Blog Itens essenciais para um blog corporativo

Itens essenciais para um blog corporativo

Itens essenciais para um blog corporativo

Um blog corporativo é uma ferramenta importantíssima para o marketing digital e quando realizada com todas as técnicas disponíveis pode trazer resultados surpreendentes para a empresa. Mas o maior desafio é o de manter um alto nível de conteúdos publicados, que sejam realmente atrativos e relevantes para o público-alvo. 

O blog empresarial tem ganhado a adesão de empresas que procuram se tornar referência dentre seu público e superar sua concorrência. Além disso, o blog empresarial é um excelente mecanismo para as estratégias de SEO. 


Faça a diferença no seu blog corporativo

A cada dia surgem novos blogs em busca de um melhor posicionamento no ranqueamento do Google e de novos clientes. Mas poucos continuam na web e realmente apresentam os resultados desejados. Não é culpa do modelo do blog, da plataforma e nem dos clientes, mas do planejamento de marketing de conteúdo e de seguir todas as etapas para torná-lo eficaz e eficiente. 

Mais do que um site empresarial, que possui informações sobre a empresa, produtos e ofertas de vendas, o blog empresarial é uma oportunidade de criar um relacionamento da empresa com seu cliente, se tornar autoridade e unir propósitos em comum. Neles, os conteúdos não falam explicitamente da marca, mas sobre um tema específico relacionado a ela e que são relevantes para seu público-alvo. 

São cerca de 3 milhões de artigos publicados diariamente, dos mais variados temas, que disputam uma posição de destaque entre as pesquisas do Google. O ranqueamento é determinado pelos algoritmos do Google, com mais de 300 especificações que analisam cada detalhe do blog. 

O SEO utiliza suas técnicas para manter o blog acessível para esses algoritmos, consertando detalhes internos como links duplicados ou com erros, mas precisa de um trabalho em conjunto com o marketing de conteúdo para que o blog corporativo possua itens essenciais. Afinal, produzir um conteúdo melhor do que o da concorrência não é o suficiente para conseguir destaque. 

Para facilitar sua produção, selecionamos 13 dicas para manter seu blog entre os melhores: 

1– O visual do blog

O blog tem oito segundos para chamar a atenção do visitante e fazer com que ele continue na página. O pequeno espaço de tempo não é suficiente para confirmar a qualidade do conteúdo e a atenção fica voltada para o visual, a navegabilidade, a diagramação e o título do conteúdo. Se houver ruídos em um desses itens, o visitante sairá antes mesmo de terminar esse tempo estimado. 

Problemas com o design de um blog podem representar uma impressão tão negativa com o visitante que ele atribui não confiar no local pela desordem de sua aparência e falta de funcionalidade.  

2 – Identificação 

O blog corporativo precisa conversar com a identidade visual da empresa e da marca, mas sem a rigidez de manter um padrão absoluto. Crie um logotipo, fique atento às paletas de cores mais adequadas e crie identificação imediata com seu público-alvo através de um visual mais próximo a ele.

Essa identidade também direciona ainda mais o marketing de conteúdo, que ajuda a envolver ainda mais o usuário sobre o que o blog tem a dizer. 

3 – Pesquisa

Todo blog corporativo precisa de um botão para pesquisas, onde o usuário possa digitar o que procura e encontrar dentre as publicações mais antigas. O campo de pesquisa serve para não deixar o cliente ir embora.

4 – Valorize o início

A primeira página de um blog diz muito sobre a marca. Crie funcionalidades que permitam aos visitantes chegar até a home e possam checar as informações oferecidas. Mantenha sempre a primeira página organizada e com itens completos para que usuário possa ter satisfação completa. 

5 – Links comerciais

O blog pode, e deve, ser um mecanismo de vendas e oferecer ao usuário um link para que ele possa adquirir o produto ou serviço da marca. Embora a publicidade não faça parte do conteúdo de um blog corporativo, ela pode estar presente em formato de cursos, e-books e produtos afiliados. Essas opções são bastante sutis e menos invasivas que anúncios tradicionais. 

6 – Contato

Assim como o link para e-commerce, a página de um blog também deve oferecer o item de contatos. Em destaque, ela explicita e-mail, telefone, site e endereço da empresa - ou de onde encontrar seus produtos. 

Sem ele se perde muitas oportunidades de negócios, em pessoas que estão interessadas pela aquisição do produto ou em saber mais sobre ele, mas não sabem como fazê-lo. Os contatos também são importantes para que os usuários possam entrar em contato para dar sugestões de pautas, fazer comentários de conteúdos publicados, críticas e observações, que sempre são muito úteis como termômetro da reação da audiência. 

7 – Capturar e-mails

O blog corporativo é uma excelente oportunidade para coletar e-mails de leads. Eles enriquecem a lista para o envio de e-mail marketing, com um público segmentado e com interesse em receber informações sobre o produto. 

A captura de e-mail pode estar localizada na parte inferior da página ou na sua lateral, onde apresenta um destaque que incentive ao leitor seu cadastro para receber novidades e promoções. 

8– Barra colorida (Hello Bar)

Alguns blogs corporativos possuem uma barra colorida na parte superior da página, que é chamada de Hello Bar. A informação descrita ali fica a critério da página e pode ser uma requisição para email, recomendação de produtos, páginas ou até mesmo um Call To Action diferenciado e mais moderno. 

Embora fique localizada em um ponto bastante visível, é discreta e não tira a atenção do título e do conteúdo da página. 

9– Rodapé (Footers)

O oposto do Hello bar, o rodapé do site pode não chamar tanta atenção, mas um visitante atento irá até ele. Nele pode haver informações mais simples, como link para o site, a logomarca que leva até o produto ou ícones para as páginas de redes sociais. 

10 – Sobre

A coluna “sobre” precisa ter um destaque importante, já que mostra as credenciais do responsável pelo blog corporativo ou pelo conteúdo publicado. É de suma importância para categorizar a especialização. 

11 – Tags

As tags de um blog levam o usuário até páginas com informações mais específicas. São indicadas colunas com cores chamativas e atraentes, para que visitante possa ver essas opções e utilizá-las. Quando bem colocadas podem aumentar o tráfego, a quantidade de emails cadastrados, o tempo de permanência do usuário no site e as conversões. 

12 – Artigos mais populares

Quando o blog corporativo já tem uma boa quantidade de conteúdos, é interessante destacar em uma coluna os artigos que foram mais lidos e compartilhados. Dessa forma, o usuário pode começar a navegar pelo site através deles e entender melhor sobre a proposta dos conteúdos. 

13– Resumo do artigo

O resumo do artigo publicado é interessante para ser colocado na página inicial. É uma forma de instigar o usuário à leitura e, por ser mais curto e objetivo, não é cansativo. Os blogs corporativos são essenciais para conquistar reputação e audiência de seu público- alvo. 

Quando são utilizadas as técnicas do marketing de conteúdo, eles podem fazer uma grande diferença nos resultados, tanto nas taxas de conversão quanto no número de pessoas interessadas. Conta com uma agência de marketing de conteúdo é essencial para uma produção de qualidade. E a RedaWeb pode te ajudar! Entre em contato pelo site ou ligue para 0800 750 5564 para conhecer o plano que mais se encaixa no seu negócio!

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