou seja, produzir conteúdo relevante para o topo — descoberta; para o meio — consideração; e para o fundo — decisão.
Desse modo, você irá mostrar o seu negócio sem ser invasivo ou massivo. Isso significa ofertar conteúdos de forma natural e leve. Por essa característica, você deve perceber e entender a importância de ter a assessoria de uma agência de conteúdo, dado que essa parceria de negócios proporcionará todo o conhecimento necessário para desenvolver de forma correta as estratégias de marketing de conteúdo.
Vejamos a seguir os principais pontos que você deve estruturar para desenvolver um blog como uma plataforma online produtiva.

Definição do público-alvo

Para que o seu blog realmente torne-se uma plataforma online de realização de negócios e de comunicação com os seus clientes e potenciais clientes, você deve, primeiramente, identificar o seu público-alvo. Desse modo, você terá informações iniciais que servirão como direcionador dos seus esforços e saberá quais as principais estratégias a serem adotadas.
Identificar o público-alvo permite que você conheça e entenda o nicho de mercado que irá explorar, bem como terá ciência da melhor metodologia de abordagem que deve ser adotada.
Entenda que não é possível ter um negócio com uma filosofia de nicho de mercado em aberto, ou seja, sem definir a segmentação de demanda que deseja explora, visto que não é possível atender todos os mercados de forma plena.

Definição do conteúdo de acordo com a persona

Há uma grande dúvida e confusão quando o tema é a persona, de modo que muitos confundem com o público-alvo. Para que você entenda a diferença entre público-alvo e persona, perceba que a principal distinção é que o público-alvo é mais genérico e serve como direcionador de nicho de mercado. No que diz respeito à persona, essa segmentação é mais específica e com foco em um perfil distinto de um cliente fictício.
Para que o seu blog tenha sucesso nos objetivos de se tornar uma plataforma online, é de extrema importância que cada post seja estruturado e desenvolvido com foco e de acordo com a persona. Ou seja, você irá desenvolver sua produção como se falasse com um cliente em específico. Desse modo, você irá gerar maior engajamento com o seu público ao utilizar o seu blog e estabelecerá um diálogo aberto com seus clientes e potenciais clientes.

Escolha da plataforma

Como dito anteriormente, a principal característica e vantagem de um blog é a sua facilidade de criação e gerenciamento de conteúdo. Essa característica permite ao seu negócio construir uma plataforma online de negócios e interação com o seu público. Porém, para que você conquiste os seus objetivos é preciso escolher uma plataforma adequada para desenvolver o seu blog, que permita o seu rápido gerenciamento, e que ofereça recursos facilitadores para as atividades de conversões em vendas.
As plataformas para criação e gerenciamento de blogs são conhecidas como CMS — Content Management System, ou traduzindo para o português, Sistema de Gerenciamento de Conteúdo. Você deve escolher o CMS de acordo com as suas necessidades e que facilite o seu dia a dia na geração de conteúdo para compor sua plataforma online de negócios. Há várias opções de CMS disponíveis no mercado, tais como: WordPress, Joomla, Drupal, Textpattern e Radiant. Cada uma dessas ferramentas possui suas peculiaridades e extensões que acrescentam novas funcionalidades, porém, como dito anteriormente, a sua escolha deve se basear na que melhor satisfaz seus planos com o seu blog como plataforma online.

Disponibilize a funcionalidade de comentários

Um blog como plataforma online apenas obterá sucesso se disponibilizar uma área em que o leitor possa comentar, compartilhar opiniões ou tirar suas dúvidas a respeito do tema abordado no post. Desse modo, seu blog alcançará os objetivos concretos de se tornar uma plataforma online de negócios, de modo que será um canal consistente para que seus clientes conheçam as atividades do seu negócios, interajam com a sua empresa, compartilhem suas experiências, tirem suas dúvidas e, até mesmo, criem um vínculo de fidelidade com seus produtos e/ou serviços.
Essa funcionalidade permite também que sua plataforma online de conteúdo seja plenamente gerenciada pela sua equipe de marketing, uma característica que não é possível pelas redes sociais.

O blog como autoridade de conteúdo

Um blog como plataforma online de negócios e de conteúdo permite que você e sua empresa sejam reconhecidos como autoridade informacional no mercado em que atua, dado que gerar conteúdo relevante e que gere engajamento com o seu público irá atrair atenção e respeito para o que sua empresa diz.
Desse modo, contar com profissionais especialistas no segmento de marketing de conteúdo é essencial, visto que essa metodologia tem como principal premissa estabelecer a conexão entre sua empresa e seus clientes de forma consistente, com linguagem adequada e foco nos resultados de conversões em vendas.


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