Link building: o que é?

O link building não possui uma definição formal e, mesmo assim, é uma das coisas fundamentais para o SEO. É através dele que você ganha autoridade na web e pode ser melhor ranqueado pelas ferramentas de busca. Neste curto artigo você irá aprender o que é e como implementá-lo na sua estratégia de marketing digital.


O que é link building?

Imagine o seguinte, quando alguém conta uma história ou um fato, a primeira coisa que deveríamos fazer é consultar a fonte, ir atrás da informação e seguir esses caminhos até ter certeza de que aquilo é verdade. Os caminhos são os links, e a estratégia de link building é fazer com que todos eles levem ao seu site. 

De maneira mais técnica, o link building é o conjunto de esforços e ferramentas para conseguir mais links que direcionam o visitante ao seu domínio.

Esse já não é mais o único fator que as ferramentas de busca consideram na hora de elaborar a lista de resultados orgânicos, mas ainda é muito importante. Quanto mais pessoas, sites, blogs ou páginas comentam sobre sua empresa e colocam seus links no conteúdo, provavelmente, maior é a sua relevância dentro do mercado ou de um setor. 

Os links mostram às ferramentas de busca que há um conteúdo de qualidade relevante e popular, então, a sua página ganha autoridade.


Como o link building é avaliado

Os algoritmos são as ferramentas do sistema de busca que avaliam diversos parâmetros de uma só vez e, assim, encontram os melhores sites, com melhores conteúdos, mais relevantes e populares. O link building é avaliado de acordo com alguns critérios:

  • Conteúdo;
  • Contexto;
  • Tipo;


Conteúdo

Se for de qualidade, as chances de o próprio público divulgar o conteúdo são maiores. Esse é um dos pontos mais importantes para entender o papel do link building. Se não gerar valor ao leitor, dificilmente o seu site será citado ou usado como uma referência ao debater certos temas pertinentes ao nicho de atuação.

Um conteúdo com qualidade SEO é aquele que informa, educa e instrui o visitante, fazendo com que ele se engaje com a sua empresa, de maneira que feche negócios, ou ao menos se torne um lead qualificado a avançar no funil de vendas.


Contexto

Não basta incluir links na página sem critérios, muitas vezes isso pode até prejudicar o seu desempenho. Bons links são aqueles que estão intimamente ligados ao conteúdo, nos quais o texto âncora é uma palavra-chave, por exemplo. É necessário desenvolver todo o conteúdo em torno dos links, pois eles são partes complementares da mesma estratégia.

Encher uma página com diversos links fará com que as ferramentas de busca até mesmo desqualifiquem o seu site, uma vez que a autoridade que você está recebendo é compartilhada com vários outros sites. Mas também não adianta focar em um só domínio, é necessário que o link building aconteça por todos os caminhos, vindos do próprio site, blog, página em redes sociais ou até páginas pessoais de consumidores.


Tipos

Não basta o link estar inserido em um conteúdo de ótima qualidade se ele não pode ser indexado pelo buscador. Indexar é como um rastreamento, o Google, por exemplo, indexa as páginas e rastreia a conexão entre elas, montando uma espécie de mapa de relevância. 

Elementos em flash e alguns widgets podem não permitir que isso ocorra, sendo apenas um link desperdiçado, da mesma forma que o código HTML pode ser alterado para que a autoridade do domínio não seja transferida à página que o link está guiando.

Caso os links não fossem classificados de acordo com o seu valor e qualidade, as ferramentas de busca seriam muito diferentes das que conhecemos. Talvez até não fossem tão úteis. Se a quantidade de links fosse o único parâmetro para definir a autoridade de uma página, aquela que possuísse mais recursos seria a mais bem ranqueada, uma vez que poderia contar com ferramentas que geram links automáticos. 

Felizmente, essa não é a nossa realidade, e é por isso que os primeiros resultados do ranking orgânico geralmente são os mais úteis, eles realmente possuem autoridade.


Como implementar o link building

Defina as suas metas. Assim você saberá as melhores maneiras de conseguir links e como inseri-los no conteúdo. A maneira mais eficiente é através da inclusão no texto, mas há outras, como alt tags em imagens e vídeos.

Encontre páginas relevantes para o seu negócio, que podem contribuir para o seu crescimento. Há diversos blogs direcionados à divulgação de empresas, pesquise e disponibilize conteúdo nesses domínios, adquirindo ainda mais autoridade na página da sua companhia.

Mantenha o leitor na sua página. Possuir links que direcionam para outras páginas é importante para o seu conteúdo, pois mostra às ferramentas de busca que o texto é pautado em fontes confiáveis, mas não exagere. Muitos links podem mandar o leitor embora e, se você pretende fechar negócio, isso é exatamente o que não deve acontecer.

Faça links internos coerentes. Se o seu domínio possui um blog, sempre acrescente um anchor que direcione à postagem anterior, entregando mais e mais conteúdo. Atente-se à coerência das ideias. Caso o seu blog seja sobre cirurgia plástica, por exemplo, direcionar o visitante a um site de estofados, além de perder a confiança do leitor, perderá pontos no ranking. 

Depois que a estratégia foi implementada, é necessário ficar de olho nas métricas. São elas que dizem se a campanha está surtindo efeito ou não. A contagem de backlinks é um dos dados mais importantes, pois ele diz quantos links estão redirecionando para uma página específica ou todo o domínio. Com as métricas é possível encontrar os pontos fracos, utilizar ferramentas para otimizar a página e conseguir ser melhor ranqueado.

O passo mais importante para o link building é desenvolver um conteúdo de alta qualidade. O boca a boca continua sendo a melhor maneira de divulgar a sua marca e na internet isso acontece através dos links. Se a sua página agrega valor ao usuário, ele irá compartilhá-la. Você tem nas mãos uma oportunidade de propaganda espontânea. 


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