Blog Long Tail: o que é?

Long Tail: o que é?

Long Tail: o que é?

Dentro das estratégias para conquistar um bom ranqueamento nos buscadores, está o SEO e o uso de palavras-chave. O detalhe é que para conseguir estar na primeira página – e ser visto por seus clientes em potencial, é preciso focar em palavras-chave long tail.

E o que exatamente seria este termo? Neste texto, será abordado sobre este assunto que é muito importante para as estratégias no marketing digital e ajuda a estar bem posicionado nas buscas – e consequentemente encontrado mais facilmente pelo seu público-alvo.


O que é e qual a função da long tail

A long tail é uma palavra-chave que ajuda a ranquear melhor no campo de busca do Google e de outros buscadores, pois, melhora o segmento de procura na hora da pesquisa. É mais específico e geralmente mais longo, vem do termo “cauda longa”. A ideia é tornar a pesquisa mais específica.

O termo foi desenvolvido pelo físico Chris Anderson, autor do livro “A Cauda Longa - Do mercado de massa para o mercado de nicho”. Mas antes, ele escreveu um artigo em 2004 para a revista “Wired”, com o qual ele ficou bem conhecido e decidiu criar o livro para contar melhor esse conceito e ensinar a cada passo essas estratégias do long tail. 

Ele mostrou como usar essa estratégia para melhoria de seus negócios e ressaltou a facilidade que as pessoas têm hoje em dia, e a rapidez que eles dispõem para realizar uma pesquisa mais qualificada, pois quanto menos tempo perderem na busca, melhor será o resultado. 

Quando o consumidor precisa fazer uma pesquisa sobre alguma coisa que queira comprar por exemplo, uma roupa, raramente ele vai usar o termo que chamamos de “head tail”. Seu objetivo sempre será encontrar algo específico. 

 

Exemplo de Head e Long Tail

Para tornar o entendimento mais fácil, aqui está um exemplo do uso de long tail, que deriva de uma head tail:

  • Head Tail: Roupa 
  • Long Tail: Onde comprar roupa em SP; Roupa para festas de aniversário; Roupa para crianças; Roupa para casamento; Lojas de roupas em SP; Lojas com roupas na promoção.

Quando usamos uma palavra-chave mais específica, é muito mais fácil o consumidor encontrar o que deseja mais rápido e no lugar certo. Ao invés de usar apenas a palavra “roupa”, que é mais genérica. O que significa dizer que a long tail é um termo mais específico, que pode, muitas vezes, estar diretamente ligado à sua empresa.

 

Long tail e SEO

Saber usar as palavras-chave é essencial para o que o SEO do site seja melhor e entregue o conteúdo certo de forma mais rápida e fácil para o consumidor. 

É comum na hora de elaborar o texto, não saber usar as palavras corretas, por isso é necessário entender bem o que consumidor fala e como ele interage. Só assim é possível fazer com que essas palavras sejam ranqueadas corretamente. 

Outro fator também é usar as palavras com sinônimos, quanto mais completo mais o site será visto e encontrado nas pesquisas seja ela no Google ou qualquer outro site de buscas.

Para a empresa obter melhores resultados em conversão, precisa alinhar as suas palavras-chave e usar o Keyword Planner, uma ferramenta do Google Ads. Existem outras ferramentas que também ajudam a definir as Keywords, mostrando inclusive aquelas que são mais procuradas pelos usuários.

Utilizando essas ferramentas, é possível definir as melhores long tail e, ainda, fazer o uso de sinônimos. 

 

Entenda seu público antes de definir a long tail

Para saber o seu nicho correto, é necessário fazer diversas pesquisas antes e ter um planejamento por trás para traçar o público que quer atingir, assim fica mais fácil utilizar as palavras-chaves certas. Fazer uma boa pesquisa de persona, por exemplo, o que ela gosta, o perfil de compra e o que ela faz é uma boa opção.

A utilização da cauda longa, é importante principalmente no e-commerce, quando a pessoa pesquisa determinado produto. Por exemplo, se ela deseja comprar um celular, geralmente já tem um de sua preferência e, com isso, vai buscar palavras mais específicas, trazendo a marca ou especificações de modelo. 

Importante: você deve saber a missão e o objetivo da empresa para usar a seu favor mostrando seu diferencial. As palavras-chave usadas corretamente, podem trazer grandes leads para o seu negócio. 

 

Quanto mais específico, melhor

Hoje em dia o mercado exige muito mais, e as pessoas estão cada vez mais conectadas com o mundo virtual. Então, ter uma ótima estratégia pode ajudar a aumentar ainda mais as suas vendas. 

Será necessário dedicar um tempo para não sair no prejuízo com resultados que não levarão a nada. Pode levar meses até conseguir um bom resultado, e até empresas que estão há anos no mercado sofrem quedas. 

Então, atente-se ao que as pessoas estão falando – especialmente ao que o seu público-alvo fala – pois eles estão sempre em busca de mais informações na internet. 

Se a sua uma marca já está na mídia, reforce-a nas mídias digitais. Um exemplo é o batom da jogadora Marta, que chamou a atenção das pessoas. Após o jogo houve um aumento das pesquisas sobre ele. O mesmo acontece em algumas novelas também, quando uma atriz ou ator usa determinado produto, e a ação acaba gerando pesquisas online. Se você trabalha com esse produto, pode usar uma palavra-chave ligada a esse tema.

Não se esqueça de sempre acompanhar os relatórios, pois neles encontrará onde está acertando ou errando. Esses relatórios, fazem parte da estratégia com o uso da Long Tail, por trazerem detalhes das pesquisas do consumidor. Com o tempo, o seu negócio vai tomando rumo, e você saberá as melhores palavras-chave para atrair a atenção dos seus clientes. 

 

Conclusão

É certo afirmar que, no marketing digital, utilizar o Long Tail, converte mais do que apenas usar head tail. Esta última não segmenta tanto e a sua abrangência é minúscula em comparação ao uso da long tail. 

Quanto mais você segmentar o seu texto, melhores resultados vai obter. Já se usar palavras genéricas, não alcançará o seu nicho certo para a compra – e pode ficar difícil alcançar a primeira página dos buscadores. 

Pesquise cada palavra e como as pessoas falam, entenda bem a sua persona e trabalhe-a muito bem. A long tail poderá ser muito útil para trazer novos clientes para sua empresa.

E já que estamos falando do uso de palavras-chave, você percebeu a importância de trazer um bom conteúdo para seus clientes? Caso queira assinar um plano de produção de conteúdo ligue para a RedaWeb no 0800 750 5564 ou acesse o nosso site.


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