Blog Investir em inbound marketing na sua empresa: estratégias para convencer o seu gestor

Investir em inbound marketing na sua empresa: estratégias para convencer o seu gestor

Investir em inbound marketing na sua empresa: estratégias para convencer o seu gestor

O inbound marketing é uma nova estratégia de publicidade que tem muito potencial para atrair clientes e gerar ainda mais receita para a sua empresa, sem um custo debilitante. Mas, naturalmente, ainda há quem duvide. Essa hesitação é compreensível, pois não é fácil apostar em uma solução que não é muito bem conhecida. Por isso, existem algumas estratégias para convencer o seu gestor de que investir em inbound marketing na sua empresa é a melhor opção.


O que é inbound marketing?

O primeiro passo é explicar para ele ou ela, o que é essa estratégia de marketing. O inbound, também conhecido como marketing de atração, é um conjunto de conceitos e ideias que trabalha atraindo os clientes de forma voluntária para a sua empresa. Ou seja, ao invés de ativamente persegui-los, eles irão encontrá-lo e passar a construir uma relação bem positiva desde o início, por uma própria decisão deles.

Mas não iluda o seu gestor. Não é porque o cliente encontra a sua marca que você tem menos trabalho. Pelo contrário. Sua parte na relação é criar conteúdos valiosos que façam com que o cliente tenha prazer em interagir com você e continue sempre voltando para mais.

Para ter sucesso nisso, cada ação precisa sempre ser pensada de modo a entregar o que o cliente deseja. Você deve ser capaz de responder todas as perguntas que ele possa fazer, através de conteúdo que eduque o cliente e o torne cada vez mais preparado para fazer um negócio com a sua empresa.

É nesse momento que o gestor mais cético pode perguntar se esse esforço vale a pena. E a resposta é um grande sim.

Isso porque o inbound marketing é suportado por dois pilares que ditam o mercado.

  • O cliente, quando tem algum problema ou alguma dúvida, imediatamente procura na internet por uma solução.
  • A rede, por outro lado, oferece todas as ferramentas possíveis para poder fazer esse trabalho com maestria, e muitas vezes até de forma automatizada.

Por esses dois motivos, essas estratégias são muito poderosas e com grande chance de dar certo.



Por que o inbound marketing é tão eficiente?

Esse é o momento em que o gestor vai estar com mais dúvidas e vai questionar como investir em inbound marketing na sua empresa pode ajudar. E, para convencê-lo, é preciso ser bem específico. Afinal, a teoria é muito boa, mas quão eficiente isso é, na prática? Muito, por diversos motivos.


A segmentação 

O método permite um objetivo que é praticamente impossível nos meios mais tradicionais. Como toda a base da estratégia gira em torno de responder as dúvidas e entregar o que o público-alvo precisa, é muito mais fácil segmentar a mensagem para um público que realmente tem interesse. Por isso, os gastos de recursos financeiros e de pessoal são muito mais efetivos, já que o usuário atraído tem uma chance maior de fechar o negócio.


A autoridade no mercado

Toda marca busca ser reconhecida. A criação de conteúdos valiosos, com informações importantes, vai deixar o cliente sem sombra de dúvida de que a sua marca é uma verdadeira autoridade no assunto. Sua empresa ganha notoriedade e se torna cada vez mais forte, e para cada pessoa que duvide, basta acessar o seu blog e resolver as dúvidas. Fica muito mais fácil fechar negócios quando os vendedores têm o apoio de uma marca forte por trás.


A educação do público

Estamos na era de empoderamento do público. Com a quantidade de informações disponíveis e todos os meios para acessá-la, os clientes nunca tiveram tanto conhecimento sobre os produtos e o mercado quanto hoje. Abraçar essa tendência e educar os clientes, não somente ajuda a entregar o que eles querem e fortalece a imagem, mas ajuda a fechar mais vendas. Dúvidas “bobas” podem ser respondidas antes mesmo de surgirem, diminuindo o trabalho de convencimento do time de vendas.


A internet não tem limites 

Fazer propaganda na TV, no rádio ou em qualquer outra mídia, é muito difícil. Existe um limite de tempo e espaço, que é praticamente impossível de ser quebrado. Na internet, isso não é o caso. O espaço é praticamente ilimitado, e se o nicho for pequeno é melhor ainda, já que a concorrência será menor.

A falta de limite também se estende à geografia. Com a internet você pode alcançar clientes independente da distância, atingindo mercados que outrora seriam muito difíceis de alcançar.


O tempo 

Normalmente, se um cliente ainda não está pronto para fechar um negócio com você, não existe muito que possa ser feito. No inbound, isso é diferente. Se o cliente ainda está indeciso, ele pode sempre ser alimentado com mais conteúdos e sugestões que façam com que ele se aproxime cada vez mais de finalizar um negócio.


A presença online 

Como dito acima, o perfil do consumidor atual é aquele que pesquisa online pela solução ideal para qualquer problema. Por isso, o inbound marketing garante que a sua empresa irá ter uma presença bem forte, para aumentar ainda mais as chances de a sua marca ser encontrada. Diversos conceitos trabalham em conjunto com o conteúdo para se certificar de um bom posicionamento nas respostas das buscas.


A relação positiva 

Não é coincidência que o “marketing de atração” é conhecido por esse nome. Como a ponto dessa estratégia é criar conteúdos valiosos e relevantes, isso naturalmente cria uma relação de confiança. O cliente passa a acreditar que o interesse não é apenas vender um produto ou serviço a qualquer custo, mas que existe uma preocupação real com seu interesse e bem-estar. Essa percepção é extremamente valiosa.


Investimento

Essa será uma das outras grandes dúvidas que seu gerente provavelmente vai expressar. É uma dúvida muito pertinente, afinal parte do seu trabalho é garantir que todos os recursos são aplicados da melhor forma possível.

O inbound é uma ótima resposta para essa pergunta. Em primeiro lugar, a internet oferece uma série de ferramentas que permitem, muito facilmente, medir os resultados das ações, das campanhas e do próprio conteúdo. Assim, com a interpretação desses dados, é fácil avaliar o que não tem dado tão certo, de modo a tomar medir para corrigir possíveis problemas.

Além disso, o custo da implementação desse tipo de solução tende a ser muito barato. Especialmente em comparação com o marketing tradicional. Existem diversas ferramentas gratuitas que podem ajudar e muitos serviços e empresas que podem colaborar para produzir o conteúdo ideal. O preço não é empecilho, não importa o seu tamanho.

Então, na próxima vez que conversar com o seu gestor, apresente essas informações e mostre para ele como investir em inbound marketing na sua empresa pode ajudar. Ele permite alcançar mais clientes, mais qualificados, diminuindo o trabalho do time de vendas com interações que têm pouca chance de sucesso.


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