Marketing de conteúdo é muito eficiente nos resultados, apontam pesquisas

As estratégias empregadas pelo marketing de conteúdo representam um método muito eficiente para impulsionar os resultados de qualquer empreendimento que decide realizar este tipo de investimento. 

Por meio da publicação de conteúdos autorais e exclusivos nos portais, blogs e sites das empresas, é possível ganhar o interesse do público pelo produto ou serviço que o negócio está oferecendo. 

O mesmo vale para os compartilhamentos em redes sociais: através da criação de conteúdos direcionados e específicos sobre os assuntos que se relacionam direta ou indiretamente com os produtos/serviços colocados à venda, torna-se mais fácil promover um engajamento satisfatório de seu público-alvo, o aumento das taxas de conversão de leads e a fidelização de clientes.

Você tem conhecimento em relação a todos os resultados positivos que a adoção de estratégias de marketing de conteúdo pode proporcionar para o desempenho das empresas? 

Nos tópicos a seguir, apresentaremos em mais detalhes quais são estas vantagens e como elas contribuem para uma presença digital firme da marca e para um número ainda maior de conversões e vendas. Acompanhe a leitura e confira!


Impulsionamento das taxas de conversão de leads

O marketing de conteúdo é uma das principais ferramentas implementadas para marcar a presença digital das empresas devido ao fato de, entre outras vantagens, ele ser muito eficiente em impulsionar as taxas de conversão de leads. 

Ou seja, por meio destes artigos autorais, as chances de que os prováveis consumidores realizem de fato a compra são significativamente incrementadas. O cliente em potencial, ao entrar em contato com texto ao qual se interessa e que é relevante para ele, passa a criar um vínculo mais próximo com a marca, o que contribui positivamente para a sua decisão de adquirir o produto ou serviço.

Pode acontecer de os resultados não acontecerem de um dia para o outro, no entanto, com o investimento em marketing de conteúdo, os efeitos positivos chegam a longo prazo, pois isto representa um processo de construção da identidade da marca e de consolidação da presença digital da empresa.


Publicação de conteúdos exclusivos e maior tempo dos visitantes no site

Como citamos no começo do texto, a adoção do recurso do marketing de conteúdo é uma estratégia que oferece redações e artigos criados de forma autoral pelos profissionais que atuam nesta área, os quais são jornalistas e publicitários em boa parte dos casos. 

Quanto maior for a quantidade de conteúdos autorais e originais publicados no site e/ou blog de sua empresa, maiores são as probabilidades de os visitantes conseguirem acessá-la principalmente por meio dos importantes e amplamente utilizados mecanismos de buscas da internet.

Isso se dá pelo fato de os textos produzidos sob o prisma do marketing de conteúdo terem palavras-chave específicas sobre aquele tema. Ao redigir o artigo, o redator se atenta ao uso destas palavras-chave na quantidade e da maneira adequada para garantir que o conteúdo seja bem ranqueado e posicionado nos diferentes mecanismos de busca, como o Google.

Por conseguinte, para além da questão da quantidade de textos publicados pelo site de sua empresa, é muito importante que os mesmos tenham a qualidade necessária. 

Textos bem elaborados dentro dos parâmetros de palavras-chave e das regras SEO (Search Engine Optimization) têm chances significativamente maiores de serem encontrados pelo público-alvo.

Por meio da leitura destes conteúdos originais publicados no site da loja, o tempo que os leads passam navegando no site é significativamente maior. 

Ou seja, investir em ferramentas de marketing de conteúdo significa fazer com que os clientes passem períodos mais longos em contato com a sua marca, aumentando a chance de que se interessem pelo produto/serviço que a empresa comercializa.

Nestes textos, na maior parte dos casos, são utilizados os chamados “call to action”, que são frases pensadas para provocar uma ação do consumidor que está tendo acesso ao conteúdo. Este é um recurso que contribui para chamar a atenção e para o consequente aumento de engajamento dos leads.

 

Presença digital consolidada da marca

Outro grande resultado positivo trazido pela adoção dos recursos oferecidos de marketing de conteúdo é que o branding, ou seja, a gestão da marca de sua empresa torna-se muito mais consolidada e eficiente. 

Isto ocorre pelo motivo de que a percepção da empresa se transforma perante o olhar do público-alvo quando o site oferece textos e artigos originais. A sua loja passa a proporcionar uma linguagem e um conteúdo direcionado, que faz sentido e gera significado para a pessoa que está entrando em contato com a sua marca.

Além desta maior consolidação, um grande benefício que a sua empresa tem com a implantação dos conteúdos é o próprio tráfego aumentado no site. Com mais pessoas acessando o seu ambiente virtual de vendas, torna-se mais dinâmico o processo de envolvimento com o cliente.

É possível, a partir deste tráfego de usuário, desenvolver métricas e aprofundar os conhecimentos sobre o público que tem acesso à sua loja. Com estes dados em mãos, as estratégias de marketing de conteúdo se tornam cada vez mais apuradas e assertivas, o que leva, naturalmente, a resultados ainda mais satisfatórios.

De acordo com dados de pesquisas e estudos de diversos especialistas na área de marketing, quanto mais engajado um público se torna com a empresa que está vendendo o produto ou serviço, automaticamente, mais o potencial de compras é incrementado. 

Além disso, os usuários envolvidos com a marca acabam ajudando na divulgação de maneira indireta, pois eles estarão fidelizados com os valores e/ou propósitos da sua marca. O conteúdo é peça essencial neste processo de conquista. A partir de um maior envolvimento, os resultados de vendas se tornam mais rentáveis para a empresa.

Conforme citamos acima, a adoção de estratégias voltadas para o marketing de conteúdo também proporciona a vantagem de melhorar substancialmente as posições do site de sua empresa nos mecanismos de busca. Isso se dá pelo uso correto das palavras-chave por parte dos redatores, além de outras táticas utilizadas dentro do escopo do SEO para otimizar os resultados neste sentido.

Com um melhor ranqueamento do blog, o alcance da sua empresa aumenta e isso significa que cada vez mais pessoas terão acesso à marca e à possibilidade de se identificar com os conteúdos, com os seus propósitos/valores e, é claro, com os produtos e/ou serviços oferecidos nos ambientes virtuais.

Além de utilizar o marketing de conteúdo para melhorar o ranqueamento em sites de buscas, é possível também compartilhar os textos e demais produções originais em todas as redes sociais da empresa.

As plataformas das redes sociais representam mais uma ferramenta poderosa que assegura um maior alcance e engajamento para o seu negócio. Com isso, o conteúdo é melhor distribuído e os leads podem ter acesso à loja através de uma variedade de outros meios.

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