Leads: entenda a sua importância para a empresa

O que são, como prospectar e quais impactos esse tipo de cliente digital traz ao seu negócio? Conheça mais sobre essa importante forma de angariar clientes no ambiente digital.

Os leads se destacam com uma das principais formas de conversão de vendas no ambiente digital. Empresas que buscam divulgar seu produto e/ou serviço através de seus sites, redes sociais e aplicativos precisam mais do que apenas garantir que o cliente chegue até a sua marca: mas, que se relacione com ela.

Basicamente, o lead é uma pessoa física e oferece canais de você chegar até ele em troca de um conteúdo especializado, como blogs empresariais, e-books, newsletter, entre outros. Para entender a importância dos leads para a empresa, vamos apontar as características desse conceito, como se dá a relação e os benefícios que eles trazem ao negócio.


Lead x visitante 

O primeiro ponto que precisamos frisar é a diferença entre o visitante comum que acessa o seu site e o lead, para entendermos a importância do segundo em relação ao primeiro. O visitante basicamente é aquele usuário que chegou até o seu site por um motivo ou razão específico, mas que sua empresa não tem como mensurar quem é ou o que deseja.

Já o lead é um visitante personalizado: em troca de algo que você tem a oferecer, ele te dará dados e formas de entrar em contato, permitindo que a empresa saiba qual produto ou conteúdo ele deseja interagir, trazendo uma abordagem qualificada e uma comunicação direta com esse cliente.

Resumindo, os visitantes poderão até se tornar clientes, mas o farão de forma autônoma. Por outro lado, os leads têm a capacidade de serem direcionados através da estratégia de marketing digital adotada pelo seu negócio. Isso permite não só a análise do perfil do lead, mas também qual tipo de conteúdo é mais relevante para o seu público-alvo.


A importância dos leads para a empresa

Na sequência, precisamos entender porque esse tipo de cliente qualificado é fundamental para o negócio. Os tópicos abaixo nos auxiliam nessa compreensão:

  1. Os leads geram mais vendas para a empresa que outros tipos de visitas, pois o conteúdo repassado para ele através de um canal de comunicação, como o e-mail, é qualificado;
  2. Determina quais conteúdos são mais atrativos para o público que decide se cadastrar no seu site, permitindo direcionar as ações para artigos, notícias e e-books sobre determinado assunto;
  3. A fidelização de clientes é orgânica, ou seja, através de uma iniciativa tomada pelo lead e não por campanhas incisivas que chegam até o público – como a prática de compras de mailing, que em determinados casos é considerada crime;
  4. Impacta diretamente na estratégia comercial da empresa que, através dos leads, pode segmentar a atuação dos seus departamentos de marketing para a geração de mais leads.

Dessa forma, a importância dos leads para a empresa é fidelizar um público que está interessado no que você tem a oferecer nas plataformas digitais. Contudo, não basta apenas conquistar um lead: ele precisa ser qualificado, gerando conversões acima do que apenas cadastros sazonais e que não possam ser transformadas em vendas.


O lead qualificado

Como descrito até aqui, o lead é uma importantíssima forma digital de angariar clientes. Sobretudo, é preciso fazer com que os visitantes que chegaram e se cadastraram no seu site sejam qualificados. E, o que isso significa? Elencamos as características, abaixo, desse tipo de lead:

  • Os leads qualificados são aqueles que querem mais do que apenas o conteúdo ou material que você tem a oferecer: buscam que sua empresa resolva um problema que eles anseiam ou uma solução que o seu negócio tem a oferecer;
  • Em relação ao SEO (Search Engine Optimization), ou seja, a otimização das ferramentas de busca, os leads qualificados dão mais autoridade ao seu site, referenciando-os nas principais palavras-chaves e marcando o conteúdo como relevante;
  • É o principal público do fundo do funil de vendas que, em outras palavras, é onde você apresenta seu produto com uma possibilidade de conversão de vendas altíssima em relação a outros conteúdos.

Destaca-se que a geração de leads comuns também é essencial para a presença digital da sua marca. Mas, grande parte de suas conversões estará justamente nos qualificados – e é onde o seu departamento comercial precisa agir para aproveitar a oportunidade.


Benefícios dos leads

Vamos destacar qual é o impacto de produzir conteúdo de qualidade para o seu site, rede social ou aplicativo. A importância dos leads para as empresas é muito mais que a simples venda: é interação, confiança, autoridade, menores custos e definição de estratégias. As principais vantagens são:

  • Diminuem-se os valores para prospectar clientes através dos leads, pois parte dos esforços do marketing digital da empresa estará voltada à conteúdos específicos para quem se cadastrou na sua plataforma;
  • Os dados podem ser integrados ao CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente), pois os leads geram informações preciosas sobre quem está interagindo com a empresa;
  • Muitos empreendimentos ainda não adotam estratégias de marketing digital, contribuindo para que os negócios ‘minerem’ potenciais clientes na internet em relação à concorrência;
  • É a principal forma de angariar consumidores dentro do ambiente digital, muito acima de estratégias como o e-mail marketing, identidade e arte visual nas redes sociais ou até mesmo promoções feitas dentro do próprio site.
  • E, claro, o principal: aumenta suas vendas de maneira orgânica, fidelizando um público que fará de forma gratuita a publicidade da sua empresa para outras pessoas quando o conteúdo é qualificado, através de compartilhamentos, comentários e cadastro na sua plataforma de leads.


Invista no marketing digital 

Entendendo todos os pormenores e a importância dos leads para empresas vale destacar que esse tipo de ação digital não deve ser entendido como um gasto, mas um investimento na prospecção de clientes e autoridade da marca, em relação ao seu nicho de mercado.

Hoje, mais empresas vêm adotando blogs e conteúdos especializados para seus clientes, gerando ótimos leads e utilizando essa ferramenta como diferencial competitivo. Em relação aos gastos com publicidade física, por exemplo, o marketing de conteúdo hoje já se faz presente em dois a cada três negócios brasileiros no ambiente digital.

Por isso, a importância dos leads para as empresas é um fato consolidado e que só deve aumentar com cada vez mais negócios apostando em conteúdos e materiais de qualidade, principalmente pela acessibilidade que a tecnologia trouxe – hoje, são 116 milhões de brasileiros conectados à internet segundo dados do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Geografia (IBGE).


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