Marketing de busca: uma ferramenta para todas as empresas

O Marketing de Busca é um importante aliado ao marketing digital, e não ter o conhecimento dele poderá ocasionar em muitas oportunidades perdidas, além de pouca exposição da sua marca nas ferramentas de buscas na web.

Seja um serviço ou produto oferecido, quase todas as compras se iniciam após uma pesquisa na web, o que torna o investimento em ferramentas de buscas cada vez mais presente no dia a dia das pequenas e grandes empresas, afinal, ninguém quer perder vendas e clientes.


O que é o Marketing de Busca?

O Marketing de Busca é conhecido como Search Engine Marketing, o SEM, uma ferramenta que procura desenvolver formatos de divulgação e estratégias nas buscas na web, como por exemplo no Yahoo, no Bing e no Google, a mais famosa ferramenta de busca.

Outros sites que podem ser incluídos, mas apenas em casos de vendas no comércio eletrônico, são os anúncios para compradores, como o Google Shopping, Buscapé e outros do segmento.

Sendo assim, o Marketing de Busca objetiva sempre gerar mais tráfego ao site da empresa, sempre através da exposição da marca e atraindo um público cada vez maior.

Não saber sobre o Marketing de Busca é o mesmo que desperdiçar oportunidades para a sua empresa, deixando de aumentar o alcance da sua marca em uma situação em que o cliente está à procura do produto e, na maioria das vezes, já vai fechar a compra de acordo com o que encontrar nas buscas.


Como fazer o Marketing de Busca?

Para um bom Marketing de Busca, duas etapas são bem importantes, sendo o Search Engine Optimization, conhecido popularmente como SEO, e também os links patrocinados.

  • SEO: o Search Engine Optimization é uma ferramenta de otimização voltada aos mecanismos de buscas, como por exemplo, o Google, que inclui diversas técnicas para configurar as páginas da web, buscando sempre alcançar a primeira página das buscas e com isso aumentar o tráfego. Essa atividade é completamente importante aos portais e, aliada a outras técnicas, como um conteúdo de qualidade, pode render bons frutos a médio prazo, aumentando as suas visitas e vendas.
  • Links patrocinados: muitas vezes estamos navegando na internet e do nada aparecem links de produtos no quais pesquisamos recentemente sobre, o que desperta a nossa curiosidade e faz clicar no anúncio, muitas vezes sendo até finalizada uma compra. Esses são os chamados links patrocinados, que são sempre identificados como mídia paga, para que o usuário sempre saiba que é uma campanha de publicidade.

O investimento nas duas ferramentas é completamente válido e se dá sempre por meio das palavras-chave de busca, contando com um sistema em que várias empresas vão buscar anunciar, e sendo assim, como em um leilão, a empresa decide o valor a ser investido e ele irá corresponder ao público que será alcançado, especialmente no caso dos links patrocinados.


A PageRank

Com um bom Marketing de Busca, elaborando as estratégias corretas, um bom SEO e links patrocinados, as empresas vão conquistar um lugar nas principais PangeRank da internet.

Quando uma pessoa se interessa por algum serviço ou produto, é natural que procure por sites de buscas e faça uma rápida pesquisa sobre o assunto, utilizando uma simples palavra-chave ou até mesmo uma frase. Com o resultado de busca encontrando milhares de sites, na grande maioria dos casos, o leitor clica e acessa os conteúdos da primeira página, indo raramente até as outras.

Essa primeira página é a chamada PageRank, um lugar bem concorrido na web por atrair bastante visita orgânica no site e aumentar as chances de fechar um novo cliente, seja com vendas ou serviços prestados.

O que determina quem ficará nesta posição da primeira página é todo um sistema automatizado, que se baseia na posição do site de acordo com a pesquisa do leitor, como por exemplo, quais os portais que têm o assunto mais relevante e os que são mais ricos em informações, além de também, os portais mais confiáveis, tudo julgado por esse ranking.

Com essa avaliação, todos os artigos e portais que forem bem avaliados, sendo julgados como de qualidade e que atendam a pesquisa feita, vão ocupar as primeiras posições nos resultados, e terão maior chance de receber o acesso.

Com essa luta pelas posições, a PageRank fica disputada e faz com que os portais busquem sempre se aperfeiçoar, desbancando os principais concorrentes e buscando deixar o máximo de conteúdos possíveis nas primeiras páginas.


Além das técnicas e estratégias, o que um site precisa ter?

Para que alcance uma boa pontuação e com isso consiga um lugar na primeira página das buscas e atraia sempre visitantes orgânicos, um site precisa ser sempre bem elaborado, contando com um carregamento de página sem travamentos, rápido, além de, claro, um conteúdo com relevância e qualidade, 100% único.

Unindo esses pontos às técnicas de SEO, links patrocinados e uma boa elaboração de Marketing de Busca, o seu site será sempre bem visto, com a marca sendo exposta e atrairá cada vez mais clientes interessados em seus serviços e produtos.


Tráfego orgânico

Todos os donos de sites, blogs e portais em gerais buscam sempre aumentar o seu fluxo de visitas, por ele ter um papel importante em seu lucro, com vendas de produtos e serviços. Esses acessos são os chamados tráfegos, porém, existem dois tipos.

  • Tráfego orgânico: o tráfego orgânico é o acesso ao site de forma natural, com o leitor entrando diretamente no seu site, colocando o link no navegador, ou clicando em um texto nos sites de buscas, desde que não seja pago.
  • Tráfego pago: é uma estratégia utilizada na qual o dono do portal paga pelo clique, como em um anúncio, o qual fica visível durante um tempo determinado, de acordo com o valor pago.

Em resumo, quanto mais visitas em um site, melhor. E tudo pode ser ainda mais positivo se for de graça, sem precisar “comprar” o acesso. Para tudo isso, é importante que todas as tarefas citadas no texto sejam realizadas com sabedoria e corretamente, para que assim mantenha um bom posicionamento nos portais de buscas e tenha cada vez mais tráfego orgânico em seu site.


Quem pode me ajudar com um bom Marketing de Busca?

Procura ajuda para realizar um bom Marketing de Busca? A RedaWeb pode te ajudar, já que é uma empresa com ampla experiência no segmento e poderá contribuir muito para o crescimento do seu negócio.

Acesse o site da empresa ou, se preferir, entre em contato pelo número 0800 750 5564. Assine um plano de produção de conteúdo e alavanque o seu negócio, gerando muitas mais visitas e, como consequência, as vendas e o lucro.