Blog Investir no marketing de conteúdo significa crescer com inbound marketing

Investir no marketing de conteúdo significa crescer com inbound marketing

Investir no marketing de conteúdo significa crescer com inbound marketing

O Marketing de Conteúdo é um dos carros-chefe das estratégias de Inbound e pode levar a sua empresa a crescer mais e de maneira mais duradoura. 

Neste texto você vai entender por que investir em Marketing de Conteúdo significa crescer com Inbound Marketing para a sua marca. Confira!

O que é Inbound Marketing? 

Inbound Marketing – também chamado de Marketing de Atração – é um conjunto de técnicas utilizadas pelo marketing digital para atrair, cativar, conquistar e fidelizar o público-alvo para a sua empresa. 

É um tipo de marketing que foi desenvolvido recentemente, acompanhando a evolução da internet e a crescente presença dos clientes no ambiente online.

A ideia do Inbound não é impactar os clientes de maneira abrupta ou repentina, como faria a publicidade, tampouco oferecer ações de curta duração baseada em preços, como faria o marketing promocional; mas sim, construir um vínculo duradouro de credibilidade e interesse entre cliente e marca.

Para tanto, o Marketing de Atração - ou Inbound - se vale de três principais estratégias: o Marketing de Conteúdo, o SEO e as Mídias Sociais.

Para que seja possível uma estratégia de Inbound Marketing realmente eficiente, deve haver uma sintonia coesa entre estes três elementos, interdependentes na tarefa de atrair, converter leads, fechar vendas e fidelizar clientes.

Uma característica do Inbound Marketing que o diferencia de outras estratégias mais tradicionais de marketing é o fato de ele não vender um produto ou serviço diretamente. Ou seja, ele não faz anúncios ou propagandas. O que ele faz é ainda mais importante: convencer o cliente de que comprar tal produto/serviço irá resolver seu problema/dor/demanda.

Como consequência disso, o resultado de uma boa campanha de inbound marketing é o crescimento regular, sustentável e duradouro da empresa, que passa a construir e cultivar uma base sólida de clientes fidelizados. 

Enquanto uma promoção pode ser ótima para limpar um estoque ou aproveitar todo o potencial de vendas em datas comemorativas, o Inbound Marketing bem feito assegura uma elevação constante dos resultados em vendas, faturamento e lucro.

Outros indicadores sobre os quais o Inbound Marketing tem impacto direto são:

  • Ticket médio: clientes fazem compras de maior valor a cada visita. 
  • Taxa de abandono (churn): clientela fidelizada reduz a quantidade de consumidores que vão para a concorrência ou que deixam de comprar.
  • Custo por venda: o Inbound Marketing não custa caro para fazer. Isso baixa o custo que a empresa tem a cada venda realizada. 

O Marketing de Conteúdo como o motor do Inbound

Embora reconheçamos que Marketing de Conteúdo, SEO e Mídias Sociais são indispensáveis para uma boa estratégia de Inbound, não há dúvidas de que essa estratégia é o “coração” das ferramentas utilizadas pelas empresas que investem nisso.

A razão para isso é lógica e simples: embora o SEO leve mais clientes até os sites de sua empresa e as mídias sociais permitam uma interação em tempo real que conquista sorrisos, é o bom conteúdo divulgado em seu ambiente online que irá assegurar a credibilidade, a boa reputação e o convencimento do cliente em comprar.

Com o marketing de conteúdo, a sua empresa oferece ao cliente “gratuitamente” produtos de grande valor: informação e conhecimento. Estes dois ativos são fundamentais em uma era de saber digital na qual os clientes estão cada vez mais exigentes e dificilmente concluem uma compra sem antes “dar um Google” e se informar sobre produtos/serviços.

A palavra “gratuitamente” está entre aspas porque sabemos que essa informação não é totalmente gratuita. Há uma troca: a sua empresa oferece a informação de qualidade e relevância ao cliente. Este, por sua vez, recompensa o seu investimento ao lhe conferir credibilidade e confiança – que o levam a fechar negócio e até mesmo indicar sua marca a outras pessoas.

Conteúdo cativa, encanta, convence e - indiretamente - vende. Por isso, quem investe em Marketing de Conteúdo está crescendo com Inbound.

O dia a dia do Marketing de Conteúdo 

O Marketing de Conteúdo se apoia na oferta de informações relevantes, atualizadas, verdadeiras e úteis aos clientes do público-alvo. E isso acontece principalmente através da publicação de posts em blogs mantidos pela sua empresa, vinculados à marca do seu negócio e com links para redirecionar o cliente à área de contato ou e-commerce.

Feito isso, o cliente passa a ter acesso a textos, fotos, vídeos, webinars, tutoriais e e-books que irão instruí-lo sobre o produto/serviço oferecido pela sua empresa, ou ainda com informações interessantes sobre o assunto ou modelo de negócio no qual a sua empresa opera.

Isso é muito importante. A divulgação de conteúdo de qualidade pode dar ao cliente a confiança e a segurança de que a empresa que ele está prestes a negociar tem a expertise necessária para oferecer as soluções desejadas.

Este conteúdo também pode vir muito a calhar quando o seu negócio oferece uma solução inovadora, disruptiva ou pouco encontrada no mercado. Sendo assim, as informações divulgadas no seu blog servem para educar o público quanto à relevância dos produtos/serviços oferecidos pela marca.

Com o conteúdo de qualidade, o cliente passa a transitar pelo chamado “funil de vendas” – a metáfora que sintetiza a jornada de decisão de um consumidor até o fechamento do negócio. A saber:

  • Topo: cliente tem uma necessidade e está em busca por soluções.
  • Meio: cliente toma conhecimento das soluções e está escolhendo entre as opções disponíveis. 
  • Fundo: cliente está ciente da relevância da solução oferecida por sua empresa. Basta convencê-lo a fechar negócio. 

Para cada momento do funil de vendas a sua empresa deve adotar conteúdos diferentes, a fim de esclarecer todo tipo de dúvida que um consumidor em potencial possa apresentar.

O Marketing de Conteúdo operando junto a outras técnicas

Muitas empresas já empregam o uso de blogs para instruir os consumidores. Como a sua pode se sobressair e ultrapassar a concorrência?

Primeiramente, o conteúdo do seu blog precisa ter qualidade superior. Textos devem ser completos, aprofundados e precisos. Além disso, a forma do seu conteúdo precisa estar de acordo com os algoritmos dos motores de pesquisa – aí entram as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) que levam os clientes do Google até o seu blog.

As mídias sociais, por sua vez, servem para captar leitores para o blog da sua empresa, bem como permitir à marca interagir diretamente com os usuários através de curtidas, comentários e compartilhamentos. O contato próximo cativa os clientes, que se sentem “amigos da marca”.

Com sinergia entre estas três estratégias, o céu é o limite para o seu negócio. Invista em marketing de conteúdo e cresça com Inbound!

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